Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Crítica: Enrolados (Tangled)

As raízes de “Enrolados” são expostas logo nos seus primeiros minutos, recheados de musiquinhas enjoadas, feitas para impregnar nos ouvidos das criancinhas e dos seus pobres pais: trata-se de mais um filme de princesa da Disney.

A bola da vez é Rapunzel, que apesar de ser protagonista de um dos mais famosos contos de fadas dos Irmãos Grimm e de já ter sido retratada inúmeras vezes no cinema (“Shrek”;Barbie Rapunzel”), nunca antes ganhara um filme-solo com tamanho investimento.

Após a abertura insossa, a animação entra nos eixos e a história, assim como as piadas, começam a funcionar. A desmoralização dos príncipes está presente, como em boa parte das novas versões de contos de fadas para o cinema. É um recurso batido, mas a verdade é que o príncipe Flynn é a grande graça de “Enrolados”, que possui lá seus outros personagens feito para divertir – como o camaleão da Rapunzel, mas que não chegam a decolar.

O filme é ambientado num mundo permeado por vikings e celtas, algo que lhe confere ainda mais charme. As sequências musicais de Rapunzel num pub viking e no vilarejo celta são encantadoras, enquanto que outra sequência, de lançamento de balões iluminados ao céu, é de uma beleza e romantismo ímpar, especialmente se vistos numa sala de cinema que possua tecnologia 3D.

O fato é que, depois de John Lasseter assumir as rédeas criativas na Disney, os filmes daquele estúdio voltaram a ter a qualidade de antigamente, ainda que seguindo uma linha um pouco diferente.

Enrolados” marca a estreia de Nathan Greno na direção de longametragens. Ele divide o cargo com Byron Howard, que antes dirigiu “Bolt”, uma das primeiras animações a serem lançadas em 3D, em 2008.

Esta Rapunzel da Disney dá sequência à tardia adequação das animações do estúdio ao formato CGI, mesmo que eles ainda utilizem partes do desenvolvimento das imagens em 2D. É também a continuação de uma boa sequência de filmes de princesa, iniciada com “Encantada” (2008) e “A Princesa e o Sapo” (2009).

O que vemos aqui é um longa divertidíssimo, de efeitos tridimensionais bem cuidados e visual deslumbrante. Nada como ter um John Lasseter como produtor mandachuva para salvar qualquer estúdio da decadência.

Trailer:

(Tangled, EUA, 100 minutos, 2010)
Dir.: Nathan Greno e Byron Howard
Nota 8,0

6 comentários:

Vanessa disse...

Assisti esse filme hoje em 3D e fiquei encantada com a cena dos balões! Concordo que o início é meio inssoso, mas depois o filme ganha graça! Eu gostei bastante!

Amanda Aouad disse...

A cena dos balões é pura magia mesmo. Estiquei a mão para tentar pegar um também, hehe. Fred, você foi feliz de não ter que assistir a versão com a dublagem de Luciano Huck, se já achou o início sem graça, imagine com a narração dele.

bjs

Fred Burle disse...

Parece que a cena dos balões começa a trilhar o caminho das cenas antológicas, pelo menos da Disney, meninas.

Amanda, que felicidade saber que me livrei desta! rsrs
Neste sentido, tenha dó de quem fica renegado a isso no Brasil.

Beijos pras duas!

Anônimo disse...

Não gostei da dublagem do Luciano Huck...

Leomar rodrigues disse...

Nimguem entende esse critica, ela positiva ou negativa? esse filme foi elogiado por todos os críticos meia boca de blogs, e claro pela critica oficial.

A pergunta vc gostou ou não gostou do filme?

Eu gostei.
E vc sabe que que ofilme é muito bom, Fred cara eu sou seu fan, mas vc tem que avaliar essa sua necessidade de ir contra a tudo.

Fred Burle disse...

Leomar, a crítica está aí para ressaltar os pontos positivos e os negativos. Dificilmente um filme é feito só de acertos ou só de erros. O papel do crítico é justamente observar ambos os lados. Mas eu uso a nota justamente pra isso: pra deixar claro o saldo do filme. Ou seja, se este filme tem nota 8, a minha avaliação final foi bastante positiva. Portanto, acho que não fui "contra tudo". Não é uma necessidade. É o meu papel aqui.
No mais, fico muitíssimo feliz em ler que você é meu fã. Muito obrigado, de verdade!

Grande abraço

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias