Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

sábado, 24 de abril de 2010

Crítica: Lissi no Reino dos Birutas


Lissi no Reino dos Birutas é uma peculiar animação alemã, lançada em seu país de origem em 2008 e que obteve enorme público. Chega agora ao Brasil, perdido em meio a grandes estreias de início de alta temporada.

Sem nenhuma divulgação, deve sair de cartaz já na próxima semana, a julgar pela sessão que eu compareci, com um número incrível de espectadores: um!

A animação é uma espécie de paródia dos contos da carochinha. Pensou em Fiona e Shrek? Chegou bem próximo da essência do filme. Mas a maior referência aqui parece ser Sissi, a princesa interpretada por Romy Schneider na trilogia de sucesso da década de 50.

Num cenário gélido, o abominável Homem das Neves faz um pacto com o demônio: entregar-lhe a mulher mais bonita do mundo em troca de ter sua vida poupada da morte iminente. Lissi está prometida para o imperador Franz (de sexualidade duvidosa) e é a escolhida do Homem das Neves, que a sequestra. O imperador sai então em busca do resgate da amada (?), na companhia de seu criado boboca, que é perseguido sexualmente por sua insaciável mãe.

O roteiro foi escrito pelo ator alemão Michael Herbig, que também assina a direção e dubla vários personagens (incluse a princesa) na versão original, baseado na série tevê BullyParade, exibida entre 1997 e 2002. Fazendo algumas referências a Titanic, King Kong e Alice no País das Maravilhas – inclusive com um personagem maluco que vive tomando chá –, o longa agradará aos adultos que gostam de piadas politicamente incorretas e às crianças que gostam de humor pastelão. É quase um Todo Mundo em Pânico no Reino Tão Tão Tão Distante.

Lissi (o filme) encanta por sua alta dose de bizarrice e sagacidade do roteiro em misturar diversas influências consagradas no cinemão norteamericano com o humor e a cultura alemã, numa história dinâmica e bem amarrada, com ritmo acelerado que nem fará o espectador sentir os pouco mais de 80 minutos de projeção.

Entre os brasileiros, haverá quem ache que existem ali doses cavalares de insanidades proferidas ao estilo do Louco, personagem das histórias em quadrinhos do Cebolinha, de Maurício de Sousa.

Bem a cara do festival Anima Mundi, Lissi no Reino dos Birutas já realizou uma façanha ao conseguir estrear no circuito comercial brasileiro. Uma pena que não deva ter sobrevida.

Tomando emprestada a brincadeira feita no filme sobre cópias carbonadas, digo que Lissi no Reino dos Birutas pode até ser uma cópia carbonada das animações computadorizadas feitas atualmente, mas se o carbono é um elemento que compõe vida, esta cópia respira muito bem em meio às obras politicamente corretas encontradas por aí.

Trailer:

(Lissi und der wilde Kaiser, Alemanha, 88 minutos, 2007)
Dir.: Michael Herbig
Nota 7,5

17 comentários:

Cristal disse...

Filme extremamente homofóbico. Tanto que não aguentei até o final da sessão. Até aí "tudo bem", mas uma censura livre? Totalmente impróprio.

Marcos Gouvêa disse...

Nossa,assisti os 10 primeiros minutos e não consegui terminar de assistir o resto do filme e fui assitir o filme dos dragões la que é bem mais legal.

Fred Burle disse...

Cristal, não percebi este teor homofóbico. As piadas são menos agressivas do que programas humorísticos de rede aberta.

Mr Lee, este filme não tem a intenção de ser como os desenhos da Pixar ou da Dreamworks. Ele configura-se como uma alternativa para quem gosta de outro tipo de humor e entende propostas diferentes...

Anônimo disse...

EU ACHEI PÉSSIMO... CONCORDO SER IMPRÓPRIO SIM, PARA SER CENSURA LIVRE, QUANTO A PROGRAMAS QUE PASSAM NA TV ABERTA PODEMOS SELECIONAR O QUE NOSSOS FILHOS ASSISTEM, DAÍ LEVAMOS AO CINEMA E NOS DEPARAMOS COM CENSURA LIVRE DESSE JEITO??? TÁ D+++++++ AFF

Fred Burle disse...

Um mínimo de pesquisa sobre o que vai assistir no cinema não faz mal a ninguém... Aí sim, você escolhe se paga ou não para assistir. Diferente da tevê, que você muda de canal em horário nobre e já se depara com coisas muito mais impróprias que este filme...

Aninha Geriz disse...

O filme realmente é totalmente impróprio para crianças, veja: uma das cenas em que a Lissi joga a trança para salvar o homem das neves observe que a ponta desta trança é em formato de "pênis", ISTO É O CÚMULOOOOO, comprei o filme confiando na censura livre para minha filha que tem apenas 8 anos e me deparo com uma insanidade dessa! Sinceramente estou pensando em processar o diretor do filme pois propaganda enganosa é crime. Se a proposta do diretor era fazer um desenho sádico adulto QUE COLOCASSE CENSURA PRA NO MÍNIMO 14 ANOS, mas aí colocar CENSURA LIVRE? Isso foi apelação pra vender mais. NOTA 000 , Gente não compre este filme para suas crianças!

Fred Burle disse...

Aninha geriz, quem estipula a censura são os órgãos brasileiros. Os produtores nada têm a ver com isso.

Anônimo disse...

Este filme realmente não é apropriado para crianças, contém muitas mensagens subliminares,que possam estimular a homofobia!

Anônimo disse...

Fred Burle, não entendo por que voce insiste em bater de frente com os comentários acima,não vejo ninguém reclamar do filme propriamente dito e sim pela classificação inadequada, pesquisar seria ver o trailer e mesmo assim não daria para perceber que a classificação ideal seria para acima de 14 anos.Eu assisti só até a parte que o Franz aparece com o Bumbum de fora, pois estava acompanhada com minha filha de 12 anos, e detalhe comprei para passar para meus alunos do pré, sorte que tenho o hábito de ver os filmes antes de passar. Quanto a história do filme ainda não posso comentar. Sem mais,
Magda L.A.R.

Fred Burle disse...

Magda, não estou batendo de frente com ninguém. Só disse que cinema é menos invasivo que a tevê, à medida que você pode sim escolher o que quer ou não ver e mostrar para os filhos, ao contrário do que acontece com a tevê. O outro esclarecimento é quanto a processar os produtores do filmes, que nenhum controle têm sobre a censura que cada país aplica a seus filmes. Agora, concordo plenamente, como já disse acima, que os órgãos que aplicam a recomendação etária dos filmes é que devem receber reclamações, pois eles não deveriam ter classificado este filme como livre. Desta forma, vira uma lástima, pois o filme atinge o público errado e é nisso que dá: um monte de gente reclamando. Por isso a pesquisa é importante, pois não se pode confiar na classificação etária...

Anônimo disse...

super legal uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

Ly disse...

Muito bom filme, ri muito, piadas e sacadas inteligentes... realmente é para um público seleto... pessoas de mente aberta que não se escondem atrás dos preconceitos do mundo para cometer os seus próprios... citando Sue Grafton: "Se sua mente não é aberta, feche a boca também"... liberdade de expressão sim... rotulações e imposições de certo/errado, por favor não. Concordo quanto a classificação indicativa que deveria ser estipulada... porém, como mãe, procuro sempre pré-analisar o que é mais indicado para a idade do meu filho, perco tempo sim com essa análise, para evitar esse tipo de "surpresa"... além do mais, em qualquer átomo do mundo você irá encontrar doses "descontroladas" de preconceito, cabe a você educar tua prole para que sejam tolerantes e compreensíveis... mas lembre-se, mente fechada não educa niguém...

Fred Burle disse...

Ly, muito obrigado pelo seu depoimento. Concordo plenamente com você. Não se deve confiar na classificação indicativa e, se os pais querem filtrar o que os filhos veem, têm sim que perder um tempinho fazendo pesquisa.

Abraço!

Pottermaníaca disse...

Adorei o filme, assisti a pouco tempo no HBO Family. É bastante engraçado.
Confesso que me surpreendi, pois na descrição da tv paga, o filme era LIVRE PARA TODOS OS PÚBLICOS, mas como não comecei a assistir desde o início só fui sacar a "jogada" numa cena em que o Homem das Neves está carregando a garota e esta diz "vc fede mais que um monte de bosta", não dei muita importância, considerando que certa vez o filme "Instinto Selvagem 2" foi classificado para maiores de 14, mas quem viu sabe porque a indignação.

No ponto de classificação etária, concordo que os pais que levaram os filhos para verem LISSI NO REINO DOS BIRUTAS tem toda a razão em reclamar, mas não devem dizer que o filme é PÉSSIMO, porque não é. Como já foi dito, cada país tem um conceito de censura, portanto os produtores do filme ñ tem absolutamente nada a ver com o modo como foi classificado no Brasil. Estou dizendo isso, porque há um comentário que diz que o filme é PÉSSIMO, não é péssimo, só não é adequado para um determinado público. Nem toda animação é pra crianças, quem já assistiu a pelo menos um episodio de Simpsons, South Park, Family Guy ou qualquer anime japonês SEM CENSURA, sabe muito bem que o humor é negro e completamente inadequado, mas é engraçado, é inteligente.
Quem decide o que os filho vêem são os pais, que na minha opinião deveriam fazer mais algazarra para coisinhas escrotas como Ben 10 e outros, que poluem completamente a cabeça da criança, tanto quanto um filme como LISSI NO PAÍS DOS BIRUTAS seria apaz de poluir, pois é um tema que todas as crianças presenciam todos os dias.

Lucas disse...

Pottermaníaca, melhor comentário de todos!

Fred Burle disse...

Concordo contigo, Lucas.
Pottermaníaca, obrigado pelo comentário definitivo.

Abraços

Tatiana Cardoso disse...

Não gostei do filme, não achei engraçado, e ainda por cima é homofóbico. Ainda bem que minha filha de 6 anos não entendeu quase nada, principalmente as partes de humor negro. Algumas cenas não faziam sentido nem para mim. Adoro filmes infantis, sempre assisto com minha filha e nunca aconteceu de errarem tanto na classificação. Vou ter que me dar o trabalho de assistir primeiro, visto que os dois técnicos da Secretária Nacional de Justiça, os responsaveis por essa classificação, não estão desempenhando bem suas funções.

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias