Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

domingo, 4 de julho de 2010

Crítica: Flor do Deserto


Waris, na Somália, quer dizer “flor do deserto”. Foi assim que a modelo Waris Dirie ficou conhecida, depois de descoberta pelo renomado fotógrafo Terry Donaldson. Mas este não foi o motivo pelo qual Waris passou a ter importância mundial, obviamente.

Waris fugiu de casa ainda criança e partiu para Londres, onde tentaria uma vida melhor, mesmo sem saber direito como atingir seu objetivo. Acuada e sem falar uma palavra em inglês, ela passou anos de muitas dificuldades, até que passou a ser ajudada pela desmiolada, de coração mole e aspirante a bailarina Marylin, até ser descoberta pelo já citado fotógrafo e usar sua fama e sua história de vida para chamar a atenção do mundo para uma tradição brutal e covarde da Somália: a mutilação da genitália feminina.

Para encarnar o papel da modelo nesta biografia, foi escalada Lyia Kebede, atriz nascida na Etiópia, cuja beleza é tão exuberante que enche a tela e os olhos do espectador cada vez que entra em cena. E não pensem que ela foi escolhida apenas pela beleza: sua interpretação é louvável e seu olhar fala muito, assim como o brilho dos seus olhos. Acompanhando Lyia, está Sally Hawkins (como Marylin), atriz que esbanjou simpatia e talento em Simplesmente Feliz.

O filme inicia-se com uma breve apresentação da vida na Somália, constratada pela vida londrina, através de um corte brusco de edição. Depois de muito contar a história da Waris em Londres, iniciam-se então alguns longos (e chatos) flashbacks, para “revelar” os trágicos eventos da sua infância. O problema é que os eventos são óbvios, o que tornou desnecessário o uso do recurso de flashback e a opção pela montagem alternada, o que configura-se como um equívoco, para mim, pois uma montagem linear seria muito mais eficiente e sem alarde.

Algumas cenas são excessivamente melodramáticas e quebram o ritmo das sequências mais interessantes, mas alguns momentos atingem o esperado impacto, especialmente por algumas cenas delicadas, apesar de “cortantes”, literalmente.

O grande problema é que direção e roteiro deram muita atenção à carreira e aos relacionamentos de Waris e pouco desenvolveram o tema que tanto levantaram bandeira no último trecho de filme, como se quisesse fazer surpresa em cima de algo público e notório, esquecendo de conferir-lhe densidade preliminarmente.

Flor do Deserto é um filme agradável e foge do clima deprimente que poderia imperar, mas não produz o impacto que deveria. É o tipo de obra que teria seu potencial muito mais explorado se fosse dirigido com menos preguiça. Se fosse um documentário, poderia ser extraordinário. Mas não o foi. Paciência.

Trailer:

(Wusten Blume, Inglaterra/Alemanha/Áustria, 120 minutos, 2009)
Dir.: Sherry Horman
Com Lyia Kebede, Sally Hawkins, Timothy Spall
Nota 6,5

5 comentários:

Amanda Aouad disse...

É, apesar dos problemas apontados em seu texto, fiquei curiosa. Esses temas sempre chamam minha atenção, hehe.

bjs

Fred Burle disse...

Amanda, é agradável de assistir e tem momentos ótimos. Eu só não podia deixar passarem batidos os erros.
Beijo!

Nathalia disse...

fiquei decepcionada agora: 'Flor do Deserto é um filme agradável e foge do clima deprimente que poderia imperar, mas não produz o impacto que deveria.' pensei que o filme tivesse sido feito para causar O impacto. enfim.. ainda tenho que conferir, mas vou vê-lo com outros olhos.

Fred Burle disse...

Nathalia, não causa "O" impacto porque é tratado com leveza e a diretora puxou muito para o lado piegas e não se concentrou na questão principal. Mas é um filme agradável. Pode ver sem medo!

LucAble disse...

Adore! Mas realmente a biografia merecia um filme de maior impacto. Muitas historias se perdem em desacertos de roteiros. Fico sempre na expectativa de um replay.

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias