Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

sábado, 12 de junho de 2010

Crítica: Cartas Para Julieta


Nunca gostei muito de datas comerciais, especialmente com relação ao cinema. Todo ano é preciso, por estas razões, lançar “filmes temáticos”. Filme para natal, filme para halloween, filme para os namorados. Foi assim que vimos no último Valentine's Day, o raso e enfadonho Idas e Vindas do Amor. Com intenção de conquistar os casais no nosso Dia dos Namorados, chegou aos cinemas este Cartas Para Julieta.

O muro da casa onde viveu Julieta (aquela, do Romeu de William Shakeaspeare) é ponto turístico muito visitado em Verona, na Itália. Lá, as mulheres (casadas e solteiras) deixam seus pedidos ou desabafos em bilhetes ou cartas, que são depois recolhidas e respondidas por uma grupo de mulheres, as chamadas “Julietas”. Fascinada com a atividade, a novaiorquina checadora de informações jornalísticas Sophie (Amanda Seyfried) voluntaria-se para ajudá-las por um dia e descobre uma carta escondida no muro há 50 anos. Responde-a e em menos de uma semana, sua destinatária aparece, acompanhada do neto nada romântico, disposta a procurar seu amado, Lorenzo Bartolini. De férias por conta da pré-lua-de-mel e como o noivo a deixou sozinha na cidade por uns dias, Sophie decide ajudar a senhora e o neto, em troca de poder escrever seu primeiro livro, baseado naquela história.

A batida lição de moral que fala sobre como não se deve abandonar os sonhos e não deixar escapar um grande amor é passada aqui juntamente com a premissa do “e se...”, sob um pretexto mal elaborado – ora, se senhora quisesse voltar à procura do amor que ela diz ser da vida dela, não seria preciso 50 anos e uma carta para que ela o fizesse – mas a história que tinha tudo para ser superficial encontra fôlego na simpatia dos personagens e dos lugares agradáveis pelos quais os três passam durante sua busca.

Amanda Seyfried (Querido John e O Preço da Traição) dosa bem as expressões, mas perde espaço para o frescor da interpretação de Vanessa Redgrave. Gael Garcia Bernal esforça-se para não ser muito carismático – por necessidade de seu papel – e o italiano Franco Nero faz uma ponta como o procurado Lorenzo Bartolini.

Curiosamente, Franco e Vanessa namoraram por dois anos, na década de 60 e há quatro anos, retomaram o romance e se casaram, mais de quarenta anos depois.

Com uma trilha pop romântica elaborada para produzir sensação de felicidade nos espectadores, Cartas Para Julieta agradará principalmente as mulheres, mas não decepcionará os seus acompanhantes. Não é um filme marcante, mas é muito agradável.

Felizmente, a tragédia anunciada dos filmes temáticos desta vez não se consumou.


Trailer:

(Letters to Juliet, EUA, 105 minutos, 2010)
Dir.: Gary Winick
Com Amanda Seyfried, Gael Garcia Bernal, Vanessa Redgrave, Christopher Egan
Nota 6,5

3 comentários:

Amanda Aouad disse...

Que bom que concordamos que é um filme simpático. Só discordo da sua visão de que o pretexto é mal elaborado. A senhora teve medo, e é possível ver que ainda tem quando ela tenta ir embora no momento em que percebe que achou o que procurava. O sentimento ficou lá, latente no coração, quase escondido que nem sua carta no muro. De repente, cinquenta anos depois, ela já viúva, recebe uma carta de uma jovem dizendo que ela precisa correr atrás de seu amor. Para ela foi um sinal divino de que ainda existia uma segunda chance de ser feliz. É tudo meio louco, mas "quem um dia irá dizer que existe razão nas coisas feitas pelo coração?"

bjs

Fred Burle disse...

Amanda, ainda assim eu acho mal desenvolvido. Para mim, o medo de ir em busca do grande amor não duraria tanto tempo e não seria preciso uma carta de uma desconhecida para desencadear na senhora a vontade de fazê-lo. Eu também acredito nessa coisa de "sinais da vida", mas para mim, este pretexto foi exagerado. Mas paciência. Depois disso, o filme me cativou.

Beijos

Anônimo disse...

Nossa...Esse filme é perfeito, muito romantico!

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias