Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

sábado, 4 de setembro de 2010

Nossa Saudade de Oscarito


Ainda no Brasil, às vésperas de vir embora, eu estava fazendo uma pesquisa de arquivos para um documentário e pude perceber que alguns assuntos e personalidades eram uma constante nos jornais da época – no caso, o mês de agosto de 1970.

Naquele mês, falecia o grande astro cômico brasileiro, Oscarito. Pipocaram homenagens diárias nos meios de comunicação, que já há alguns dias dava-lhe grande destaque, desde que o estado de sua doença agravara. Eu, que tanto gosto dos filmes do Oscarito – que em muito me lembra meu falecido avô –, me emocionei ao perceber o quanto sua morte comoveu o Brasil.

Uma das homenagens que mais chamou-me a atenção, por sua lúdica e singela escrita, foi assinada pelo então jornalista Jayme Taddei. Uma reverência notadamente oriunda de sua grande admiração ao Oscarito. Solicitei um cópia ao jornal (o Correio Braziliense) e reproduzo-a na íntegra abaixo, incluindo suas expressões e seus grafismos contemporâneos.

NOSSA SAUDADE DE OSCARITO
por Jayme Taddei

Levaram embora o sorriso e a gargalhada da infãncia da gente. E muito da nossa infãncia se foi com o sorriso emurchecido pela dor e crestado pelo derrame que nos tirou Oscarito. Oscarito já é só saudade.

Ta-ta-ta-tá na hora/ va-va-va-vale tudo agora

Praça da bandeira com todo aquêle jeito seu suburbano, nos bondes que lhe riscavam o chão, no anúncio luminoso do mate leão gigantesco a anunciar-se o uso e o abuso recomendado. Na praça das enchentes da chuva habitual. O Corpo de Bombeiros. O Bar Sereia anunciando comêço de pecado, Motorneiros, condutores fiscais da Light. Estudantes buscando a Tijuca estudiosa. No meio da praça o circo. Circo Democrata. Nas frestas indiscretas da lona velha, a cara de minha infância a buscar entrever a família acrobata. Oscarito, mãe e irmã. Oscarito foi a pirueta de graça nos arroubos de minha infância.

Sou mo-mole pra fa-falar
mas sou umpintacuda pra beijar

Os cinematographos viviam seu momento maior de autenticidade, com seus phs de pharmacia, seus heróis pálidos e suas emoções de técnica tremida. E o môço Oscarito a buscar na rabeca rebelde o acorde que vestisse o amor e a lágrima daquele prêto-e-branco indeciso. Quanta emoção coletiva, quanto sorriso de platéia dependendo de seus tons e de suas notas. Quanto 'poeira' de subúrbio viveu seu momento de gala de matinês e vesperais do frufru dos sacos de balas, nas mãos em carinho buscadas tocar. Nos acordes de sua própria emoção.

Eu fico ga-ga-ga-ga-gago dentro do salão
E até pa-pa-pa-pa-pa-pago pra não ver canhão

Um dia o cinema falou. E o homem que vivescia imagens importadas saiu de orquestra inútil para a tela. Começava ali uma nova vida para o cinema nacional. Ali começava a vida de Oscarito. Alô Alô Carnaval, Banana da Terra, Céu Azul e Bombonzinho que lançava uma música nova: O que é que a baiana tem, de um baiano chamado Dorival Caymmi. Quiseram levar para fora a imitação que fez de 'Gilda', famosa na época. Era grande demais o apêgo ao Brasil do brasileiro nascido em Espanha. Oscarito ficou. Nas telas de nossa infaância.

40 filmes. Mais de 40 filmes. Tristezas não pagam dívidas e Barnabé, tu és meu: a graça no jeito e no trejeito; E com êsse que eu vou e Matar ou Correr: o esgar e a imitação; Aviso aos Navegantes e Colégio de Brotos: a mímica e o contorcionismo facial; Papai Fanfarrão e Este Mundo é um Pandeiro: a pantomima, o pastelão na cara, o poder de expressão de suas mãos o sorriso sorrindo maroteira ingênua, a exploração da graça simplesinha o poder da chanchada desintelectualizada, a linguagem alegria do gesto de Oscarito. Este Mundo é um Pandeiro.

Em 10 dias nos levaram Oscarito, que antes se recusara a participar de um filme, dizendo mortos já os tipos que criara. Como se o seu humor se fizesse de tipos. Como se fôsse possível morrer a graça nascida do espontâneo sadio, da verve pura nascida de sua alma e projetada nos sempres das telas de nossa infância.

Mas se se se a dona é boa
A minha língua se destrava atoa

Este Mundo é um Pandeiro.”

Oscarito em "Aviso aos Navegantes":
 

3 comentários:

Amanda Aouad disse...

Muito bom o texto. E engraçado que essa semana estava revendo Aviso aos Navegantes para uma aula que estava preparando... Ele era um mestre do humor, mesmo.

bjs

pseudo-autor disse...

Se esse senhor tivesse nascido nos EUA, seria considerado um dos maiores gênios da história da comédia, junto com Irmãos Marx, Buster Keaton, Chaplin, Jerry Lewis e tantos outros. Um talento inegável!

Cultura na web:
http://culturaexmachina.blogspot.com

Fred Burle disse...

Amanda, você está dando aula? Que massa!

pseudo-autor - Isso era o que todos diziam. Mas eu acho que ele teve o devido reconhecimento no Brasil. Só não cuidaram muito para que seus filmes perpetuassem...

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias