Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

sábado, 2 de outubro de 2010

Crítica: Eu Matei Minha Mãe


Geralmente, um diretor de cinema estreia na função, em longas metragens, somente após os trinta anos de idade... e olhe lá. Por isso, é de se admirar que um jovem com apenas vinte e um anos já esteja na sua terceira incursão no formato.

O canadense Xavier Dolan não só conseguiu o feito como o fez muito bem, a ponto de ganhar 17 prêmios em festivais, três deles em nada menos que Cannes 2009, por este filme. Na época desta produção, o diretor tinha apenas 19 anos.

Além de dirigir, Xavier produziu, escreveu e atuou no longa, que conta uma história semi autobiográfica (!), na qual o adolescente Hubert vive, aos 16 anos de idade, uma crise de relacionamento com a mãe. Eles se tratam de maneira histérica, sempre brigando e raramente têm momentos calmos, de uma família normal. Além disso, Hubert nunca contou para sua mãe sobre sua homossexualidade.

Sem absolutamente nada de inovador como argumento, o roteiro ganha força nos diálogos intensos e naturais, sem apelações para cenas chocantes ou lições de moral. É honesto até nos momentos de óbvia parcialidade, quando fica clara a visão que o diretor tem da própria mãe, pintando-a cheia de defeitos e poucas qualidades.

A explicação do curioso título vem logo no começo e sistematicamente o tema de “matar a mãe” retorna, como se fosse uma necessidade psiquíca de autodefesa ou tentativa de libertação.

A excelente fotografia muitas vezes recusa o convencional ao enquadrar os personagens assimetricamente, colocando-os no extremo limiar da tela; em outros momentos revela uma grande influência da nouvelle vague, especialmente nos trechos de depoimentos do protagonista, focado (e desfocado) em preto e branco, em planos próximos nos quais ele conversa com a câmera. Nestes momentos, a figura do ator sobressai-se à do personagem, denotando a sinceridade e provável veridicismo daquelas falas.

Com todo o cuidado técnico, que inclui uma trilha sonora primorosa, não é de se estranhar o sucesso de crítica que o filme fez, assim como não será de se estranhar se este garoto Xavier Dolan se torne, daqui há alguns poucos anos, um dos diretores mais cultuados da atualidade.

Eu Matei Minha Mãe é um excelente retrato do fim de uma etapa da vida (o de “matar a mãe” para ser independente). Fim que, neste caso – mas que nem em todos os casos – representa um belíssimo começo.

Trailer:

(J'ai Tué Ma Mère, Canadá, 96 minutos, 2009)
Dir.: Xavier Dolan
Com Xavier Dolan, Anne Dorval, François Arnaud, Suzanne Clement
Nota 8,5

4 comentários:

chuck large disse...

Só de ver o título eu já tenho vontade, lendo sua crítica e vendo o trailer, bem ... a vontade apenas aumenta ainda mais. Espero que chegue nos cinemas da minha cidade!

Tiago Ramos disse...

Em Portugal não chegou a estrear comercialmente nem em DVD. Tal como em grande maioria dos países, mas é realmente uma obra genial, especialmente vista à luz dos factos, como a idade do seu realizador, argumentista e protagonista!

Socially Awkward Guy disse...

to passando longe de biografia ou memo semi
gogo ficção científica!!!

Fred Burle disse...

Alan, cruze os dedos, porque vale muito a pena assistir este filme. Se não chegar nos cinemas daí, reinvidique-o com o dono da locadora! ehehe

Tiago, isso é normal com obras independentes. Dificilmente ganham ampla distribuição mundial. Mas tomara que chegue a Portugal em breve.

José, se você não gosta de filmes cult, passe longe. Mesmo assim, acho que vale dar uma espiada...

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias