Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

sábado, 18 de dezembro de 2010

O primeiro cinema


Apesar do que muitos pensam, a invenção do cinema não se deu pelas mãos do irmãos Lumière, responsáveis pela famosa sessão pública do seu cinematógrafo, em 1895.

Já em 1889, Thomas A. Edison encarregara uma equipe de técnicos para desenvolverem máquinas que fossem capazes de reproduzir imagens em movimentos, as chamadas motion pictures. Dois anos depois, estavam prontos o quinetógrafo e o quinetoscópio. O primeiro era a câmera que fazia pequenos filmetes em looping, para serem projetados pelo segundo.

Edison produzia seus filmes em um estúdio com um fundo preto, onde figuras exóticas se exibiam em frente à câmera, iluminados pela luz do sol que entrava concentrada no estúdio. Eram os chamados Black Maria, pois se assemelhavam aos camburões de polícia da época, que também levavam este nome.

Abaixo, dois destes filmetes: “Buffalo Dance”, de 1895; e “Carmencita”, de 1894:




Os irmãos Lumière, por sua vez, produziam filmes em locais reais, mas sua intenção era apenas a de registrar situações, se aproximando mais dos documentários. Assim como seus contemporâneos, eles ainda não usavam movimentação de câmera ou diferentes ângulos. Seus registros eram sempre por planos estáticos, ininterruptos e tentavam abrangir bastante o campo de visão, como se quisessem dar ao espectador o campo de vista real da situação. Suas exibições nos vaudevilles ficaram famosas e eram acompanhadas por músicos ao vivo.

Um dos principais filmetes dos irmãos é este “A Chegada do Trem à Cidade”, de 1895:





Enquanto isso, o mais genial de todos, na minha opinião, o francês George Méliès utilizava da sua experiência como mágico ilusionista para produzir filmes cheios de truques, nos quais pessoas desapareciam repentinamente ou cartas de baralho cresciam até virar gente e por aí vai. Foi Méliès o responsável por usar a montagem em seus filmes, apesar de muitos acharem que ele não usava este recurso. Pesquisas recentes nos rolos de filmes do diretor encontraram provas de corte e colagem, além do uso de máscaras e rebobinamento múltiplo das películas, para produzir sobreimpressões.

É claro que não havia ainda uma narrativa desenvolvida e tampouco interessava a construção de cárater dos personagens. O que mais importava no cinema de todos estes pioneiros era o espetáculo.

É de Méliès o clássico “Viagem À Lua” (1902). Não é à toa que Spielberg, George Lucas e muitos outros já declararam ter nos filmes daquele diretor a sua maior influência.



4 comentários:

Unknown disse...

Oiee!! Tem um Selo de Natal pro Blog lá no Cinco das Artes!! Confira aqui: http://bit.ly/hAU7gV ... Beijooss

Amanda Aouad disse...

Também acho que o criador mesmo do que amamos hoje como sétima arte é George Méliès que mostrou para que servia aquelas invenções. Mas, o problema de Thomas A. Edison em relação aos Lumière, é que ele criou um invento egoísta, onde cada um tinha que ver o filme individualmente, enquanto os irmãos franceses criaram a projeção coletiva.

bjs

Anônimo disse...

Thomas edison e os Lumiére que briguem pela invenção do cinematográfo, mas quem criou o cinema, a sétima arte, foi Mélies. Se ainda não viu, eu recomendo "Le grand Melies", um documentário sobre ele, muito legal.

Fred Burle disse...

Ka, muito obrigado pelo selo! Acabei de vê-lo no seu blog.

Amanda, eu nunca pensei no invento de Edison como egoísta, mas você observou bem. Outro dia conheci um Vaudeville à moda antiga em Belfast, na Irlanda do Norte. Muito legal. Devia ser ótimo ver filmes naqueles lugares.

Mariane, não vi este documentário. Vou procurar saber. Obrigado pela dica.

Abraços

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias