Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

domingo, 11 de julho de 2010

Em dvd: Mistérios da Carne


Indigesto; impactante: adjetivos que podem descrever Mistérios da Carne, filme do Gregg Araki, um aficionado por discussões sobre sexualidade, cuja obra gira, em sua maioria, em torno deste tema. Se em outras obras ele não conseguiu atingir um bom nível de densidade, nesta ele o fez com maestria.

Neste longa, Gregg “joga lama no ventilador” e retrata, sem o menor pudor ou hipocrisia, a pedofilia, a homossexualidade e o mundo das drogas, prostituição e perversão sexual.

No centro da dicussão, temos Neil (Joseph Gordon-Levitt, com interpretação bem diferente de 500 Dias Com Ela, mas igualmente boa) e Brian (Brady Corbet), dois jovens que cresceram à sombra de acontecimentos da infância. Neil viveu um romance, aos oito anos de idade, com o seu professor de beisebol. Brian sofreu um trauma, que o impede de lembrar exatamente o que aconteceu quando, num certo dia, ele acordou no meio de um descampado, com o nariz sangrando. Ele acredita ter sido abduzido por alienígenas, mas precisa ter certeza dos fatos para “curar” seus problemas psicológicos.

Ambos são o retrato de uma sociedade que pouco olha para suas crianças. Seus pais, cada qual a seu modo, sempre priorizaram os próprios interesses e pouco repararam no que poderia acontecer com os filhos. O resultado: dois jovens perdidos no mundo, ansiosos por um encontrar seu lugar no mundo. No caso de Neil, a situação é ainda pior, porque ele cresce com fetiches advindos da infância e vê na prostituição e na rebeldia um meio de alimentá-los. Brian opta por fechar-se para as interrelações. Torna-se um garoto acuado e por muito tempo, incapaz de se impor e tomar suas próprias decisões.

O diretor usa de muitos closes para mostrar a fragilidade dos personagens, denotada pelas suas feições assustadas ou expressões de prazer, além de cenas polêmicas com crianças, o que desafia o estômago e a moral do espectador. Apesar de estar claro que houve um trabalho de montagem para evitar que os atores mirins filmassem por completo determinadas cenas, a sensação é a de que elas participaram o tempo todo, algo que pode incomodar e/ou enojar muita gente.

Em meio a tudo isso e ao visual oitentista bem reconstituído, existe espaço para a amizade e a afetividade, mesmo que sejam sentimentos cujos conceitos são deturpados pelos personagens.

Fora isso, o elenco demonstra talento, especialmente os dois protagonistas e o amigo de Neil, Eric (Jeffrey Licon), um maluco-beleza cujo visual assusta os mais conservadores.

Mistérios da Carne é um caldeirão de afrontas à hipocrisia. Uma obra onde coragem pouca é bobagem.

Trailer:

(Mysterious Skin, EUA/Holanda, 105 minutos, 2004)
Dir.: Gregg Araki
Com Joseph Gordon-Levitt, Brady Corbet, Jeffrey Licon, Elisabeth Shue, Bill Sage, Mary Lynn Rajskub
Nota 9,0

0 comentários:

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias