Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

domingo, 7 de novembro de 2010

Crítica: E Sua Mãe Também

Foi ali que tudo começou. As carreiras de Gael Garcia Bernal, Diego Luna e Alfonso Cuarón decolaram, definitivamente, a partir do lançamento de E Sua Mãe Também. O filme foi um sucesso de público e crítica, teve presença garantida em diversos festivais mundo afora e colocou o cinema mexicano em outro patamar, no início da década de 2000, quando da sua produção.

Contado em forma de road movie, o longa trás a dupla Bernal-Luna como dois amigos que se encontram na fase de “não quero nada com a vida”. Só querem curtí-la. Perambulam pelas festas e clubes da cidade, usufruindo da boa vida oferecida pelo pai de um deles, e fumam e bebem e transam e se exibem como dois boas-vidas despudorados e descompromissados.

Numa das festas da high society a que são obrigados a participar, conhecem Luisa Cortés, prima de um deles, que há muito tempo não aparecia. De personalidade dúbia, ela faz o tipo, com o perdão da expressão, madalena-do-rabo-quente-arrependida, que chora, chora, chora mais um pouco e depois peca, peca e peca mais um pouco. Os rapazes a convidam para uma viagem à uma praia, cuja localização nem eles mesmos conhecem. Ela aceita o convite e cai na estrada com eles, sem muito peso na consciência.

A partir dali começa uma jornada de “enjoy the life”, com forte apelo sexual, mas que consegue não ser vulgar por ser natural.

A carapaça liberal e relax se esvai à medida que cede lugar a sentimentos tradicionais, o que denota o conservadorismo escondido em qualquer pessoa e faz os personagens repensarem seus posicionamentos, se quiserem mesmo manter sua filosofia de vida em pé.

Como permite o formato road movie, o diretor aproveita para fazer um desfile de estereótipos e lugares comuns da cultura mexicana, com muitos figurantes e situações mostradas de relance, que ajudam a fazer um retrato parcial daquela nação, mas que pelo menos não se atém a mostrar somente seus defeitos.

A dupla protagonista esbanja química e rende momentos impagáveis, arrancando risadas montes do espectador. São eles os maiores responsáveis pelo filme ser a melhor comédia emaconhado de todos os tempos.

Lembro de que, quando vi no cinema, era possível encontrar vários erros, como o boom e a sombra do mesmo, que apareciam várias vezes em cena. Mas estes defeitos foram devidamente retirados para a versão em dvd.

A viagem de E Sua Mãe Também é encantadora e inesquecível; uma pérola do cinema mexicano.

E então você me pergunta o porquê do título? Assista e saberás!

Trailer:

(Y Tu Mamá También, México, 110 minutos, 2001)
Dir.: Alfonso Cuarón
Com Gael Garcia Bernal, Diego Luna
Nota 9,5

6 comentários:

Amanda Aouad disse...

Lembro que na época o que me chamou a atenção foi o curioso título, seu texto me deu vontade de revê-lo.

bjs

Matheus Pannebecker disse...

Adoro esse filme! Tenho na minha coleção, inclusive...

Fred Burle disse...

Amanda e Matheus, estes um dos primeiros filmes "cult" que vi e adorei revê-lo. Vi também que ele ficou entre os 100 da votação da SBBC...

Abraços

Madruga disse...

Como faço para baixar o filme?

Fred Burle disse...

Madruga, não sei.
Este filme é bem fácil de ser encontrado em locadoras ou para comprar.

Unknown disse...

O filme eh todo bom, nas a cena em quea Luisa Cortes vem dançando e encontra os rapazes é impagávem. Uma das melhores que ja assisti. Filme nota 10!

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias