Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

sábado, 30 de outubro de 2010

Crítica: Valentin

O argentino Alejandro Agresti já tinha dirigido uma penca de outros filmes em seu país, mas o reconhecimento internacional só chegou com Valentin, filme que rodou os festivais e arrebatou público e crítica mundo afora, fazendo com que Hollywood logo tomasse o diretor para si, para dirigir dramas leves por lá (A Casa do Lago, com Keanu Reeves e Sandra Bullock).

Valentin é um garotinho de oito anos de idade, que é criado pela avó, pois o pai pouco lhe visita e a mãe ele não sabe onde vive. É ele quem narra a própria história, imprimindo sua visão de criança (mesmo) sobre a situação em que vive. Ele discursa sobre suas relações com a família, sobre a escola, sobre a vontade que tem de o pai arrumar-lhe uma madrasta linda, loira e inteligente, sobre o desejo de ser cosmonauta e despeja a todo momento sua opinião sobre os adultos, sobre os judeus e sobre o porquê da vida possuir tanto impecilho para ser bem vivida.

O texto é delicioso e passeia com destreza entre o drama e a comédia, conquistando pela sua simplicidade e inteligência de desenvolvimento. Tem como grande trunfo o elenco: o próprio Valentin, criança dessas tão espertas, graciosas e bem criadas que dá vontade de adotá-las; a avó interpretada magistralmente por Carmen Maura; o simpático vizinho Rufo (Mex Urtizberea) e a candidata favorita a madrasta (Julieta Cardinali).

Rodrigo Noya, excelente ator mirim que interpretou Valentin, infelizmente não conseguiu manter o sucesso no cinema, limitando-se a uma pequena participação no filme posterior de Agresti (Un Mundo Menos Peor, outro bom filme) e depois assumindo um papel numa série teen para a tevê argentina, Hermanos Y Detectives, de relativo sucesso de público, mas muito mal falada pela crítica. Infelizmente, para quem não tem pinta de galã e sofre de estrabismo (que só confere graciosidade a uma criança) seria difícil conseguir papéis tão bons como o de Valentin.

Valentin é uma pequena pérola do cinema argentino. Mais um exemplar que prova a versatilidade daquele cinema que, assim como o brasileiro atual, possui reconhecimento dos especialistas mundiais, mas pouco consegue penetrar no mercado exterior. Este, felizmente, chegou ao Brasil e pode ser encontrado nas locadoras. Indispensável para quem gosta de cinema sensível.

Trailer:

(idem, Argentina/Holanda/Espanha/França/Itália, 86 minutos, 2002)
Dir.: Alejandro Agresti
Com Rodrigo Noya, Carmen Maura, Julieta Cardinali
Nota 9,5

8 comentários:

chuck large disse...

olha, não conhecia este filme, fiquei mesmo super curioso, até porque adoro a Carmen Maura ;)

Últimas dos Blogs disse...

Boa!

Unknown disse...

Vi este filme a alguns anos e fiquei emocionada com a atuação de Noya. Uma criança especial realmente e um belíssimo filme.

Anônimo disse...

Assisti esse filme na aula de Espanhol. Amei! É muito fofo esse boy. *-*

Anônimo disse...

Esse moleque é o Austin Powers Criança!!!!!

Fred Burle disse...

Alan, você precisa vê-lo! Um clássico argentino!

Patrícia, Noya foi mesmo uma criança cativante.

=)

Alex Martini disse...

Desde já, um clássico. Excelente!

Fred Burle disse...

Alex, não sei se clássico é o adjetivo adequado, mas com certeza é um filme inesquecível.
Abraço

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias