Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Crítica: 127 Horas

Felizmente, a badalação em cima de Danny Boyle, depois do premiado e bem sucedido nas bilheterias “Quem Quer Ser um Milionário”, não o fez perder a lucidez. O diretor utilizou sua moral para viabilizar não um filme megalomaníaco ou pretensioso, mas uma nova obra com cara de independente, coerente com o restante de sua carreira.

127 Horas” é baseado na história real de Aron Ralston, montanhista que sofreu um acidente no Grand Canyon e ficou as tais 127 horas com o braço preso por uma rocha. Sozinho no desértico lugar, teve que arrumar soluções drásticas para conseguir sair de lá.

No filme, Aron é interpretado por James Franco (Homem-Aranha), que usou bem a força do personagem e entregou a melhor atuação de sua carreira, num filme difícil, no qual ele brilha sozinho quase que na totalidade dos 94 minutos.

O único “porém” é que, mesmo com tanto tempo para o ator se mostrar, a típica sequência modelada para Oscar precisou se fazer presente, na qual o personagem faz um talk show sobre si mesmo. Inclusão safada, com a óbvia pretensão de dar a deixa para o ator ter seu momento ensadecido e garantir uma vaguinha nas premiações da temporada.

Danny Boyle repete a parceria com o roteirista Simon Beaufoy, que constrói cautelosamente uma narrativa tensa e consegue inserir elementos atrativos numa história que, apesar de impressionante, poderia ser resumida em duas linhas. Ele usa a história do montanhista para refletir sobre o aproveitamento da vida, sobre o que poderia ser feito, mas não foi; e sobre o que Aron ainda gostaria de realizar, mas talvez não tivesse mais a chance de realizar, em decorrência de um único erro.

Isso fica claro pela montagem, recheada de pequenos flashbacks e projeções de desejos de Aron. Pensamentos que muitas vezes se misturam e são jogados numa tela dividida em três partes, numa profusão de imagens simultâneas.

Aproveitando de uma locação esplendorosa, a fotografia de Enrique Chediak (Besouro) e Anthony Dod Mantle (Quem Quer Ser Um Milionário) deita, rola e faz parecer fácil filmar entre fendas estreitas debaixo de um sol escaldante. A variedade dos planos e o primor das imagens é um deleite para os admiradores da boa técnica. Até a inserção de um merchandising descarado é feito de uma das maneiras mais pertinentes que o cinema já viu.

Não é esta a obraprima de Danny Boyle (este adjetivo ainda está nas mãos de “Trainspotting”), mas já é bom saber que o diretor mantém a excelência e a sobriedade. Menos mal.

Trailer:

(127 Hours, EUA/Inglaterra, 94 minutos, 2010)
Dir.: Danny Boyle
Com James Franco
Nota 7,5


8 comentários:

Sophia Lima disse...

Fred, eu fiquei super empolgada quando vi o trailer desse filme. Nunca fui fã do James Franco, sempre o achei "meninão" demais. Mas nesse filme ele mostrou do que é capaz. Achei a atuação simples e verdadeira. Ele se entregou totalmente ao filme. E a cena do talk show, eu achei simplesmente fantástica. É o ápice da atuação de James.
O filme é muito bom.

bjos

Fred Burle disse...

Sophia, se estiver afim de vê-lo ainda melhor, assista Howl. Mas só por isso, porque filme por filme, 127 Horas é bem melhor.
Bjo

Sarah disse...

Sobre 127 horas, a fotografia e realização estão muito boas, a banda sonora é um espectáculo, e claro está, na minha opinião, a interpretação de James Franco é de um brilhantismo inegável. Concordo com praticamente tudo o que disseste (:

Sarah
http://depoisdocinema.blogspot.com

mari louren disse...

Fred concordo com você em todas as linhas e palavras!!!
Gostei da sobriedade do diretor!!

Fred Burle disse...

Sarah, que bom. A trilha sonora é bem boa, mesmo.

Mari Louren, que bom que vocês têm concordado com a crítica.

Abraços

Karen disse...

Olá, Fred,
Quando saí do cinema após assistir o filme estava com uma sensação estranha da qual não consegui definir se gostei do filme, devido ao ambiente claustrofóbico que o filme retratou, depois de uma semana de reflexões percebi que gostei mais do filme do que imaginava... Sem dúvidas a atuação do James Franco foi incrível, a fotografia primorosa e a trilha sonora nem se fala, tirando a montagem do filme achei o mesmo muito bom e fico feliz por Day Boyle não ter perdido seu lado cult... Fred sem dúvida Trainspotting continuará sendo sua obra-prima da 7 arte...

Fred Burle disse...

Karen, aconteceu o mesmo comigo, mas depois de um mês o conceito abaixou. Continuo gostando bastante deste, mas não tenho vontade de revê-lo tão cedo. Trainspotting sim, preciso rever.
=)

Anônimo disse...

Cara, vc é louco???
Como um ótimo filme como 127 Horas só recebe 7,5???
Eu daria 8,5 ou 9,0.

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias