Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Em dvd: Domésticas - o Filme


Existem filmes que não precisam ser tecnicamente impecáveis para ganhar nossa simpatia. Domésticas – o Filme é um exemplo disso.

Primeiro longametragem do Fernando Meirelles (Cidade de Deus), o filme faz um retrato da rotina das empregadas domésticas, focando nas paulistanas, mas servindo de amostragem para um trabalho que não muda muito de região para região.

As dificuldades, os dramas e as situações estranhas pelas quais passam essas profissionais são as mais diversas e, para mostrá-las, Meirelles optou por inserir na trama diversos personagens, que se posicionam entre a extrema comédia, a comédia dramática e o completo drama.

Simples na sua concepção e execução, Domésticas tem como ponto forte os seus personagens e as diversas interrupções de trama, que acontecem em forma de falso-documentário, com as domésticas relatando suas mazelas, contando de onde vieram, seus sonhos e suas opiniões em relação ao trabalho que exercem e à sociedade.

Os diálogos aparentam terem sido fruto de muita pesquisa e conversa com empregadas domésticas reais, algo que pode ser confirmado por um depoimento que surge enquanto sobem os créditos finais, com uma mulher se queixam da patroa, da vida, dos filhos e do que mais for possível. Cômico, não fosse trágico.

Este é um filme cuja identificação dos tipos será imediata para aqueles que já conviveram com tais profissionais e isso pode ajudar a ampliar a quantidade de risadas arrancadas durante a exibição. É inevitável não nutrir simpatia por figuras tão divertidas como a romântica Raimunda (Cláudia Missura), a ambiciosa Roxane (Graziela Moretto, hilária), a desastrada Quitéria (Olívia Araújo, hilária ao quadrado), o azarado Gilvan (Tiago Moraes) ou a fogosa enrustida Cida (Renata Melo). Ou mesmo não se emocionar com o drama de Créo (Lena Roque), uma mulher desesperada à procura da filha.

Domésticas – o Filme não possui quase nenhuma semelhança com os outros trabalhos do Fernando Meirelles, mas configura-se como um ótimo início de carreira e deixa um gostinho de quero-mais. Ainda que eu o ache melhor no gênero dramático, adoraria assistir uma nova comédia sua. Seria um bom respiro, depois de tantas obras densas!

Trecho:

(idem, Brasil, 85 minutos, 2001)
Dir.: Fernando Meirelles
Com Graziela Moretto, Cláudia Missura
Nota 8,0

7 comentários:

cris disse...

Ah eu gosto bastante desse filme! Divertido e de produção caprichada!

Hugo disse...

É um filme simples e diferente, com interpretações divertidas e verdadeiras.

A melhor do elenco é a ótima Graziela Moretto.

Abraço

Amanda Aouad disse...

Confesso que não lembro bem agora de detalhes para comentar esse filme, mas lembro que achei bem gostoso de assistir na época. E tem razão Meirelles poderia se aventurar mais na comédia também. A série Som&Fúria mesmo foi ótima, apesar de não ser exatamente uma comédia, tem tom de sátira muito bom.

bjs

chuck large disse...

Lembro de ter assistido "Domésticas" uma vez quando passou na TV Cultura, é um filme muito divertido!

Abs,
cigarrosefilmes.blogspot.com

Anônimo disse...

Muito boa a produção desse filme. Parabéns ao diretor e ao editor do blog!

Joana disse...

Gostei muito desse filme..Estava passando na Tv Cultura e fui vendo...Eu prefiro os filmes brasileiros e os europeus do que os americanos...

Fred Burle disse...

Cris, este é um filme bem carismático mesmo.

Hugo, concordo com você: a Graziela Moretto está ótima!

Amanda, você lembrou bem. Ele até fez essa minissérie mais voltada pra comédia. Pena que eu não assisti.

Alan, infelizmente este filme só passa nos canais de menor audiência. Podia passar no Tela Quente! rsrs

Anônimo, obrigado, seja lá pelo que for.

Joana, eu gosto de filme de qualquer lugar, mas também tenho interesse especial pelo cinema nacional e europeu...

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias