Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Berlim: "Life in a Day" é uma emocionante montagem de imagens do Youtube

A primeira coisa que as pessoas deviam fazer ao acordar era agradecer por estarem vivas e, por mais que durante o dia nada de novo aconteça, pensar sempre que a noite – ou um novo dia – pode vir e trazer algo bom.

É com esta mensagem, proferida por um menina de identidade, localização e tempo propositadamente ocultados, que Kevin Macdonald sintetiza a sua proposta com “Life in a Day”, exibido hoje no Festival de Berlim. É forte candidato a prêmio do público de melhor documentário, pela Mostra Panorama.

Através de uma parceria com o Youtube, Ridley Scott (aqui na função de produtor executivo) lançou uma campanha naquele canal, para que pessoas do mundo inteiro enviassem vídeos sobre o seu dia. Naquele único dia, foram enviados mais de 80 mil vídeos, que juntos totalizavam cerca de 4500 horas de captura, vindas de todos os cantos do mundo.

E foi assim, sem um roteiro na cabeça, que Macdonald extraiu o que havia de melhor naquele material. A responsabilidade de se fazer compreender ficou a cargo da montagem, que realizou um trabalho esplêndido e conferiu linearidade e compreensibilidade ao projeto que poderia descambar para a arte non-sense e enfadonha.

Em tempos de filmes sobre Facebook e Google, produzidos para contar os feitos de alguns poucos e distantes personagens, é uma surpresa assistir a um filme de Youtube e não sobre Youtube ou seu criador, que seja. Nele não se mostram pessoas distantes da realidade da maioria ou de perfis falsos, mas imagens das mais naturais sobre pessoas comuns.

Várias imagens seriam banais se fossem assistidas sozinhas, outras tantas possuem a magia do acaso, a beleza que vem no momento, mas é a junção de tudo isso é que dá sentido ao projeto. A criatividade e sinceridade daqueles que se “despiram” para as câmeras só foi possível através da ligação coerente entre elas. É o meio de expressar, fazer refletir e admirar a beleza da vida.

Assim como Koyaaniqatsi fazia um resumo da evolução na terra através de apenas imagens e trilha, Life In a Day também segue esta linha de evolução, mas não da humanidade e sim dos humanos. É a maravilha do nascer, crescer e morrer, representadas pelo que há de mais em comum em qualquer cultura: acordar, tomar café, almoçar, trabalhar, estudar, se divertir (ou não), fazer suas necessidades fisiológicas, dormir.

Fazem parte desta vida por um dia festejos, intimidades, tristeza e muita esperança. Minutos soltos que se transformam numa vida inteira, com direito a todo tipo de trilha sonora – triste ou alegre, sempre tocante.

Life in a Day” é um documentário fascinante. É emoção à flor da pele. Um sopro de alegria para quem acha que a vida anda triste.


1 comentários:

JRenan disse...

Acabei de assistir, achei maravilhoso, a trilha sonora é ótima, algumas cenas são tão simples mas cheias de sentimentos. Alguns devem ter achado meloso demais, na minha opinião é leve, você pode "entrar" no filme. O balanço sobre o riacho, o barco de papel, o nascimento... Parabéns a todos.

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias