Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Preview: Die Fremde (A Estrangeira)

Quando saiu a notícia de que “Die Fremde” (A Estrangeira, em tradução livre) havia sido escolhido para representar a Alemanha no Oscar 2011, pensei logo que tratava-se de algo bom, pois um país de tradição como este não escolheria um debut como seu representante, se ali não houvesse algum diferencial.

Die Fremde” é a estreia de Feo Aladag na direção, depois de ter atuado em uma série de trabalhos como atriz na tevê alemã. O roteiro também é assinado por ela, que sentiu a necessidade de contar uma história assim, depois que participou de uma campanha contra a agressão às mulheres e pôde perceber melhor a dimensão do problema.

Para dar maior densidade à sua personagem, resolveu jogá-la num contexto onde certas violências contra as mulheres são justificadas: o do matrimônio turco, cujo pensamento machista (até os dias de hoje) prega que apanhar do marido não é motivo para separação – algo que, infelizmente, não existe só na Turquia.

A mulher em questão é Umay, uma jovem de 25 anos, casada e com um filho de uns 5 anos de idade. Ela acabara de fazer um aborto, pois não gostaria de ter mais um filho com o marido, que maltrata a ela e ao filho. Umay resolve então abandonar tudo e procurar sua família, imigrantes que moram em Berlim. O problema é que a cultura turca não admite separações e acolher a moça pode significar manchar a honra da família, trazendo uma série de problemas para todos os seus membros.

A cultura e as crenças fazem Umay ser rejeitada pelos pais e pelos irmãos, cada qual com uma justificativa para fazê-lo. É aí que ela resolve tentar a vida sozinha, levando consigo o seu filho. Mas cortar os laços de família pode não ser tão fácil como ela imagina ou quer, assim como lidar com a nova cultura (a alemã) pode ser complicado.

Interpretada com grandeza por Sibel Kekilli (do cultuado “Contra a Parede”, de Fatih Akin), Umay se torna uma batalhadora contestadora, que inicia, quase impotente, uma luta de Davi contra Golias, numa saga cujas escolhas causam um efeito dominó. Naquela cultura, nenhuma escolha é individual. Os atos têm consequências para todo o resto da família e podem voltar contra si numa fúria insandecida. Tomá-los implica em aceitar estas consequências.

Outra relação fundamental é da protagonista com seu filho. Ela tenta a todo custo protegê-lo, mas sem esconder dele o que está acontecendo e diz-lhe a todo momento, ensinamentos que ela aprendeu com a vida.

Com tudo isso (atuação, roteiro, direção), mais uma trilha discreta e eficiente e um dos finais mais fortes e significativos que já vi, “Die Fremde” é uma grata surpresa e surge como um dos grandes candidatos ao Oscar do ano que vem, diferente de outros representantes escolhidos por políticas que conhecemos, mas que estão fadados ao fracasso.

Trailer:

(Die Fremde, Alemanha/Turquia, 119 minutos, 2010)
Dir.: Feo Aladag
Com Sibel Kekilli
Nota 9,0

0 comentários:

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias