Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

domingo, 18 de abril de 2010

Crítica: Vidas Que Se Cruzam


Vidas Que Se Cruzam é o primeiro longa metragem dirigido por Guillermo Arriaga, roteirista de filme como Babel, Amores Brutos e 21 Gramas.

Guillermo conta, desta vez, as histórias de vários personagens: Mariana (Jennifer Lawrence) descobre que sua mãe (Kim Basinger) está tendo um caso; Sylvia (Charlize Theron) trabalha em um restaurante e tem dificuldade em se relacionar amorosamente; e tem também Maria (Tessa Ia), uma menina cujo pai sofreu um acidente aéreo há pouco tempo.

O péssimo título nacional denuncia o estilo de filme logo de cara e o espectador já sabe que terá que participar de um jogo de expectativas e adivinhação, sobre quem tem ligação com quem e quais os “segredos” que os personagens escondem. O título original (The Burning Plain) é mais metafórico e tem relação com acontecimentos ocorridos no meio do filme, o que é muito mais adequado.

O “fogo” queima aos poucos a vida de cada um e fica no ar pergunta: “aquelas vidas são tão vazias de amor, a ponto de que as pessoas tomem tais atitudes ou elas os fazem justamente por ter amor demais e não saberem lidar com isso?

O esforço do elenco é notável e boas interpretações são alcançadas, especialmente de Kim Basinger e Charlize Theron, sumidas dos filmes de grande público.

A música é utilizada somente nos últimos minutos, como elemento inteligente de resolução simultânea e elemento possibilitador de emoção finalmente extravasada. É uma das melhores ausências do filme.

Apesar da montagem não-linear em filmes de histórias-que-se-entrelaçam ter como característica esconder as principais informações até o último momento, neste longa isso não acontece e a previsibilidade do início só se confirma no final.

Será isto uma falha de roteiro ou uma falha de montagem? Não importa. O que importa é que Vidas Que Se Cruzam não atinge seus objetivos. Ou não os deixa claros.

A criatividade que Arriaga já demonstrou ter, aqui esvai-se em sequências sem força reflexiva e o resultado parece mais do mesmo. Nem os elementos simbólicos, como as cicatrizes de cortes e queimaduras, são explorados de maneira impactante.

Uma boa intenção nem sempre resulta num bom produto. Como diretor, Arriaga é um ótimo roteirista.

Trailer:

(The Burning Plain, EUA/Argentina, 107 minutos, 2008)
Dir.: Guillermo Arriaga
Com Charlize Theron, Kim Basinger
Nota 6,0

2 comentários:

Rafael Carvalho disse...

Os roteiros do Arriaga, em que muitas histórias se entrecruzam (bem próximo do título traduzido), me parecem um tanto batidos já, o formato precisa de mais vigor, e não sei se esse filme possui essa qualidade. Só assistindo para conferir. Mas a presnça de Charlize Theron já é um grande atrativo.

Fred Burle disse...

Rafael, eu concordo contigo que estas histórias-que-se-cruzam já estão batidas, mas os outros roteiros do Arriaga eram melhores ou pelo menos os diretores os fizeram melhores. E Charlize é um grande atrativo...mesmo!

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias