Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Crítica: Cerejeiras em Flor (Hanami)


Assisti Cerejeiras em Flor há mais de um ano e nunca tive esperança de que o filme estreasse no Brasil. Para minha surpresa, eis que o mesmo surge em cartaz no Distrito Federal e em São Paulo. Por isso, resolvi falar um pouquinho sobre ele.

Trudi sabe que Rudi, o marido, sofre de uma grave doença, mas esconde a verdade dele. Ela o convence a visitar os filhos em Berlim. Lá, para a surpresa e desespero de Rudi, ela falece. Agora é a vez de Rudi tentar realizar o sonho da vida da esposa, o de conhecer o Japão, terra onde mora o filho caçula, Karl, e onde ele reconhecerá, na dificuldade de comunicação com as pessoas, os problemas que sempre teve, mas nunca percebeu na sua própria relação de marido e mulher.

A diretora alemã Doris Dörrie dá enfoque ao choque de culturas, à falta de comunicação, à distância emocional que a distância física pode gerar numa família, ao arrependimento profundo e à busca por redenção de alguém que nunca percebeu os acontecimentos ao seu redor de maneira lúcida.

Rudi, o personagem central, é o retrato da sociedade atual, possuído pelo drama e pela angústia de um tempo que não volta mais, ao passo que reluta em aceitar o recomeço sempre possível, enquanto há vida. Ele age como se sua vida fosse um Hanami, festival tradicional japonês, no qual as pessoas reunem-se embaixo das árvores, esperando e admirando o desabrochar das flores, enquanto fazem piqueniques.

Cerejeiras em Flor é um filme de bela fotografia – típica das produções que aproveitam-se das cores que o Japão oferece – e de boas atuações. De ritmo lento e roteiro cheio de simbolismos, explora bem os contrastes da correria da rotina japonesa com a viagem interior que o viúvo realiza, especialmente enquanto frequenta o parque da cidade, um lugar tranquilo, onde ele encontrará resoluções para sua situação. Filme singelo e muito bonito.

Trailer:

(Kirschblüten, Alemanha, 127 minutos, 2008)
Dir.: Doris Dörrie
Com Elmar Wepper
Nota 8,0

7 comentários:

Rafael Carvalho disse...

Vi sem muitas expectativas em Salvador e adorei o resultado geral. O melhor é como os personagens centrais, no apego que têm um do outro, aprendem a sacrificar sua própria felicidade para o bem do outro. A esposa principalmente, que dedicou uma vida inteira ao marido. E ele, que vai aprender após a morte da mulher, a reconhecer esse sacrifício. A cena final da dança é linda demais.

Fred Burle disse...

Rafael, como vi há muito tempo, não lembrava da cena final, mas você disse bem: é linda demais!

Anônimo disse...

Sensacional,ví este filme há poucos dias e fiquei extasiada c a sensibilidade e estética abordadas , é simplesmente imperdível !!!!!Nunca ví tanta beleza , realidade e profusão de sentimentos, relações afetivas etc...

Anônimo disse...

Filme maravilhoso! Simples, belo, emocionante, suave e ao mesmo tempo forte! A maneira como aborda as relações entre marido e mulher, e tb entre pais e filhos nos dias atuais é cruel, porém, real e beira a perfeição. Realmente encantador.

Anônimo disse...

Onde posso comprar ou alugar este filme que me parece maravilhoso.

Fred Burle disse...

Não sei se está disponível para venda, mas você pode alugá-lo. Neste link ele está disponível para tal: http://www.netmovies.com.br/filmes/hanami-cerejeiras-em-flor.html

Unknown disse...

Ainda nao vi, mas espero ver o filme em breve...

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias