Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

terça-feira, 30 de novembro de 2010

O Homem-Urso


Werner Herzog rodou este documentário para contar a história de Timothy Treadwell, ambientalista estadunidense famoso por suas palestras em escolas mundo afora, esclarecendo e protestando contra a matança dos ursos pardos.

Durante 15 anos, três meses ao ano, Timothy viveu em meio aos ursos, numa floresta do Alasca. Morreu, juntamente com sua namorada à época, devorado por um daqueles ursos.

Timothy era são e insano, certo e errado, meigo e agressivo, um paradoxo ambulante que desperta amor e ódio no público. Ao mesmo tempo que fazia um trabalho admirável de conscientização e pregava paz, tinha surtos de agressividade; declarava amor aos animais, mas em determinado momento chinga umas moscas com visível ódio; se dizia desapegado das coisas materiais, mas era extremamente vaidoso e se importava muito em como aparecer em frente às câmeras e passar sua mensagem; e por aí seguem uma sequência de boas intenções e incoerências.

Através de depoimentos de familiares, amigos, ambientalistas e médicos-legistas, além de muitas imagens do arquivo pessoal e de trabalho do próprio Treadwell, Herzog mostra que por trás desta história haviam muitas outras questões implícitas, dignas de serem exploradas e vastamente discutidas.

Já realizei algumas sessões deste filme para várias pessoas e sempre, ao término da sessão, a discussão que se inicia e as reflexões que o filme incita em todos duram um longo tempo. O mais interessante é que isto só é proporcionado porque Herzog manipula bem as imagens, mas não se concentra em apenas defender o seu ponto de vista que, sim, lá está em alguns momentos cruciais.

O diretor mostra depoimentos a favor e contra os atos do ambientalista em questão e aproveita alguns momentos para dissertar sobre o uso das imagens, o fascínio de se registrar momentos de pura beleza através de imagens em movimento e também sobre o método que Treadwell utilizava nas filmagens de suas expedições.

À medida que a história do personagem vai sendo aprofundada, aprofundam-se também as discussões e a gama temática só aumenta. Quais são os limites entre o Homem e a Natureza? Até que ponto é saudável o isolamento? O que leva uma pessoa a tomar atitudes extremistas? Estava Timothy certo ou errado? Afinal de contas, ele não morreu feliz? As respostas podem seguir caminhos diferentes, mas estão todas lá e cabe a cada espectador extrair dali o que melhor lhe convir, para formar a sua própria opinião.

A mágica do documentário, neste filme, acontece, graças à história de um louco (ou não) e ao trabalho de um gênio.

Trailer:

(Grizzly Man, 105 minutos, 2005)
Dir.: Werner Herzog
Nota 10

8 comentários:

Mateus Denardin disse...

Sempre tive muita expectativa em conferir o filme, mas nunca consegui. Seu texto realimentou minha vontade; vou procurar vê-lo o mais breve possível.

Fred Burle disse...

Que bom, Mateus.
A intenção é estimular mesmo, porque o filme é muito bom!

Caique Gonçalves disse...

Não conhecia, Fred. Gosto de documentários que trata o seu biografado de forma mais humana sem endeusá-lo.

Abraços,

Anônimo disse...

Já vi esse filme.

O cara era feliz, mas com certeza não queria morrer! uehauehuae

Anônimo disse...

ele abusou, ultrapassou a linha, o mesmo aconteceu com o dr croc.......

Anônimo disse...

ele foi comido por um urso, garanto q ñ ficou nada feliz com isso, o urso pode ter gostado ok.....

Fred Burle disse...

Caíque, em muitos momentos a opinião do diretor é explícita e contrária ao retratado. Vale a pena conferir.

Abraço

Anônimo disse...

O filme é muito bom...mas é aquela velha história, um trabalho muito bem feito em cima de algo q não vale a pena! Pra vc ter uma idéia... ele morreu defendendo os ursos em uma reserva ecológica! PQP...era uma RESERVA ECOLÓGICA... já era proibido caçar, construir, desmatar lá... o cara era um bobão megalomaníaco!
Seria muito melhor e mais interessante ter feito o documentário em cima de um criminoso morto, por exemplo!

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias