Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Crítica: Ondine


O irlandês Neil Jordan é especialista em contar histórias comuns com pitadas de fantasia – como o fez em Nó na Garganta e em Café da Manhã em Plutão, dois excelentes filmes. Desta vez, o diretor resolveu filmar realmente uma fantasia, uma lenda famosa, só que acrescida das crenças do seu povo. Trata-se da lenda das sereias.

Colin Farrell interpreta o pescador Syracuse, divorciado e curado do alcoolismo há dois anos, cujo tempo é dividido entre o trabalho mínguo e os cuidados dirigidos à filha de 11 anos, Annie, que sofre de insuficiência renal. Sua rotina é interrompida quando ele “pesca” uma jovem em alto mar, desacordada. Já consciente, a moça não sabe exatamente de onde veio e é abrigada na casa do pescador. Rapidamente, ela causa encantamento, tanto nele quanto na filha dele, que acredita que a jovem é uma sereia.

A sinopse parece de filme de verão norteamericano, mas engana-se quem pensa que assistirá um exemplar do gênero. A fantasia existe, obviamente, só que sem efeito visual algum, sem trilha sensacionalista e sem correrias.

A história é contada com calma e o que mais prende a atenção são os acontecimentos da ilha e os dramas pessoais dos três personagens centrais. Os atores que os interpretam possuem sintonia entre si e não disputas de ego. Ponto para Colin Farrell, que se entrega ao papel de pescador, é crível e sem vaidades. Só há momentos em que a pequena Alison Barry (Annie) beira o exagero típico das crianças que querem atuar e falar como adultos, mas escapa por pouco da irritação que este tipo de papel causa.

A Irlanda – país natal do diretor, do Colin Farrell e de outros muitos da equipe e elenco – serve de locação para o filme e rende belas imagens. Mesmo assim, a direção de fotografia erra a mão na sequência final, utilizando uma paleta verde, tornando o ambiente nublado ainda mais escuro, e exagerando nas grande-angulares, que dão a impressão errônea de que se trata de um flashback. Estranho.

Ondine é mais uma obra simples de Neil Jordan, fantasiosa na medida certa, calma, constante e agradável de se assistir.

Trailer:

(idem, Irlanda/EUA, 110 minutos, 2009)
Dir.: Neil Jordan
Com Colin Farrell, Alicja Bachleda, Alison Barry, Dervla Kirwan
Nota 7,0

5 comentários:

chuck large disse...

Já tinha visto algumas 'matérias' a respeito deste filme, mas nem imaginava que se tratava deste assunto, para mim "Ondine" era só mais um drama, hehehehe. Já tinha vontade de ver, agora tenho mais ...

Tem chances de ainda entrar em circuito nacional ?

Fred Burle disse...

Tem sim, Alan. A data de estreia está marcada para 03 de dezembro no Brasil. Mas como se trata de uma distribuidora pequena, tudo pode mudar a qualquer momento, para o bem ou para o mal...

Cristiano Contreiras disse...

Eu vi este filme tem dois dias. Baixei com qualidade alta de blu-ray, assisti em casa, no meu conforto..e gostei bem mais que você. Dou nota 8 e acho que Farrel aqui concebe uma de suas melhores interpretações.

Um abraço, sumido!

Fred Burle disse...

Eu não desgostei do filme, Cris. Só acho os outros exemplares do Neil Jordan melhores. E diria que foi a segunda melhor atuação de Colin Farrell, atrás só da que ele entregou em "Na Mira do Chefe".

Edison disse...

Fiquei intrigado com o filme! A naturalidade com que a história aparentemente fantasiosa foi contada, me deixou bem a vontade e até a estava achando crível. Mas no final, com a revelação da verdade, fiquei prazerozamente surpreso e muito satisfeito por ter sido até aquele momento "enganado" pelo diretor do filme. A história bem agradável, e os atores, bons. Gosto do Colin Farrel, sempre acho o competente, convincente! Fiquei um pouco saturado com a menina gênio que parece saber de tudo! Ótimas locações e paisagens naturais. E, obviamente, o final feliz, típico de um conto de fadas, mesmo não sendo um.

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias