Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Crítica: A Lenda dos Guardiões

Antes do filme principal, tempo para um curta. Era algo bem simples de história, mas uma velha dupla conhecida do público marcava ali sua presença na tela grande: os simpáticos Papa-Léguas e Coyote, de cores e texturas renovadas e aguçadas pelos efeitos 3D.

O que parecia em nada combinar com o longa, acabou sendo uma espécie de definição do que veríamos em seguida: um filme de história simples, cheio de clichês, mas exalando renovação visual, cheio de vida.

A Lenda dos Guardiões” é uma tentativa da Warner em firmar mais uma franquia milionária, cujas histórias serão – ou seriam, a depender do sucesso do filme – baseadas a partir da série de livros “Guardiões de Ga'Hoole”, de Kathryn Lasky.

Soren é uma coruja que cresceu ouvindo histórias sobre os Ga'Hoole, guardiões que protegeram um dia, o mundo dos “Puros”. Quando é sequestrado, junto de seu irmão, pelo tal exército do mal, Soren escapa de se tornar um escravo e segue em busca dos guardiões, para evitar que os “Puros” dominem o mundo das corujas.

Seguindo a clássica fórmula da jornada do herói, os roteiristas colocam Soren para encontrar amigos que o ajudarão em sua saga, bem como existe também o sábio conselheiro, o irmão que opta pelo “lado negro da força” e por aí vai. Nada condenável, mesmo porque os clichês são bem utilizados. Só faltou desenvolver melhor os personagens e dar um pouco mais de densidade dramática à história.

Mas conteúdo à parte, o filme cumpre o seu papel de deslumbrar. Seu visual é algo sem comparações, um vislumbre que sintetiza o sublime em imagens espetaculares, regidas por uma trilha sonora quase ininterrupta, um concerto em pleno filme.

Ainda ganha pontos por não exagerar na fofura. As corujas possuem movimentos de corujas e são extremamente próximas do real, só fugindo disso por causa dos inevitáveis movimentos de bico (para as falas). Aliás, os movimentos “de pescoço” das corujas é o que confere graça ao alívio cômico da história, Digger, um birutinha que faz par com um viciado em fazer música com qualquer tema que surja (Twilight).

A movimentação de câmera é outro gol que a equipe marca, ao fazer vários slow shots e realizar acrobacias que vão e veem com as corujas ou trocam de foco ou pegam carona com elas ou focam nos detalhes mais impressionantes, como gotas de chuva que chocam-se contra a realista penagem ou olhos expressivos ou línguas que podem ser vistas quando as corujas estão falando de perfil.

Para quem dirigiu a distância, Zack Snyder (diretor de 300 e Watchmen, que aprovou tudo via videoconferência, enquanto filmava Sucker Punch, no Canadá) realiza um trabalho admirável, mas que não contempla os pimpolhos. É mais provável que adolescentes nerds e/ou adultos curtam mais a obra, que dá o seu derradeiro tropeço no último minuto, quando uma sequência desnecessária é acrescentada em prol de mais algumas belas imagens, deixando abertas as portas para uma sequência que havia sido anunciada pelo “final anterior”.

Esta primeira aventura não foi bem sucedida em todos os quesitos, mas o embrião está implantado e a chance de uma segunda parte ser excelente é grande.

Trailer:

(Legend of the Guardians: The Owls of Ga'Hoole, EUA/Austrália, 90 minutos, 2010)
Dir.: Zack Snyder
Nota 7,5

13 comentários:

Ricardo Evaristo disse...

Bom, não chegou o filme por aqui ainda... Mas quando chegar provavelmente verei, apesar de não ser muito fã de filmes do tipo.
Bom, acho que não vou me decepcionar se for vê-lo.
Se puder dar uma sugestão de uns filmes bons por ai eu agradeceria muito fred.
Parabéns pelo blog, é realmente muito bom e interessante além de ser muito útil para aqueles que adoram ver filme e não gostam de torrar dinheiro com porcarias...
Abraço e parabéns!

Socially Awkward Guy disse...

nao vi e não gostei, sei la parece muito surreal mesmo pra ficção e olha q eu gosto de ficção, pra vc ter idéia eu gosto de Doctor Who...

fiuduarte disse...

Concordo Fred, história simples, clichê, mas um visual impressionante.
Desde Avatar eu não fiquei tão impressionando com um filme 3D.
E não sabia que o Zack Snyder tinha dirigido por videoconferência, curioso porque o filme tem todos os elementos dos filmes dele.
E realmente, as crianças não ficaram muito impressionadas, eu vi adolescentes, adultos e principalmente nerds muito mais impressionados com o filme.

chuck large disse...

Sabe, até fiquei mais animado em ver o filme. Mas, sei lá... aventura com corujas ? É, meio "desanimador", hehehe
Vou pensar muito antes de ver!

Fred Burle disse...

Ricardo, obrigado pelos elogios. Tem uma aba na parte superior do blog, com rankings. Você pode consultar dicas de filmes por lá, assim como acompanhando o blog você verá sempre alguma outra dica que surja!

José, você viu Happy Feet, Toy Story, Wall-E e coisas do tipo? É na mesma linha. É irreal, mas é bom!

Fiu, eu ia comentar isso também, de que os efeitos 3D são quase tão impressionantes quanto os de Avatar, mas acabei deixando de fora da crítica.

Alan, você pode até não se animar com as corujas, mas os efeitos valerão o ingresso!

Abraços

Socially Awkward Guy disse...

eu sei q existem irreais bons mas esse ta beirando o forçado pra meu gosto

Lucas disse...

Sabe se vão fazer KUNG FU PANDA 2??

Fred Burle disse...

José, eu acharia forçado se tentassem fazer um "filme fofinho", mas eles levaram a sério e assumiram um tom sombrio que fez bem ao filme.

Lucas, Kung Fu Panda 2 está previsto para estrear em junho de 2011.

Amanda disse...

ah eu gostei desse *--*
as corujinhas arrasam o/

Fred Burle disse...

Amanda, que bom que gostou do "arraso" das corujinhas!

Cassia disse...

amei esse filme, claro q por toda história de cada desenho, tem uma moral.

mais eu gostei dos dois, da moral e do desenho...eu recomendo!

orvalina disse...

achei q vc foi mto rigoroso com a crítica, o filme é mto bom mesmo, por q msmo q vc citou papa-léguas e coyote? Não encontrei nenhuma relação com o desenho.
não sei se vc percebeu mas a ideia do nazismo foi mto usada quando as corujas "tyto" do mal se declaram puras e a condenação de outras raças.
e como assim densidade dramática? eu não sou especialista em cinema, sei, mas o filme todo passa um drama tão forte q até não parece feito realmente para crianças; e não entendi a parte de contruir bem os personagens, pra mim eles estão ótimos: tem virtudes, personalidade e etc.
foram bem construídos na minha opinião.
a única parte q eu concordei foi a das sequencias inúteis.

sempre gostei das suas críticas, mas dessa vez achei mto exagerado, sem ofença, qm sou eu pra ensinar padre a rezar missa?

Fred Burle disse...

Cassia, é normal um desenho ter lições de moral. Gosto quando eles escapam disso ou a fazem com inteligência. Ainda assim, é um filme mesmo bem bonitinho.

Orvalina, não é ofensa expor sua opinião de maneira educada. Não entendo o porquê de tanto aborrecimento com a crítica. A citação do Papa-Léguas se deveu ao simples fato de ser o curta que antecedia o filme nos cinemas e a analogia está bem clara no texto.
"A Lenda dos Guardiões" é um filme muito simpático e visualmente deslumbrante, mas a construção do seu roteiro é simplista e clichê e isso eu não poderia deixar de citar. E você acha 7,5 uma nota ruim?

Abraços

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias