Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Equipe de Tropa de Elite 2 chega a Berlim com status de grandes estrelas

Foto: AP Photo
Depois de fazer história no Brasil e passar no Festival de Sundance (EUA), chegou a vez de Tropa de Elite 2 fazer sua história em terras europeias. Para isso, nada melhor do que começar no Festival de Berlim, onde a primeira parte da história do Capitão Nascimento e cia antingiu seu ápice, levando o Urso de Ouro, prêmio máximo do festival, em 2008.

Recebidos com aura de estrelas em território alemão, o diretor José Padilha e os atores Wagner Moura e Maria Ribeiro concederam sua primeira coletiva de imprensa no salão do Grand Hyatt Hotel, onde só os convidados mais importantes do festival concedem suas entrevistas.

Sem papas na língua, os três falaram sobre a experiência de realizar a maior bilheteria e público do cinema brasileiro, sobre a situação política do Brasil e sobre a carreira internacional do filme.

Padilha agradeceu por ser recebido em Berlim pela terceira vez – a primeira foi em 2008 com o primeiro Tropa e a segunda em 2009 com Garapa – e sua relação com a cidade: “Berlim é muito importante para a minha carreira e mostrar Tropa de Elite 2 aqui é especial, porque este é um festival voltado especialmente para o público e como o berlinense já assistiu o primeiro, pode entender melhor o conjunto dos filmes. Estou ansioso para saber como o filme será recebido hoje à noite”, disse ele, referindo-se à sessão de gala que o filme ganhará, na noite desta sexta-feira, em Friedrichstadtpalast, cujos ingressos já estão esgotados.

Padilha falou também sobre a distribuição do longa no exterior e sobre o modelo de distribuição no Brasil: “Já assinamos com distribuidoras da Alemanha, França e Inglaterra e estamos analisando propostas que recebemos para distribuir o filme nos EUA. Estou feliz que Tropa 2 terá uma distribuição internacional ainda maior que o primeiro. Isso mostra que o êxito não será só o de ter sido maior no Brasil, mas possivelmente também será maior no exterior”.

Foto: AP Photo
Perguntado sobre sua relação com o governo brasileiro e sobre possíveis projetos para mudar as leis de fomento à produção e distribuição no Brasil, Padilha foi enfático: “Não tenho nenhuma relação com o governo brasileiro e não tenho intenção de mudar as leis de cultura estabelecidas; o que intenciono é desenvolver uma forma de distribuir os nossos filmes sem que o lucro das bilheterias fique concentrado nas mãos das majors estrangeiras. Quem assume a maior parte dos gastos com produção no Brasil somos nós, então, nada mais justo do que nós também ficarmos com a parte dos lucros”. “Com a distribuição independente deste filme provamos que isso é possível e um movimento entre alguns cineastas brasileiros está sendo feito, para que a continuidade deste processo seja dada”, contou ele.

Wagner Moura relatou que ficou espantado com a recepção do público ao seu personagem: “Os brasileiros começaram a ter o Capitão Nascimento como um herói nacional e isso é chocante para mim, porque ele não é, de maneira nenhuma, um herói. Ele mata, tortura”.

Também falando sobre o fascínio que o protagonista exerce no público, Maria Ribeiro contou: “Minhas amigas diziam que achavam um absurdo eu ter me divorciado do Nascimento, mas é claro que isso é porque elas gostam do Wagner, porque o personagem sempre foi um péssimo marido”. “Neste segundo filme, minha personagem amadureceu muito e passou a enxergar a situação por uma perspectiva diferente. No primeiro, ela era alienada, mas agora ela já se preocupa com o que acontece na sociedade, pois quer que o filho viva num lugar melhor”, constata a atriz.

Perguntado se achava que o governo Lula havia falhado em sua proposta inicial de combate à corrupção, Padilha opinou: “Com certeza, levando-se em consideração este prisma, o governo Lula foi extremamente fracassado. Foi um governo que decepcionou em diversas questões, mas também acertou em outras”. “Acho imperdoável que Lula, uma pessoa que intenta ser humanista e defende a democracia, tenha apoiado Ahmadinejah (presidente iraniano), sendo que aquele exerce repressão em seu povo, torturou e matou. As pessoas às vezes o perdoam por achá-lo ignorante, mas ele tem conselheiros que entendem melhor do que ele e ele não poderia ter feito isso”, disse Padilha, sob aplausos tímidos de alguns repórteres.

Indagado sobre como seria uma terceira parte da obra, o diretor foi direto: “Não sei como seria uma Tropa de Elite 3, porque não tenho intenção de fazê-lo. Já disse o que tinha que dizer sobre estas questões no Brasil e agora quero falar sobre outros assuntos”.

5 comentários:

Anônimo disse...

Uma das poucas coisas das quais me orgulho no Brasil é esse filme, Tropa de Elite 2.

Unknown disse...

Fred,

Eu sinceramente acho que foi perfeita a produçao do Tropa de Elite 2 e acho que foi merecido o reconhecimento de todos la presentes.

Acesse meu blog de humor: www.seutoba.com.br

Flávio Torquato disse...

Também né, porque o Brasil não mandou esse filme pra concorrer ao oscar de Melhor filme estrangeiro?


365filmes1ano.blogspot.com

lucas serafim disse...

Uma das poucas coisas das quais me orgulho no Brasil é esse filme, Tropa de Elite 2.
[2]
----------------------------------------
realmente esse filme foi uma das coisas q eu mais me orgulhei nao por mostra as safadesas por traz dos crimes e sim por o filme ser totalmente nascional

obrigado ao elenco do filme.

Fred Burle disse...

Seutoba, não acho perfeita a produção, mas é realmente muito boa e merece todo o reconhecimento.

Flávio, o Brasil não mandou este filme porque ele simplesmente não foi inscrito para a seleção do MinC. Isso deve acontecer só neste ano.

Lucas, quando vi este filme, em meio a críticos gringos, tive este misto de sensações: orgulhoso por ser um excelente filme nacional, mas com vergonha por saber que a história não é totalmente ficção...

Abraços!

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias