Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Crítica: Enterrado Vivo

A abertura incisiva sob trilha sonora hitchcockiana já demonstra a vontade da produção de Enterrado Vivo: o desejo de torná-lo um clássico.

De equipe majoritariamente espanhola, o filme conta com apenas um ator em cena, o qual foi escolhido dentre os hollywoodianos da moda: Ryan Reynolds, provavelmente responsável por boa parte dos gastos do orçamento desta (aparentemente) pequena produção.

A escolha por um ator norteamericano justifica-se pelo roteiro: Paul Conroy é um motorista de caminhão, enviado por sua empresa para trabalhar no Iraque, fornecendo equipamentos de cozinha para vilarejos da região.

O filme se desenvolve completamente em um único cenário, se assim podemos chamá-lo: um caixote de madeira. É lá que somos jogados, junto com o protagonista, numa batalha claustrofóbica contra o relógio e condições ínfimas de sobrevivência.

Após alguns momentos iniciais de completo breu e apenas o som de uma respiração, voltamos a enxergar através do isqueiro que Paul encontra no caixão. Ele fora enterrado vivo, mas as razões para tal serão fornecidas aos poucos, tanto para ele quanto para nós, público. Ele contará com este isqueiro, um celular e cerca de 90 minutos de oxigênio no local, para tentar se salvar.

À exceção do fato que seria quase impossível um celular funcionar embaixo de alguns metros de terra, os argumentos restantes são e conseguem tornar crível a história – e mesmo a questão “funcionamento do celular” pode ser perdoada, pois não se sabe qual a profundidade que se encontra o caixote. Além, a inclusão do fator político faz toda a diferença para o conteúdo intelectual, que consegue fazer até crítica e/ou denúncia (?) social.

A movimentação de câmera foi um desafio à parte e a equipe de fotografia teve que se virar para fazer uma boa decupagem e variar os ângulos e luzes, impedindo o tédio de impregnar visualmente a obra. Algumas movimentações são impressionantes e a iluminação é excelente. Mesmo os muitos planos-detalhe e closes são bem pensados, o que desperta a curiosidade dos cinéfilos mais atentos tecnicamente, pois é difícil imaginar como foi realizado este trabalho em tão pouco espaço.

A atuação de Ryan Reynolds é aceitável, mas é nítido que outros atores fariam melhor que ele. Pelo menos ele segura bem as pontas.

Muitas perguntas e possibilidades passam na cabeça de Paul e de quem o assiste, causando a intriga que nos mantém vidrados em cada momento da película, causando expectativa para o final, que quando chega, não decepciona e ainda é abusado ao mostrar, através de recursos de linguagem, uma outra possibilidade, que inclusive justifica a escolha pelo final verdadeiro.

Só não dá para entender a escolha da música horrível e totalmente anticlímax dos créditos finais, mas neste momento a história já acabou e o melhor é deixar logo a sala de cinema, antes que a malfadada tire o brilho do filme.

Pequenos problemas logísticos à parte, Enterrado Vivo consegue atingir um ótimo nível de suspense e causa o impacto desejado. Se tornar-se-á ou não clássico, o tempo dirá.

Trailer:

(Buried, ???, 90 minutos, 2010)
Dir.: Rodrigo Cortés
Com Ryan Reynolds
Nota 8,5

8 comentários:

Anônimo disse...

Dizem que tem uma cena externa mas eu não lembro ter visto. Me prendeu a atenção. Por ser diferente e pelo final surpreendente e inventivo recomendo.

JC disse...

se tivesse a música baried alive do A7X ia ser melhor ainda

Anônimo disse...

aqui em porto alegre só tem 1 sala passando esse filme... inaceitável! vou ver se vejo ele essa semana... to esperando ele faz tempo

http://filme-do-dia.blogspot.com/

Fred Burle disse...

JC, não conheço esta música, então não posso concordar ou discordar contigo.

Kahlil, pelo menos está em uma sala por aí! Devia estar em mais, mas é melhor que nada, não?! Quando assistir, diga o que achou!

Abraços

bruno knott disse...

Tô muito a fim de assistir a este... baixei o roteiro aqui até, pra ler depois.

Considero o Reynolds um bom ator.

ABraços.

Fred Burle disse...

Bruno, imagino que o roteiro deva ser interessante, mas não deve surtir o mesmo efeito que as imagens e trilha, essenciais para este filme.
Abs

Anônimo disse...

A única cena externa do filme, é a do vídeo que ele recebe no celular... Fora essa, é somente dentro do caixão mesmo...

Victor Bertão disse...

Pra mim é um suspense como há tempos não se via. Conseguir prender a atenção do público com um único personagem e um "cenário mínimo"? Só por isso Enterrado Vivo já merece seus créditos, contudo acrescidos da atuação de Reynolds e do roteiro que se desdobra de maneira a revelar pouco a pouco lentamente, tudo fica ainda melhor. Ponto para o cinema simples, mas eficaz.

Se puder, me visite.

www.plantaocinema.blogspot.com

Abraçoss

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias