Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Crítica: Harry Potter e as Relíquias Morte - Parte 1

Quarta-feira, 17 de novembro. O tempo frio e chuvoso e a pouca movimentação em frente ao cinema de Berlim não pareciam combinar com a aguardada estreia que estava por começar. A sala, apesar de lotada, não continha o público histérico, louco para ver o começo do fim da saga do bruxinho mais famoso do mundo. No fundo, aquele clima civilizado e mais maduro que as outras estreias de Harry Potter anunciava o tom do novo filme da franquia.

Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1” acompanha Harry (Daniel Radcliffe), Ronnie (Rupert Grint) e Hermione (Emma Watson) em busca das horcruxes e de como destruí-las, a fim de minar os poderes de Voldemort (Ralph Fiennes), que dominara o mundo dos bruxos, desde a morte do mago Dumbledore.

O roteirista Steve Kloves se concentrou, nesta primeira parte, na busca por apenas uma horcruxe, o que lhe deixou livre para contar com muita calma a história e se concentrar mais nos personagens e menos na ação, preparando o terreno para o final apoteótico que parece estar por vir. Algumas sequências de ação e corre-corre estão lá, mas não são o grande atrativo.

Surpreendentemente, este é o mais introspectivo filme da série e David Yates – ao contrário do que muitos fãs reclamaram em “O Enigma do Príncipe” – foi bastante fiel ao livro. E hai do fã que reclamar que algum detalhe está faltando! Está tudo lá, com tanta calma, que em vários momentos o filme mais se aproximava de um cult do que de um arrasa-quarteirão. Sobra espaço até para uma ceninha – enfadonha, que se diga – de dança entre Harry e Hermione. É um presente aos fãs, que já devem começar a se despedir do seu objeto de desejo de anos.

Os incontáveis cenários (sonho e pesadelo de qualquer direção de arte) são explorados ao máximo pela fotografia, com sua gelidez, hostilidade e inospitalidade. O português Eduardo Serra (o diretor de fotografia) não teve medo de arriscar e utilizar, por várias vezes, câmera na mão, desfoques e granulados nas imagens, recursos difíceis de serem digeridos por um público tão acostumado à assepsia visual dos filmes de ação e efeitos.

Efeitos visuais, aliás, que cumprem o seu papel com brilhantismo, como era de se esperar. As criaturas daquele universo, como os Goblins, ressurgem em perfeição de detalhes, texturas e expresões faciais. Há ainda a inclusão de uma animação genial, de cerca de dez minutos, suave e poética.

David Yates realizou um filme introspecto, com cara de cult, mas que tem tudo para agradar os fãs vorazes dos filmes e dos livros de J.K. Rowling. E isso só foi possível graças à escolha acertada de adaptar o último livro em dois filmes. O estúdio (Warner Bros) uniu o útil (contar a história com calma e fidelidade) ao agradável (ter outro filme para fazer mais dinheiro).

É assim que o último filme dá certo: o primeiro abaixa a poeira e analiza o âmago dos personagens; assim, quando a ação tomar conta da segunda parte, a história já não será mais vazia e atropelada como seria, se tivesse pouco tempo para ser contada.

Espera-se, agora, que o melhor esteja guardado para o final.

Trailer:

(Harry Potter and the Deatly Hallows – Part 1, EUA/Inglaterra, 146 minutos, 2010)
Dir.: David Yates
Com Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Ralph Fiennes, Helena Bonham-Carter, Alan Rickman, Julie Walters, Bill Nighy
Nota 8,0
 

19 comentários:

cris disse...

Não vejo a hora!
Aqui a estréia é amanhã, mas vou viajar...

Unknown disse...

Parei de assistir HArry Potter no terceiro filme, por pura falta de desenteresse. Estou esperando a crítica de 'Megamente' será que vai ser uma bomba?!

Heber Marques disse...

PARABÉNS PELA CRÍTICA FRED, ficou show.
Só não falo nada agora, pois só verei o
filme no Domingo.
Mas o que mais te agradou no filme Fred?

Bruna Oliveira disse...

Eu leio Harry desde muito criança ( sempre falei e li ingles e como metade da minha familia morou na Inglaterra, por motivos científicos, eu conheci o Harry Potter antes de ser lançado no Brasil), eu viciei desde mto nova e li tds os livros antes de serem lançados aqui. E eu chorei tantooo ler o ultimo livro (por ser o ultimo) eu fico mto mais triste de ver o ultimo filme, pq Harry tá acabandooooo! Triste, triste..Eu aind tenho esperanças de lançar Harry para adultos.. hehhhehehe

Fred Burle disse...

Cris, veja assim que puder, antes que as pessoas te contem tudo que se passa, porque é isso que acontece com este tipo de filme! rsrs

Twi Ricardo, "pura falta de desinteresse" não seria igual a "interesse"? Não vi Megamente ainda, mas não tenho a menor expectativa. Me parece uma animação muito boboca. Veremos...

Heber, obrigado! O que mais me agradou foi a fotografia, os efeitos do Dobby e a calma total com que a história foi contada. Agora já me sinto preparado para ver a overdose de explosões e barulho que está por vir.

Bruna, quanto orgulho de ter lido antes e de falar inglês e etc! Ainda bem que o filme não te frustrou. Senti esta tristeza quando "O Senhor dos Anéis" chegou ao fim, pois eu esperava todo dezembro para ver uma nova parte. Quanto ao Harry, já foram tantos filmes que não vejo a hora de acabar.

Abraços a todos!

Ricardo Evaristo disse...

Haha!, 'pura falta de desinteresse é bom' :P

Bem, o que posso dizer, hoje fui ao cinema, cheguei lá as 20:55, o filme começava as 21:00...
Fui ao guichê e, GRAÇAS A DEUS, não havia esgotado, assisti e adorei o filme.
O que posso dizer, assisto e leio H. Potter desde que tinha 12 anos, gostei muito dos livros e vinha me decepcionando a cada filme depois do 3°, fujiam à estoria e arruinavam a obra com cortes e subterfujios para evitar explicar coisas... Este filme me surpreendeu por varios motivos, ele um filme diferente dos demais, é fiel aos extremos ao livro, e tem uma sequencia que faz qualquer fã ir ao extremo e voltar.. Pelo menos foi assim que me sentir. Como é agradavel e ao mesmo tempo triste ver o começo do fim da saga que marcou minha adolescencia.
Sua critica Fred como sempre é otima e é um prazer pra mim e eu creio que pra todos ter você sendo um instrutor nesse mundo dos filmes.
Eu, como leigo na parte técnica dos filmes, me deixo levar pelas emoções e como fan doidão acho que o filme foi um 9,5 em comparação aos outros.... Mas como eu ainda não vejo além da estoria acho que seu 8 foi mais que merecido.
Abração a todos!!

Ricardo Evaristo disse...

Ah, só para avisar, eu não sou o outro Ricardo não ok? É meio que coincidencia que os filmes apartir do terceiro, mas a sequencia em si é muito boa.

É uma pena que tu tenhas perdido o interesse xará "Ricardo" porque vale muito a pena ver o filme, o Fred recomenda e eu també =]

Amanda Aouad disse...

É de se esperar que alemães não tenham a mesma euforia dos brasileiros, hehe. Aqui tinha gente fantasiada e eufórica, como sempre.

Quanto ao filme é bom mesmo, fiel ao livro e bem conduzido. Gostei bastante e espero que em julho a Saga termine com chave de ouro. Também não gostaria de ver mais Harry Potters por aí...

bjs

Anônimo disse...

sinceramente, eu acho q nós não vimos o mesmo filme... alias, eu to espantado com as criticas, todas babando em cima do filme... ele foi chato em alguns momentos, INFIEL em uma infinidade de outros... na boa, não sei cade a fidelidade q todo mundo ta falando... todos os detalhes geniais da JK foram deixados de lado... detalhes... é disso que é feito o sucesso do livro. no cinema isso tudo se perde, e vira só mais um.

Ricardo Evaristo disse...

Eu acredito que o filme foi tao fiel ao livro quanto um filme pode ser, apesar de voce achar que não, varios detalhes foram mantidos e alguns passam despercebidos pois só aquele que verdadeiramente prestou atenção ao filme conseguiu captar, as emoções, para mim a forte atuação foi o que marcou, parece que todos estão em clima de despedidas e estão dando o melhor de si, David Yates conduziu um espetaculo que é sim, muito fiel a obra e merece meus aplausos e o de todo fan que entende que filme não é livro, imagem não é pagina e etc....
Abraço :)

Unknown disse...

Nossa não paguei um mico não, paguei um king kong!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Fred Burle disse...

Ricardo Evaristo, fiquei curioso para saber a que cena você se refere, quando diz que ela leva qualquer fão ao delírio. Muito obrigado pelas palavras. É uma honra ser este instrumento para vocês!

Amanda, acho que nós, como críticos, precisamos de um vocabulário imenso para escrever sobre todos os filmes, sem sermos repetitivos, né?! Eu não quero passar a vida escrevendo sobre Harry Potters! rsrs E os alemães têm uns costumes bizarros, mas percebi que para isso eles ainda são muito recatados!

Twi Ricardo, está tranquilo! Aqui não há nenhuma restrição quanto a pagar micos! ehehe

Abraços

Unknown disse...

Ah, tá! Legall, até mudei de nome. Pra ninguem saber que sou esse cara que escreveu aquela coisa tosca/burra! rsrs

Ricardo Evaristo disse...

Vejamos, a saida da casa do Harry é exatamente como imaginei, a perseguição à moto de Hagrid, a invasão ao casamento, varias :)
Desculpe o exagero, mas pra mim é muito legal e emocionante ver tudo que eu imaginei nas telas do cinema retratado de uma forma tao nitida. Acho que me expressei mal, exagerei...
Mesmo assim, pra mim o filme é muito bom. :D
Abraçao e obrigado por se interessar na opinião de todos aqui. Acho você um grande critico e um cara muito humilde também ;)
Abração a todos!

Fred Burle disse...

Ricardo Evaristo, não é exagero. Eu tive esta sensação com o primeiro filme, pois já tinha lido o livro e minha imaginação se materializou na tela. Acho este o maior mérito destas produções.

E muitíssimo obrigado pelos elogios!

Abraço

Sophia Lima disse...

Fred, não sei se foi por eu ter assistido ao filme dublado ou se foi porque a sala que eu fui tava horrível, o pessoal conversando toda hora, mas eu não gostei muito do filme não.
Eu nunca li os livros então não posso dizer se é fiel ou não... mas pra mim em alguns momentos (não sei se tem isso nos livros)ficou rodando muito em cima do romance dos meninos. ODIEI ISSO!!!!!!!!!
Mas por outro lado amei ter visto Helena Perfeita Boham Carter. Os efeitos tbm e o final, acima de tudo amei o final. rsrs

bjo

Ricardo Evaristo disse...

As vezes esses momentos romanticos tiram a atenção da 'guerra' e isso dá chance pros personagens crescerem, pois os atores e seus papeis cresceram com o filme e seus dramas mudaram... My opinion :D

Sophia Lima disse...

Ricardo pode até ser isso que vc falou, mas o crescimento só são reservados para Emma e Rupert porque Daniel nunca cresceu e nunca foi pra lugar algum... My opinion rsrs

bjo

Fred Burle disse...

Sophia, se é fiel ou não, pra mim não importa. Se funciona como filme, já acho uma grande coisa. Eu acho que funcionou como filme, mas precisamos ver a segunda parte pra saber se o melhor foi realmente guardado para o final. Mas eu também não gostei da ceninha de romance. E concordo perfeitamente que Daniel nunca foi além do pouco que fizera desde o primeiro filme.

Ricardo, acho que a cena do romance não foi pertinente, já que isso nunca fora antes desenvolvido, em nenhum dos outros filmes. Haviam outras formas de "dar chance" para os personagens crescerem. Se bem que, no caso de Radcliffe, nem como muita chance ele não cresce. Não consigo vê-lo como bom ator, ao contrário de Emma e Rupert.

Abraços!

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias