Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Crítica: Dzi Croquetes

Um país sem memória é um país sem cultura”. “Quem não conhece os seus, não conhece a si próprio”. Essas máximas podem soar como sermões, mas são verdades que devem ser ditas e pensadas. Os tempos de globalização e acesso a culturas de todos os cantos do mundo possibilitam a cada escolher que tipo de informação quer ter. Documentários como Dzi Croquettes trazem à tona histórias importantes para o Brasil – e quiçá para o mundo – que até então haviam caído no ostracismo ou mesmo em sua época nunca tiveram o devido reconhecimento.

Dzi Croquettes era um grupo teatral, criado em tempos de perseguição da arte na ditadura militar, cujas performances conseguiam sobreviver à censura, por possuir um tipo de crítica tão sutil e inteligente que os censores não detectavam a sua “ameaça” ao regime.

Constituído por treze homens que se travestiam de mulheres, o grupo revolucionou a forma de se fazer comédia no Brasil, assim como apresentavam números de dança e movimentos corporais incríveis. Inicialmente denominado de Família Dzi Croquettes, o grupo possuía membros desprovidos de qualquer preconceito e empregavam a liberdade total não só nos espetáculos, como também em seu estilo de vida. Cada um possuía um papel específico na “família”. Desta forma, existia ali “o pai”, “a mãe”, “as filhas”, “a tia” e por aí vai.

Os diretores Raphael Alvarez e Tatiana Issa (filha do último artista e entrar para a trupe) contam a trajetória do grupo através de uma apresentação inicial geral e depois em forma de capítulos, determinados pela história individual de um a um dos integrantes, concentrando o seu final nas conquistas deles. Um documentário muito bem executado, com começo, meio e fim bem definidos, mas que não chega a ser quadrado em momento algum. Raphael e Tatiana entregam o pacote completo: fazem barba, cabelo e bigode.

A história deste grupo é tão fascinante que 100 minutos são poucos para sacear a curiosidade sobre eles. Para quem já os conhecia, uma boa sensação de nostalgia. Para quem não os conhece, é uma sessão mágica, em que os horizontes se abrem e descobre-se mais um trecho da rica história da cultura brasileira, oculta nos meios de cultura massificados e bombardeio de culturas exteriores dominantes.

Uma sensacional pesquisa de imagens de arquivo resgata números inteiros da apresentações dos Dzi, assim como cenas que ilustram o contexto de opressão em que viveram. Além disso, as dezenas de depoimentos coletados para o longa não deixam a peteca cair, cujos entrevistados possuem lembranças ricas em detalhes sobre os retratados, reafirmando o quanto eles influenciaram a arte culta e popular no Brasil, desde a bossa nova até o teatro cômico atual.

Dzi Croquettes ganhou os prêmios de melhor filme no Festival Brasileiro de Miami e melhor documentário nos festivais do Rio e de São Paulo. Chega para preencher uma lacuna na cinegrafia brasileira. Uma história que ficção nenhuma conseguiria dimensionar.

Bobo daquele que diz que documentário não serve para nada.

Trailer:

(idem, Brasil, 100 minutos, 2009)
Dir.: Raphael Alvarez e Tatiana Issa
Nota 9,0

5 comentários:

Antonio de Castro disse...

documentário assim serve, sim!

ju disse...

é realmente um filme fantástico!

Fred Burle disse...

Antonio, independente do que seja "documentário assim", Dzi precisa e merece ser mais visto.

Ju, filme e história são fantásticas!

Abraços

Deise disse...

Eu tenho 49 anos e lembro bem do Lennie Dale. Achava-o um ser de outra dimensão, tinha um corpo privilegiado em movimentos e beleza! Ainda não vi o filme, mas vou assitir!

Fred Burle disse...

make up, imagino que para quem vivenceu a época do Lennie Dale e pode acompanhar seu trabalho, o filme deva ser ainda melhor. Espero que você consiga assistí-lo em breve.

Abs

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias