Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Crítica: Ponyo - Uma Amizade Que Veio do Mar


Hayao Miyazaki é o grande mestre da animação japonesa. Seus filmes são cultuados pela crítica e fazem sucesso com o público do mundo inteiro. Mas vai entender o que se passa na cabeça dos distribuidores dos seus filmes no Brasil...

Dos seus filmes mais recentes, A Viagem de Chihiro só entrou em cartaz depois de ser indicado a algumas dezenas de prêmios mundo afora; O Castelo Animado demorou ainda mais e limitou-se ao circuito alternativo; e Ponyo – Uma Amizade Que Veio do Mar, aplaudido em Cannes 2008, só agora chega aos cinemas nacionais, com dois anos de atraso. E reparem: todos eles fizeram no mínimo US$ 200 milhões nas bilheterias e foram aguardados com ansiedade pelo público brasileiro, que sempre os recebe muito bem.

Ponyo é uma peixinha-dourada, encontrada por Sosuke na beira-mar, que corta o dedo, mas é curado por uma lambida da Ponyo. Os DNAs se misturam e Ponyo passa a ter a capacidade de tornar-se menina. O problema é que ela é filha de um carrasco dos mares e possui poderes que podem desequilibrar as relações entre os humanos e os seres do mar. Mesmo assim, a amizade que florece entre Ponyo e Sosuke é tão forte que eles farão de tudo para ficar juntos.

Esperto e apaixonado por crianças, Miyazaki entrega seu filme mais infantil e tão inteligente quanto os outros, conseguindo universalidade sendo regional. Ele utiliza a cultura japonesa com sabedoria , bom gosto e toda a criatividade que lhe é característica.

O surrealismo é presente, para criar um mundo de criança, ou seja, um mundo onde tudo é permitido, da maneira mais ingênua possível.

A técnica de animação aproxima-se mais da simplicidade de O Reino dos Gatos do que do rebusco de A Viagem de Chihiro, mas nem por isso deixa de ser encantadora, assim como seus personagens centrais, dóceis e dublados com imensa dose de fofura.

Ponyo – Uma Amizade Que Veio do Mar não possui a genialidade que o diretor vinha demonstrando em seus últimos filmes, mas tem conteúdo, é divertido e altamente recomendado para todos os públicos.

Tomara que seja bem recebido pelos brasileiros e que, numa próxima, possamos nos deleitar com uma obra do Myiazaki na mesma época que o resto do mundo.

Trailer:

(Gake no ue no Ponyo, Japão, 101 minutos, 2008)
Dir.: Hayao Miyazaki
Nota 8,0

4 comentários:

Amanda Aouad disse...

Também achei muito lindinho. A direção de arte e a trilha são muito boas e nos envolvem. A história é bem infantil, mas como você falou não é desmérito nenhum.

bjs


P.S. Estreou hoje, né? Tem um mês que está em pré-estreia em Salvador, todo dia uma única sessão noturna. Não sei porque isso, aconteceu em outras cidades também?

Aline Porto disse...

Nuossa, o Castelo Animado é muito bom, a Viagem de Chihiro tbm!! O Reino dos Gatos eu não conheço, vai pra minha listinha junto com Ponyo!! Gosto muito de filmes/animações orientais!! Principalmente os nipônicos!! Amo animes!! =D

Ahhh, os ingresso chegaram, obrigada!!
bjs

Ryuugen disse...

Nunca vi um filme do Hayao Miyazaki que nõa me desse uma epifania, uma alegria, um sentimento que nõa consigo explicar...Porem nunca consegui ver um filme dele nos cinemas...Tambem nõa entendo essa palhaçada que os cinemas brasileiros fazem conosco...

Fred Burle disse...

Amanda, o filme ficou em pré-estreia por quatro semanas por aqui. Um exagero, mas vai entender o pensamento dos distribuidores...

Aline, O Reino dos Gatos é dos mais fraquinhos do Myiazaki. Tem vários outros melhores. E de nada pelos ingressos! Aproveite!

Bender, infelizmente o mercado tem dessas coisas. Mas tomara que você consiga ver este no cinema.

Abraços!

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias