Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

segunda-feira, 29 de março de 2010

Revendo: Babel


"sf 1 fig. confusão de línguas. 2 lugar em que há grande confusão e desordem."
 
A definição do dicionário dá uma dica do que encontramos no terceiro filme do mexicano Alejandro González Iñárritu, diretor de 21 gramas e Amores brutos . Se definirmos “efeito babel” como uma simples ação em determinado lugar que pode gerar uma reação em cadeia nos mais diversos lugares do mundo, chegamos então à espinha dorsal do filme.
 
Japonês viaja ao marrocos para exercer a caça de animais e antes de ir embora, dá de presente ao cidadão que foi seu guia um rifle. O marroquino ensina seus filhos a usar o rifle e estes, numa brincadeira de mau gosto, atiram num ônibus de turistas e atingem uma norte-americana que estava com o marido a fim de reerguer o casamento dos dois. O fato impede que o casal retorne na data prevista para os eua. A babá dos filhos do casal, mexicana, com compromisso de casamento marcado e sem ter com quem deixar as crianças até a volta dos pais, resolve então levá-las consigo para o casamento, em sua cidade natal, tendo que atravessar a fronteira com os mimadinhos. Enquanto isso, a polícia procura o dono do rifle, mas só encontram, num primeiro momento, a filha do indivíduo, uma adolescente surda-muda que procura desesperadamente perder a virgindade para não se sentir excluída em seu grupo social.
 
O tema principal a ser discutido é a dificuldade de comunicação, contrariando todo o conceito de globalização em que estamos inseridos, mas entram em questão uma série de problemas gerados por isso, como o choque de culturas, a ignorância de uns e arrogância de outros, a impaciência, a exclusão social, dentre tantos outros temas identificáveis no decorrer da película.
 
O roteiro foi muito bem traçado, Iñárritu optou por uma montagem linear, e intercalada, mostrando as cenas de cada núcleo de forma pré-determinada e previsível (sabemos sempre quem aparecerá na próxima cena), mas que é suficiente para a boa fluidez da história. 

Iñárritu prova que é um dos grandes diretores da atualidade, entrega um filme enxuto e urgente à época. De quebra ainda contou com um elenco de primeira, com destaque para a atuação surpreendente da japonesa Rinko Kikushi (que recentemente integrou o elenco do divertido Vigaristas), a melhor entre as três atrizes do elenco indicadas na categoria de melhor atriz coadjuvante no Oscar. Só não entendi a indicação do filme para melhor trilha sonora, que é coerente, mas muito convencional, sem nenhum diferencial.
 
As filmagens refletiram exatamente o que o filme quis mostrar, pois foram conturbadas, com dificuldade para dirigir tantas línguas numa só equipe, mas Iñárritu prova que é possível contornar todos esses problemas e extrair de toda essa diversidade um resultado excelente como esse.

Trailer:
(idem, França/ EUA/ México, 143 minutos, 2006)
Dir.: Alejandro González Iñarritu
Com Brad Pitt, Cate Blanchett, Rinku Kikuchi, Gael Garcia Bernal, Adriana Barraza
Nota 8,5 

2 comentários:

Cristiano Contreiras disse...

Filme magnífico mesmo, seu belo texto demonstra isso, focando nos principais aspectos.

A lamentar, talvez, a estranha interpretação de Pitt neste filme, não convenceu.

Abs

Fred Burle disse...

Obrigado pelo elogio, Cristiano! Este é um texto que tenho guardado desde a época do lançamento do filme. Só dei uma reformulada para postá-lo.
Abraço

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias