Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Crítica: Peepli Live

Aamir Khan é um dos homens mais badalados e poderosos de Bollywood. Ator de mais de 40 filmes, dentre eles os elogiados “Lagaan”, “3 Idiots” e “Pinta-me da Cor do Açafrão”, já se arriscou na direção – com o ótimo “Estrelas na Terra” – e na produção. Praticamente tudo que tem o seu nome é sucesso na Índia e, de uns tempos para cá, vem sendo conhecido pelo público do mundo todo. É dele a produção deste “Peepli Live”, escolhido da Índia como seu representante no próximo Oscar.

O filme toca num assunto atual e delicado pelas bandas de lá (o abismo existente entre os meios rural e urbano), mas o faz de maneira leve. A crítica advém do tom cômico – e quer melhor meio de ser crítico do que através da comédia?

Budhia e Natha são dois irmãos camponeses que estão prestes a perder suas terras por contas de dívidas que não têm como pagar, pois os bons tempos de lavoura se foram e não dão sinais de retorno. Pensando numa espécie de indenização que o governo dá às famílias dos agricultores que cometem suicídio (um absurdo real), Natha resolve que vai se matar.

O problema é que ele conta isso para um amigo e a conversa é ouvida por um jornalista local, que imediatamente contacta a jornalista do maior jornal do país, desencadeando uma onda de reportagens sobre o caso. O suicídio de Natha vira polêmica nacional e toda a imprensa quer cobrir o caso, fazendo daquilo uma novela sensacionalista, acampando em frente à pequena casa do camponês, a fim de acompanhar passo-a-passo do seu caso e saber o fim da história, ou seja, se ele vai mesmo ou não vai se matar.

O suicídio de agricultores alcança números exorbitantes na Índia e o governo faz vista grossa para tal, evitando ao máximo tocar no assunto. As poucas vezes que os governantes falaram disso, tentaram minimizar o problema, dizendo que o dinheiro concedido às famílias era apenas uma “compensação” pela sua perda. Um absurdo que acontece há muito tempo, mas que nunca foi resolvido.

A dupla de diretores Anusha Rizvi e Mahmood Farooqui tratam do tema com elegância e fazem um protesto brilhante sem precisarem ser agressivos e Anusha – que também foi a roteirista – em momento algum coloca discursos extremistas na boca dos seus personagens. Tudo é exposto com naturalidade, inclusive nas atuações semi neorrealistas, que se aproximam das interpretações da escola do cinema italiano.

A estética empregada ao sertão indiano é bastante semelhante ao sertão de Glauber Rocha em “Deus e o Diabo na Terra do Sol” e seu protagonista é quase um espelho do inesquecível Zé do Burro de Leonardo Villar em “O Pagador de Promessas” ou dos malandros personagens de José Dumont em “O Homem Que Virou Suco” e “Narradores de Javé”.

Peepli Live” tem sido aclamado pela crítica e pelo público e soará incrivelmente familiar aos brasileiros. É o indiano mais brasileiro de todos os filmes, com um tema que me faz ter vergonha e uma produção que me faz sentir orgulho como se fosse um filme do meu próprio país.

Trailer:

(idem, Índia, 98 minutos, 2010)
Dir: Anusha Rizvi e Mahmood Farooqui
Nota 9,0

2 comentários:

Película Criativa disse...

Muito legal seu post.

Ainda não assisti Peepli Live, mas já entrou para a minha lista. Sou fã de Bollywood, mas em 2010 ainda não vi um grande filme indiano. Espero que este seja bom!

Fred Burle disse...

Película Criativa, se você gosta de filmes indianos, vai adorar este. É um grande exemplar daquele cinema!

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias