Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

terça-feira, 22 de junho de 2010

Em dvd: As Bicicletas de Belleville


Grande obra do diretor francês Sylvain Chomet, As Bicicletas de Belleville foi lançado em 2003 e tornou-se referência do cinema de animação cult, tendo ganho pelo menos 18 prêmios mundo afora e levando ainda duas indicações ao Oscar (Melhor Animação e Melhor Canção).

Madame Souza, uma senhora de origem portuguesa, adota seu neto Champion e dá a ele um cachorro de estimação, Bruno. Champion nunca ligou muito para o cão e acaba trocando por outra paixão: andar de bicicleta. Isto se torna uma obsessão na vida dele e da avó, que submete-o a um rígido treinamento, para que ele concorra num campeonato de ciclismo francês. Mas no campeonato acontece um imprevisto: alguns ciclistas são sequestrados e Champion está entre eles. Caberá a Madame Souza e ao gordo cão Bruno ir atrás do atleta e descobrir também o porquê do sequestro.

Contando apenas com uma quantidade estritamente necessária de diálogos, o longa trabalha brilhantemente os seus personagens e encanta pelos tipos criados, pelo estilo de animação e pela trilha sonora excelente, especialmente pela canção-tema, a inesquecível “Les Triplettes de Belleville”, interpretada, no filme, por três excêntricas ex-cantoras de rádio, que ajudarão Madame Souza em sua busca.

Sem intenção de aproximar-se da realidade, o diretor utiliza de exageros figurativos para acrescentar algumas ironias à trama: um navio é extremamente alto e assustador, o centro da cidade é repleto de arranha-céus de altura infindável e até uma gorda Estátua da Liberdade aparece em meio a uma cidade francesa.

Chomet faz ainda ótimas referências a grandes gênios da cinematografia francesa, como Georges Méliès e Jacques Tati. É possível ver um quadro com o cartaz do Monsieur Hulot, famoso personagem de Tati, cujo roteiro L'Illusioniste, nunca filmado, foi adaptado por Chomet, que trará a história em formato de animação em seu próximo filme, já concluído e elogiado por aqueles que viram.

É interessante reparar como foram trabalhados os opostos neste filme: enquanto a avó regra excessivamente a alimentação do neto, desregra a alimentação do cão; na mesma proporção que as falas são economizadas, os gestuais são exagerados e quando não o são, o exagero é transferido pelos grandes olhos, narizes ou membros dos personagens.

As Bicicletas de Belleville é uma animação que exala o bom cinema francês, sendo inteligente e sutil, sem que isso implique em ser chata.

Trailer:

(Les Triplettes de Belleville, França/Bélgica/Canadá/Inglaterra, 80 minutos, 2003)
Dir.: Sylvain Chomet
Nota 8,5

5 comentários:

Anna K. Lacerda disse...

Que feliz coincidência! Acordei com esse filme na cabeça, acordei com saudade dele.

Beijos menino Burle!

Fred Burle disse...

Anna, como eu já disse pelo Buzz: foi "transmamento de pensação"! Eu também estava há alguns dias com vontdade de revê-lo. Vai ver, vimos até na mesma hora!
Beijos, menina Lacerda!

Hugo disse...

Dificilmente eu assisto uma animação. Tenho que estar com muita curiosidade.

Cresci vendo desenhos clássicos (pica-pau, papa-léguas, tudo da Hanna Barbera), com isso prefiro animações curtas, como Os Simpsons por exemplo.

Acho que falta paciência...rs

Abraço

Zekinha disse...

Era um filme que achei que não valeria a pena, vi por ver, por não ter nada para fazer. Não imaginava a ótima animação que eu estava perdendo.

Fred Burle disse...

Hugo, sua impaciência po estar te fazendo perder muitos filmes bons...

Zekinha, que bom que você sofreu este feliz acidente!

Abraços

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias