Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Crítica: REC 2 - Possuídos


O medo de que continuações estraguem a imagem boa que temos de determinados filmes sempre toma conta quando os produtores anunciam que aquela história pode virar franquia. Felizmente, de uns tempos para cá, a exigência de haja um mínimo de decência nos roteiros dessas continuações têm impedido algumas catástrofes.

Depois de ceder os direitos para uma refilmagem infame em Hollywood (denominada Quarentena), os diretores e roteiristas de REC (o original espanhol), Jaume Balagueró e Paco Plaza resolveram tentar fazer desta sequência o mesmo sucesso que fizeram em 2007... e conseguiram.

O filme se passa no mesmo prédio em que um vírus havia tomado conta dos moradores e transformado-os em uma espécie de zumbis possuídos pelo demônio. Inicia-se logo depois do término da primeira parte.

Um grupo de policiais, acompanhado de um suposto agente do ministério da saúde, entram no prédio lacrado para tentar resolver o mistério que o ronda e retirar de lá possíveis sobreviventes.

O tal agente é aquele conhecido perfil de personagem que possui informações privilegiadas e que obviamente não as fornecerá com facilidade, causando revolta naqueles que o acompanham. Um figura batida e de interpretação sofrível, pelo ator Johnattan Mellor.

Assim como no primeiro, a equipe técnica transforma-se em personagem, um recurso necessário, já que vários personagens carregam câmeras, na intenção de fazer um registro para posteriores estudos. Esta presença de mais que uma câmera possibilitou uma maior variedade de ângulos e subjetividades, além de proporcionar recursos de montagem do filme, que conferiu maior dinamismo e até mesmo uma não-linearidade advinda do surgimento bem sacado de outros personagens.

Mais zumbis e mais ação e sangue do que na primeira vez, REC 2 calca seus argumentos numa trama que envolve satanismo e rituais de exorcismo, que sempre rendem assunto no cinema e que neste caso soaram coerentes, já que este era um assunto que o primeiro já havia iniciado uma abordagem. Não há nesta sequência a mesma angústia gerada pelo primeiro, pelo fato de que neste, o espectador já sabe mais ou menos o que está acontecendo. Mas a tensão - resultado da falta de trilha sonora e da pouca visibilidade, com propositais problemas nas lentes das câmeras ou problemas no som - de que a qualquer momento novos zumbis podem surgir e a curiosidade de saber como a história terminará permanece.

Tudo isso poderia ir por água abaixo se o desfecho não fosse bom, mas ele satisfaz e aponta para uma outra sequência, que pode ser muito boa, mas que também pode perder o brilho que a linguagem dos planos subjetivos deu às duas primeiras partes. É esperar para ver.

É bem verdade que REC 2 não possui o mesmo tom de inovação do primeiro, mas continua com a mesma inteligência e suspense de arrepiar.

Trailer:

(idem, Espanha, 85 minutos, 2009)
Dir.: Jaume Balagueró e Paco Plaza
Nota 7,0

7 comentários:

Amanda Aouad disse...

Interessante, pelo trailer achei que essa continuação seria uma grande bomba. Mas, se você diz que envolve tanto quanto o primeiro, vou dar uma chance a ele.

bjs

thicarvalho disse...

O primeiro me fez ficar enjoado. Mas foi realmente mto bom. Espero que o segundo mantenha o nível. Meu medo, é que com o sucesso, o filme venha a ser mais uma franquia. Grande abraço.

bruno knott disse...

Achei o primeiro fantástico e pelo jeito esse também é bom.

Não considero Quarentena ruim. Tem um ar de suspense interessante e ele até tenta explicar algumas coisas, mas acaba sendo um remake desnecessário!

Abraços.

Tullio Dias disse...

Me decepcionei demais com a continuação. Estragaram todo o potencial do filme... tomara que não exista um QUARENTENA 2... haha

Fred Burle disse...

Amanda, vá com cautela. O filme diverte como o primeiro, mas não inova. Ou seja, não é tão bom quanto, mas vale a pena ainda assim.

Thicarvalho, REC já virou franquia. O terceiro (Gêneses) e o quarto (Apocalipse) já estão a caminho! Mas têm bons motivos para existir. Vamos ver se o diretores conseguirão manter o nível.

Bruno, Quarentena pode não ser todo ruim, mas você bem disse: é desnecessário. Ainda mais tão precocemente.

2T, que pena. Eu acho que eles conservaram o que deu para conservar e preparam bem o terreno para a próxima parte. Enfim, espero que Hollywood não queira fazer um Quarentena 2. Eca!

Abraços, pessoal!

Silvio Gomes disse...

Sinceramente, acho REC uma porcaria de filme, eu não sei o porquê de tanta babação de ovo.
O Roteiro é confuso...
cheio de defeitos, mal explicado... enfim.
QUARENTENA é excelente, tomara que haja um segundo.

Fred Burle disse...

Então tá, né?!
...

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias