Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

domingo, 9 de maio de 2010

Crítica: Segurança Nacional


Minha sessão de Segurança Nacional já começou com problemas. Para variar, problemas de projeção. A imagem absurdamente desfocada e as cabeças cortadas me fizeram reclamar logo no início do filme. Mal sabia eu que aquela seria a menor das reclamações.

Confesso que não li quase nada sobre Segurança Nacional antes de ir assistí-lo. Infelizmente, já que se tivesse pesquisado um pouquinho iria para a forca consciente. A crítica não perdoou, com razão.

O filme demorou quatro anos para ficar pronto e eu, por experiência própria, desconfio muito do motivo: um filme só demora todo este tempo quando o montador não sabe o que fazer com tanto material ruim. É claro que falta de grana também faz o filme atrasar, mas dinheiro não foi o problema deste filme. Não consigo nem acreditar que a equipe tenha gostado. Talvez por isso não tenha tido divulgação alguma. Estreou para cumprir tabela e encerrar o assunto.

No Brasil, traficantes-terroristas (!) ameaçam destruir a base do SIVAM (Serviço de Vigilância da Amazônia). Juntam-se a outros para tentar destruir o governo brasileiro e passam a ser caçados pelos agentes da ABIN (Agência Brasileira de Inteligência).

O agente principal é interpretado por Thiago “Jack Bauer” Lacerda, que se esforça para não parecer tão ator de “Maria do Bairro” quanto o restante do elenco.

Com uma produção competente, que conseguiu apoio do exército, da marinha, da aeronáutica e etc para filmar em dezenas de locações e com os melhores recursos possíveis, o restante da equipe realizou a façanha de pegar tudo isso e desperdiçar. A fotografia é mais branca do que a de Ensaio Sobre a Cegueira (que fique claro que eu acho a fotografia do filme do Meirelles muito adequada e bem executada), completamente estourada e de enquadramentos aleatórios; a direção é mais perdida do que um cego ficaria no meio dos tiroteios enfadonhos do filme; a trilha sonora é de um mau gosto e inadequação inacreditáveis; o roteiro é mais esburacado que o asfalto de Brasília em época de chuva. Quer saber? Nem a produção pode ser elogiada, afinal de contas, quer maior culpado do que o produtor que topou tirar do papel uma história tão ruim e obviamente fadada ao fracasso?

Sobrou para o pessoal do som tentar fazer o barulho que o resto não faz. Mas nem no grito o filme não ganha o espectador – sim, porque com a quantidade de barulho que se houve na sala de cinema, a impressão que fica é que isto foi uma maneira encontrada para tentar “enganar” o público, que corre o risco de sair da sessão ou surdo ou desorientado.

Segurança Nacional levanta a bandeira ufanista, mas a imagem que ficou, para mim, foi a de vergonha nacional.

Nem Paul Greengrass conseguiria impedir a explosão desta bomba. God bless Brazil.

Trailer:

(idem, Brasil, 87 minutos, 2009)
Dir.: Roberto Carminatti
Com Thiago Lacerda, Milton Gonçalves, Ângela Vieira
Nota 1,0

17 comentários:

Amanda Aouad disse...

Quando o Brasil vai conseguir fazer um filme de ação, pipoca mesmo, mas bem feito? A gente vê trailers com potenciais, como Besouro e esse, mas o resultado final parece uma mistura confusa que resulta em decepção...

Ainda não conferir Segurança Nacional, até porque não veio para Salvador ainda, e com as críticas duvido que venha... Mas, também, não estou com tanta pressa.

bjs

Blog do Terra disse...

so pelo trailer do filme eu ja fiquei com nojo.......acho q o cinema nacional ainda tem mt o q aprender

existem filmes bons, é bem verdade, mas a maioria ou é filme estilo americano ou entao é aqueles cabeça do sertão nordestino onde o personagem tem conflitos psicologicos, incesto com alguem da familia e etc....


ah ta, e o resto é filme da xuxa ou do renato aragão!

putz!

Anônimo disse...

Eu vi este filme na pré-estréia realizada no quartel general das forças armadas em Brasília, com a presença da cúpula das forças armadas, o ministro da defesa Nelson Jobim e representantes convidados da imprensa.

Pouco o que dizer... foi bastante constrangedora a reação da platéia, muitos abandonaram a sala antes do final. A direção é realmente amadora e o roteiro é tão ingênuo quanto megalomaníaco. A trilha sonora mostra-se inapropriada.

As cenas ufanistas resumem-se a "patriotadas" melodramáticas que assustariam até mesmo os produtores de Top Gun: por exemplo a absurda cena de 5 minutos em que o presidente chora de emoção ao ouvir a interpretação do hino nacional em uma escola.

Foi desapontador ver os diretores implorando para a platéia ajudar na divulgação, fazendo propaganda para os amigos, parentes e organismos financiadores... Em suma, a película é um triste desperdício!

Bruno Chaves

Fred Burle disse...

Amanda, acho que nosso único exemplar de boa ação é Tropa de Elite. Talvez Cidade de Deus, se puder ser classificado como ação.
Acho que Besouro chegou perto, bem mais perto do que este, por exemplo.

Blog do Terra - acho que você precisa assistir mais filmes nacionais e esquecer os produtos Globo Filmes. Senão, vai sempre achar (erroneamente) que o nosso cinema é limitado deste jeito, quando não o é.

Bruno Chaves, muito obrigado pelo depoimento. Não soube desta exibição. Eu teria vergonha de pedir para o povo divulgar um filme tão ruim como este...

Anônimo disse...

Nao ligue para que um critico diz cada um tem seu proprio gosto para filmes tem gente como esse critico que nao se contenta com o pouco mas tem gente que sim, NUNCA OUSSA UM CRITICO

Fred Burle disse...

Isso aí! Nunca ouSSam um crítico!

Anônimo disse...

A verdadeira história do Segurança Nacional talvez nunca venha a ser contada. Roberto Carminati traiu as pessoas que o tiraram do anonimato, seus produtores, alguns jamais foram pagos ou reconhecidos, e para quem não sabe seu principal consultor levou um belo pé no traseiro, depois que o titio Secretario de Estado Ivo Carminati, sócio do diretor, mandou que abrissem as porteiras e os cofres do governo de SC para esse desastre cinematográico.
Para quem tem dúvidas, que procure a JUCESC de SC que lá encontrará o nome do Secretário como sócio do Diretor.

Fred Burle disse...

Bafões do mundo cinematográfico...

Galvam disse...

Acho que a sua critica foi muito rigorosa, creio que desde a saudosa "Missão Matar" estrelado pelo Tarcísio Meira nos longiquos anos '60, não tinhamos uma produção semelhante com essa temática.
Talvez alguns erros de qualidade tenham sido cometidos, isso para os puristas como você. Que acham que toda produção nacional de cinema tem que ser uma "masterpiece". Muito bom o vies ufanista do filme, o que não é novidade pois o cinema americano nos enche de valores norte-americanos até vazar pelo ouvido em qualquer produção que façam envolvendo militares ou polícia. Mas, quem como eu morou lá sabe a m***a que é a polícia e as instituições deles.
Vamos dar tempo ao tempo, vai melhorar.
No mais acho o filme muito bom e consegui me entusiasmar do começo ao fim.
Abraços.

Fred Burle disse...

SEULLUNGA, não sou purista. Apenas gosto de ver obras bem feitas. Quando faço, dou o máximo para que saia bem feito também, em respeito ao público e ao cinema. A última coisa que eu esperava deste filme era que fosse uma obraprima. Se ele tivesse entretido, já seria um grande ponto a favor. Mas nem isso aconteceu... E sim, vamos dar tempo ao tempo, porque eu também espero que melhore.
Abraço!

Adriano Marques disse...

Olha, não concordo com a crítica, e sabem porque? Porque o crítico foi muito bonzinho...sério! Este FILME É UM TERROR!!!! Quero dizer, um terror de ruim, porque se ainda fosse de terror tudo bem.

O Thiago Lacerda é muito ruim como ator, e o que são os diálogos? E o que é o traficante exigindo que o Brasil desligue seu sistema de defesa? GENTE, é um traficante colocando a nação brasileira de joelhos! MEU DEUS, nem em filme cambojano eu veria isso!!!

Mesmo assim tem quem o defenda. Claro, vai ver são tão alienados que mal sabem o que é cinema de verdade! Ou estão querendo defender o filme só porque é brasileiro. Eu particularmente estou nem aí se é brasileiro, americano, islandes ou de Miamar. Quero é qualidade num filme, e este "Segurança Nacional" não tem nem 1 minuto de projeção que se quer justifique os reais pagos para assisti-lo. Este filme deveria ser proibido de ir para o exterior, porque com certeza irá manchar o nome do cinema nacional perante as platéias do mundo inteiro.

Fred Burle disse...

Adriano, eu defendo o cinema nacional de quem diz que só tem bobagens como esta. Agora, também não deixo de dizer quando o filme é ruim. Concordo que não importa a nacionalidade do filme. O que importa é a qualidade e o respeito com o público. Mas paciência. Infelizmente, temos que conviver com este tipo de produção aí de cima...

Junior disse...

Realmente é até triste ver um filme com tantos recursos ser tão mal feito, é um filme que não está a altura de representar nossas Forças Armadas

Fred Burle disse...

Junior, não está à altura de representar nem as Forças Armadas e nem coisa nenhuma. É, no máximo, um exemplo de "como não fazer".

Unknown disse...

eu assisti o filme! adorei as tomadas, filmagem muito boa,só acho que nosso querido MILTON GONCALVES deveria ter feito mais a pele de um PRESIDENTE, parece mais um padre, na cena do anuncio em rede NACIONAL...depois em outra cena de ordem de ataque...o que foi aquilo?- parecia que ele estava fazendo reverencia a japones! - não precisava baixar tanto a cabeça...perca de filmagem foi a cena em que ele poem a mão no vidro com a BANDEIRA NACIONAL, na hora parecia que ele ia fazer um comentario no patio, ou que estava medindo a bandeira com a mão!- não me passou nada de interansante essa cena, sinto muito por falar isso... mais...THIAGO não foi uma boa escolha para esse papel de agente Federal, deveria aproveitar mais esse papel para lancançar um estilo JANES BOND Brasileiro, ex:"minha opinião", (LUCIANO SZAFIR), não sou fã dele!
estou falando de performace mais experiente ok!- nossa maravilhosa ANGELA VIEIRA, PERFEITA!- A FILHA DELA NO FILME QUE FALTOU MAIS DRAMA. DESCULPE MAIS CRITICAS SÃO PARA MELHORAS!

Unknown disse...

OBS: THIAGO EU ADORA VC...MAIS GOSTO MUITO MAIS AINDA DE VC CONTRACENANDO EM EM OUTRO FILMES...MAIS NÃO FOI UMA BOA ESCOLHA DE PAPEL!

Anônimo disse...

Galera sem comentários este filme tinha q ser proibido mesmo .... muito mas muito ruim. a cena do motoqueiro atacando o avião, o que foi aquilo !!!!?

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias