Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

domingo, 3 de outubro de 2010

Crítica: Destinos Cruzados (London River)


Diretor do elogiado Dias de Glória, Rachid Bouchareb não conseguiu empolgar com seu mais recente filme, Destinos Cruzados. O mesmo levou dois prêmios no Festival de Berlim de 2009 (Urso de Prata de Melhor Ator e Menção Especial do Júri), o que já é significativo, para um filme que não não sai do lugar em momento algum.

A história gira em torno de Elisabeth e Ousmane. Ela, cristã fervorosa, mora sozinha próximo ao Canal da Mancha, cuidando da lavoura, após ter perdido o marido numa guerra. Ele, muçulmano, guarda florestal na França, também não possui um núcleo familiar bem constituído. Ambos têm filho morando em Londres, a estudo.

Depois de um atentado terrorista em 2005, em que um ônibus foi explodido em plena capital inglesa, Elisabeth e Ousmane partem para lá em busca dos filhos, que não dão sinal de vida há alguns dias. Ao chegar, descobrem que a filha dela e o filho dele mantinham um relaciomento.

Apesar de entregar uma excelente atuação, Sotigui Kouyaté – falecido em abril deste ano, aos 73 anos – não consegue superar a antipatia causada pela construção da personagem na outra ponta da história.

Pelo roteiro e na pálida interpretação de Brenda Blethyn, a mãe Elisabeth – talvez propositalmente, mas inadequadamente – passa a imagem de tudo de ruim que pode haver numa mulher: amargurada, preconceituosa religiosa e racialmente, não enxerga nada além do próprio umbigo e, por causa disso, nunca percebeu o que se passava com a filha.

É duro assistir um filme cuja protagonista é tão seca e ressentida com a vida, sem nenhuma perspectiva e vontade de mudar a situação. Ainda mais duro é saber que aquele tipo existe aos montes por aí.

O roteiro falhoso e a direção pesada de Rachid Bouchareb, aliados a uma montagem chapada, constituem um filme sem fluidez, cujas mudanças de temperamento da protagonista acontecem repentinamente e sem naturalidade, só encontrando algum respiro e sutileza na simpatia e serenidade de Sotigui Kouyaté.

Com tudo isso, a hora e meia do longa parece ainda mais longa e quando chega o final, o impacto é mínimo diante da vontade de terminar a sessão.

Trailer:

(London River, Inglaterra/França/Algéria, 87 minutos, 2009)
Dir.: Rachid Bouchareb
Com Brenda Blethyn, Sotigui Kouyaté
Nota 4,5

3 comentários:

Dan Jung disse...

Ótima crítica Fred. Em Dias de Glória o preconceito é um tema desenvolvido de forma interessante, embora eu perceba na direção de Rachid Bouchareb uma densidade entorpecente, apesar de impactante. Eu acho a Brenda Blethyn uma ótima atriz, desde "Little Voice" e "Pride & Prejudice", por sua vitalidade cênica. Se em "Destinos Cruzados" ela perdeu a naturalidade eu confeço não ficar inclinado a assistir.

Hugo disse...

A história parece ser extremamente interessante e fiquei curioso em conhecer, mesmo você citando que o longa é mal desenvolvido.

Abraço

Fred Burle disse...

Dan Jung, mui obrigado! Eu confesso nunca ter reparado na Brenda Blethyn antes. Mas se você já conhece-a melhor, talvez possa perceber se ela está aquém das suas outras interpretações ou não.

Hugo, o argumento é bom. Pena que foi desperdiçado.

Abraços

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias