Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Crítica: O Escritor Fantasma


O cineasta Roman Polanski está preso desde novembro de 2009 na Suíça, aguardando o processo de extradição para os EUA, onde foi condenado em 1978 por abusar sexualmente de uma garota de 13 anos, em 1973, cuja culpa ele mesmo assumiu em 1977, quando fugiu e se refugiu na França, onde ficou “protegido” até o ano passado.

Polêmico, ele conclui este O Escritor Fantasma na prisão domiciliar suíça e ganhou, pelo trabalho, o urso de prata de melhor diretor no Festival de Berlim, em fevereiro deste ano. O roteiro do filme é baseado no romance The Ghost Writer, de Robert Harris, que denuncia assassinatos políticos promovidos pela CIA, agência de espionagem norteamericana.

No filme, Ewan McGregor vive o tal escritor fantasma, que é contratado para escrever a biografia do primeiro-ministro Adam Lang (Pierce Brosnan). Isolado numa ilha, ele desconfia que o seu retratado teria perseguido militantes islâmicos e que o escritor contratado antes dele, para a execução do mesmo serviço, foi encontrado morto numa praia. Começa aí uma intrincada trama, cheia de reviravoltas e com tom de sarcasmo à hipocrisia norteamericana.

Polanski conferiu ao filme uma aura de film-noir, com imagens cheias de sombras e um ambiente predominantemente acinzentado, sob constante clima nublado. Escolha genial, que sufoca não só o protagonista, como também o espectador, cada vez mais tenso com os acontecimentos e ansioso por um desfecho.

Ewan McGregor incorpora bem o seu ghost-writer e Olivia Williams entrega uma atuação adequadamente contida, mas a escolha de Polanski por atores como Pierce Brosnan e Kim Catrall (de Sex and the City) foi um tiro n'água. Ambos não conseguem se livrar da própria imagem para nos fazer acreditar em seus personagens. O resultado: interpretações frágeis.

Mesmo assim e com o auxílio de uma trilha sonora igualmente noir (excelente), o diretor consegue realizar uma obra consistente e que instiga o público até o final surpreendente e momentaneamente incompreensível.

O Escritor Fantasma teve distribuição mal feita nos EUA, o que me pareceu má vontade, pois deixaram-no em cartaz por mais de um mês em algumas pouquíssimas salas, até que o buchicho em torno dele se desfez e finalmente ele teve seu circuito ampliado, mas aí já era tarde. O interesse do público não resistiu por tanto tempo, o que ajudou com que ele decepcionasse nas bilheterias. Ainda assim, a crítica e o público que o assistiu foram bem favoráveis. Além do quê, no resto do mundo a recepção foi bem melhor, sendo o suficiente para que os US$ 45 milhões de orçamento do longa já tenham sido pagos.

Se os EUA vão ou não conseguir prender Polanski – e eu não estou aqui para defendê-lo quanto a isso -, o tempo dirá, mas caso isso aconteça, pelo menos que eles reconheçam o bem que ele faz à sétima arte e o deixem continuar fazendo seus filmes, nem que seja dando ordens da cadeia.

Trailer:

(The Ghost Writer, França/Alemanha/Inglaterra, 128 minutos, 2010)
Dir.: Roman Polanski
Com Ewan Mcgregor, Pierce Brosnan, Kim Catrall, Olivia Williams
Nota 8,5

2 comentários:

Jardel Nunes disse...

Espero que passe no cinema aqui na minha cidade, apesar desses pontos fracos que você comentou, Polanski não costuma errar muito e sempre faz filmes acima da média.
Além disso, gosto muito do trabalho de Macgregor, considero ele um dos mais talentosos atores de sua geração.

Fred Burle disse...

Jardel, este é mais um dos filmes do Polanski acima da média. Pdeo ver sem medo. E eu também gosto bastante do Mcgregor, que acabou de estrear em O Golpista do Ano, no qual também está muito bem.
Abraço!

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias