Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Crítica: Caso 39


A falta de controle dos pais na educação de um filho, inevitável especialmente quando a natureza da criança é cruel desde sempre. Os medos psicanalíticos e o poder que exercem quando as pessoas os deixam dominá-las.

Estas são as principais temáticas de Caso 39, filme disfarçado de terror, dirigido pelo alemão Christian Alvart (do elogiado Anticorpos e do medíocre Pandorum).

O roteiro foca as atenções em Emily, uma assistente social que impede um casal de cometer uma crueldade com a própria filha, Lilly, que fica então sob a guarda de Emily até que pais adotivos sejam encontrados para ela. Mas o que levou os pais de Lilly ao limite da loucura? Até onde vai a inocência daquela criança?

O longa inicia-se como um drama simples, mas o terror toma conta da história gradativamente e a atenção do espectador é presa por um texto muito bem escrito, mas que sofre do mal da expectativa, ou seja, a trama desenvolve-se muito bem, mas não consegue desembocar num desfecho satisfatório e bem explicado.

Com poucas, mas impressionantes cenas de efeitos visuais – como as vespas que atormentam o psicólogo aspirante a namorado de Emily, interpretado por Bradley Cooper –, Caso 39 tem seu trunfo no elenco e na utilização de truques antigos: de câmera, como a abertura de lentes e o chacolhar da mesma; de montagem, com imagens em retrocesso ou aceleração repentina; e de direção de arte, com a construção de cenários maleáveis, como a casa da assistente social que diminui de altura e seus corredores tornam-se mais estreitos à medida que o suspense aumenta, dando a sensação de sufocamento gradativo.

Reneé Zelwegger encara bem o seu papel, longe das comédias a que está acostumada, mas são a mãe (Kerry O'Maley) e a menina (Jodelle Ferland) que materializam o medo e a loucura em suas atuações. A primeira atriz é de atuação mais visceral, completamente entregue aos delírios de sua personagem; a segunda é uma dessas crianças-adultas de atuação deslumbrada que, enquanto o filme concentra-se no drama, é insuportável, mas quando o tom ditado é o de terror, aí sua interpretação irritante torna-se adequada e medonha.

Apesar de querer contar uma história de várias camadas através do drama, o diretor não consegue fugir do lugar-comum do gênero e entrega uma obra que entretem, mas que, em consequência de um final mal elaborado, não consegue ser algo além do que um mero filme de terror.

Trailer:

(Case 39, EUA/Canadá, 109 minutos, 2009)
Dir.: Christian Alvart
Com Reneé Zelwegger, Bradley Cooper
Nota 6,0

*estreia na sexta-feira (09/04)  

11 comentários:

Amanda Aouad disse...

"não consegue desembocar num desfecho satisfatório e bem explicado." É disso que estou cansada nesses filmes americanos sobrenaturais.

Não vi caso 39 e com seus comentários, acho que não irei ver tão cedo.

Fred Burle disse...

Amanda, eu acho que com um mega pacote de pipoca, até que é um programa bacana. Mas como você disse que se irrita com filmes assim, é melhor não ver mesmo...

Unknown disse...

Vi esse filme no início de março, pouco mais de um mês atras, os sustos foram legais e pra assistir despretenciosamente acho bem legal, o cinema é lúdico e interpretativo, os filmes não vem com manuais de instrução...deve ser por isso que eu adoro os filmes do Tarantino, absolutamente nada convencionais, penso que a pessoa que fez o comentário acima, caso tenha assistido "Onde os fracos não tem vez" dos irmãos Cohen, depois final tenha tido vontade de dar um tiro na cabeça, isso é que é legal...a visão dos autores e diretores, porque tudo tem que fazer o "nosso" sentido???


abraço a todos!

Anônimo disse...

Cara me parece mt com a história do A órfã a msma historinha da menininha sofrida q na vdd é malvadeeeeenha coisa e tal :x

Fred Burle disse...

Carlos Alberto, o que a Amanda quis dizer é que os filmes sobrenaturais se repetem muito. Eu concordo. Mas Caso 39 tem seus méritos. E realmente, nem tudo precisa fazer o "nosso" sentido.

Anônimo, eu não vi A Órfã, mas pelo que sei, as duas histórias têm mesmo alguns pontos em comum, especialmente a "menininha sofrida q na vdd é malvadeeeeenha coisa e tal".

Sophia Lima disse...

Fred, to louca pra assistir esse filme. Ainda não entrou em cartaz no cinema da minha cidade. aff...
Eu gostei muito do trailer, só espero que não seja mais um daqueles filmes que são bons nos trailers e péssimos em si.

bjo

Fred Burle disse...

Sophia, não é um filme péssimo. Mas não é sensacional.
Vou sortear ingressos muito em breve.
Quem sabe dê tempo de entrar na sua cidade...
Bjo

Unknown disse...

Pessoal, pra resumir: se for apenas para passar o tempo e se divertir um pouco no cinema, o filme vale a pena. Mas se for esperando um filmaço, algo que tome uma boa parte de seu final de semana, esqueça.

Fred Burle disse...

André resumiu bem.

Sarah disse...

muito boa crítica! concordo em parte com o que disseste. Também fiz uma crítica ao filme, confere se quiseres (:

http://depoisdocinema.blogspot.com/2011/01/caso-39-2009.html

Sarah

Fred Burle disse...

Legal, Sarah.
Já tinha visitado o blog de vocês, mas não tinha ainda lido esta crítica.

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias