Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

domingo, 5 de dezembro de 2010

Vivendo o outro lado da moeda

Pode parecer estranho para alguns, mas para mim é ótimo ser crítico e produtor ao mesmo tempo. Enquanto dedico boa parte do meu tempo para escrever sobre os filmes dos outros, vez por outra me deparo com uma crítica de algum curta meu.

Acho fascinante como um filme, depois de finalizado e exibido, pode ser interpretado de diversas formas. Para mim, este é um dos grandes baratos da sétima arte.

Após o término do Festival de Brasília deste ano, onde um dos curtas que produzi foi exibido, me deparei com uma crítica deste meu curta, chamado “Procedimento Hassali ao Alcance do Seu Bolso”.

A crítica foi escrita pelo Ciro Inácio Marcondes, crítico e professor de História do Cinema da Faculdade IESB e da UnB. Sua compreensão do filme nem sempre é igual à que intencionávamos passar, ao fazê-lo. Mas isso não importa. O mais interessante é saber que, de alguma forma, despertamos reflexão em alguém, através do nosso trabalho. Nós, da equipe do filme, estamos bem felizes com a recepção que o mesmo tem recebido por onde passa. Transcrevo abaixo as palavras do Ciro:

"Procedimento Hassali, mais um filme da boa safra recente da Universidade de Brasília, é um dos falsos-documentários mais espirituosos e argutos realizados em bandas brasileiras. Pode-se dizer até que nosso cinema 'sério' (tipo cinema novo ou retomada) tem uma pegada pelo épico, pelo trágico, pelo drama. Nosso cinema desprezado (tipo chanchadas ou embrafilme) tem uma pegada pelo deboche, por uma anarquização esculhambada tipicamente brasileira, um bas-fond do estado cinematográfico das coisas. Hassali tem essa última pegada, meio aloprado e marginal, travestido de caretice e 'informação que você pode confiar'.

Assim, numa linguagem perfeitamente jornalística (de almanaque) e com um compromisso documental estilo 'Globo Repórter', somos levados a dezenas de entrevistas a respeito do fenômeno do tal procedimento, que consiste em religar organicamente pais e filhos através de um cordão que sai dos dentes. O absurdo da popularização deste fenômeno vai sendo contado com a eficiência de um jornalismo documental 'ético e comprometido', com planos de transição denunciadores, trilha sonora que dimensiona as emoções, entrevistas com especialistas, pessoas que realizaram o procedimento e o abandonaram, classes sociais distintas, timing de neutralidade, incitação à polêmica e entrevistas calculadamente apressadas, imbecilizantes, pífias.

Diante de uma geração audiovisual aparentemente sem talento para o humor realmente engraçado (já viram os novos programas do Multishow? E da MTV?), os garotos da UnB, num procedimento de negatividade nem tão sutil, acertam em cheio ao virar o jogo contra a estupidez da adesão viral a modas científicas e/ou médicas ignóbeis e sem sentido, assim como ao criticar a suposta neutralidade e incapacidade crítica do jornalismo televisivo e do documentarismo tradicional em geral. Assim como em tantos documentários que vemos por aí, os personagens de Procedimento Hassali nada têm (às vezes literalmente) a dizer, e nesse vazio é que encontramos espaço para o humor e, consequentemente, ao comentário social sagaz."

3 comentários:

Caique Gonçalves disse...

Assistir os filmes de Woody Allen sempre vale à pena, por mais que não corresponda às nossas expectativas. E obrigado pelo voto...rs

Abs,

Amanda Aouad disse...

É, os dois lados da moeda, também acho perfeitamente possível exercer os dois papéis, é só saber lidar com as críticas, porque inevitavelmente virão positivas ou negativas. Pelo visto, seu documentário é interessante, fiquei curiosa de ver.

bjs

Fred Burle disse...

Oi, Amanda! Desculpe a demora para responder.
Eu não me importo com as críticas negativas, pelo menos acho que não! rsrs
Até agora, só vieram positivas.
Assim que o filme acabar o seu ciclo, colocarei-o no blog também. Aí você me diz o que achou.
Bjo

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias