Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

domingo, 19 de setembro de 2010

Crítica: O Samurai do Entardecer

A Restauração Meiji marcou a transição do Japão feudal para o Japão moderno, no século XIX. A classe dos samurais era importante no estabelecimento de uma ordem e hierarquia no período anterior e é nesse período que inicia-se a história de amor, dedicação e humildade de O Samurai do Entardecer, obraprima de Yôji Yamada, aclamada no mundo inteiro (foram cerca de 40 prêmios, além de outras tantas indicações).

Seibei Iguchi é tido como um “pé-rapado” na comunidade em que vive. É um dos cidadãos mais pobres da região e sustenta a mãe senil e duas filhas sozinho, com uma posse bastante limitada. Vive maltrapilho e descuidado, um constante motivo de chacota.

Por um gesto de gentileza, que poderia ser tido como um gesto de amor, revela ser um habilidoso samurai, o que faz com que o Senhor da terras peça a ele que execute determinados trabalhos. O gesto gentil torna-se um fado a carregar e Iguchi terá que desencavar um sentimento que há muito fizera questão de abafar dentro de si, em prol da criação das duas filhas.

A história é narrada por uma das filhas dele, que imprime em seu texto toda a admiração que possuía pelo pai e trata de contar com muito afeto o que ela achava dos acontecimentos desde sua infância, sendo serena, mas provida de parcialidade que beira a poesia.

Yôji Yamada retrata com impressionante destreza o universo do Japão feudal, pouco explorado, mas muito rico; além de mostrar bem a sabedoria dos samurais, sem fazer daquilo motivo para cenas de ação desenfreadas. O ritmo é bem parecido com filmes de outro grande mestre do cinema japonês, Akira Kurosawa, que também retratou com muito respeito a samurais e a cultura japonesa.

Apesar de ser bem cuidado em todos os aspecto, o filme só não explora bem a fotografia, que merecia uma colorização melhor, já que os cenários são lindos e poderiam proporcionarão belas imagens, mas não esta beleza natural não é algo que a fotografia enfatiza. Mesmo assim, o bom trabalho de câmera é notável, principalmente na difícil movimentação em uma sequência de um duelo dentro de uma casa bem pequena e escura.

O Samurai do Entardecer não é um filme para agradar ao grande público, mas os iniciados no cinema de arte se deliciaram com o seu ritmo lento e roteiro brilhante à época de seu lançamento e o fazem até hoje.

Trailer:


(Tosogare Seibei/ The Twilight Samurai, Japão, 129 minutos, 2002)
Dir.: Yôji Yamada
Nota 9,0


4 comentários:

denis disse...

Eu vi esse filme faz uns 4 anos... muito bom mesmo!

Anônimo disse...

Quem gostou desse assista tbm The Hidden Blade é muito bom.

Fred Burle disse...

Denis, eu devia ter visto antes. Muito bom mesmo, não?!

Anônimo, obrigado pela sugestão. Irei acatá-la!

Ninja disse...

Esse filme é muito bom. Quem gostou deve ver toda trilogia do Yoji Yamada. Incluindo o The Hidden Blade (Espada oculta ou Espada do samurai) e Love and Horor (Amor e honra ou honra do samurai). E de outro diretor tem tbem o filme Ame Agaru (Depois da chuva), que é muito bom também.

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias