Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

sábado, 20 de março de 2010

Crítica: Criação

Criação é feito nos padrões de filme-para-ganhar-prêmios. Tem figurino de época, direção de arte diversificada, um personagem central forte e roteiro baseado em uma conhecida biografia (Annie's Box, de Randal Keynes). Não é de se estranhar que o filme não tenha obtido este tipo de êxito.

Charles Darwin, cientista e naturalista britânico, autor do livro A Origem das Espécies, elaborou a teoria da evolução das espécies a partir de um ancestral comum, por meio da seleção natural. Suas ideias são difundidas e estudadas até hoje e todo mundo sabe um pouquinho sobre ela. O filme propõe-se retratar a época da escritura do livro, na qual Darwin passava também por problemas familiares, após a morte de uma de suas filhas, Annie.

A grande falha do roteiro é concentrar a história no drama pessoal do cientista e praticamente deixar de lado as descobertas dele, o processo de observação dos seres e a consequente elaboração da sua principal teoria, que ia, na época, contra os preceitos da Igreja. O conflito científico e o conflito religião versus ciência pouco são abordados. Assim, a obra torna-se uma visão reducionista do trabalho de Darwin, um trabalho equivocado e desperdiçado. Ora, se fosse para contar a história de um pai de família com alucinações e traumas pós-morte da filha, porque então escolher Darwin como personagem-tema?

Seria um enorme prazer assistirmos ao filme e termos a sensação de descoberta junto com o protagonista – interpretado sem a devida entrega por Paul Bettany (Dogville). A história dava margens a belas cenas de licença poética e cores destacadas dos seres por ele estudados, mas o que vemos é uma fotografia sem vida, com cenários que abusam do marrom e deixam tudo mais sem graça.

Mesmo no âmbito do drama familiar, o filme não consegue desenvolver o seu potencial, deixando o bom trabalho de Jennifer Connelly (Requiem Para Um Sonho), como a esposa de Darwin, relegado a poucas falas e pouca relevância, esquecendo-se de retratá-la como “a grande mulher por detrás do grande homem”: uma mera espectadora.

Por mais que “A Origem das Espécies” seja uma teoria amplamente difundida, roteiro e direção não poderiam partir deste pressuposto e deixar de explicar os seus pormenores. Engana-se quem pensa que vai entender ou captar alguma informação relevante sobre tal teoria ao assistir este filme. Ela não é nem citada por cerca de 40 minutos e de repente, uma sequência de menos de um minuto resume com pensamentos sobrepostos e não-interligados os pensamentos de Darwin e logo em seguida, voilá, eis o livro pronto.

Criação é dirigido por Jon Amiel, cujo trabalho concentra-se na tevê, que aliás, seria o nicho mais adequado para se lançar este filme. Tem mais cara de minissérie da tevê a cabo do que de cinema – não que eu queira rebaixar uma coisa a outra.

Trailer:

(Creation, Inglaterra,108 minutos, 2009)
Dir.: Jon Amiel
Com Paul Bettany, Jennifer Connelly, Jeremy Northam

5 comentários:

bruno knott disse...

concordo!
transformaram o filme num drama familiar, basicamente...

Cristiano Contreiras disse...

Poxa, confesso que estava mais interessado, tantas criticas negativas por parte dos blogueiros...uma pena!
abraço!

Fred Burle disse...

Que bom, Bruno. Esta escolha foi um grande equívoco.

Cristiano, assista e entenderá o porquê da recepeção fria da crítica.

Abraço!

Pandora disse...

Acabei de assistir o filme, não desgostei de forma alguma, gosto de dramas e acho que lembre-mos que ciêntistas afinal de contas são homens que sofrem, adoecem, possuem filhos e família e a relação deles com os seus influencia seu trabalho... No meu caso serviu para quebrar um pouco a antipatia que sempre sentir por Darwin, humanizou o gênio e me deu vontade de ler o livro dele, de desvendar seus caminhos com mais atenção!!!!

Mas, entendo sua critica, entendi o que vc quis dizer e acho que é pertinente...

Fred Burle disse...

Pandora, eu concordo que seja interessante conhecer o lado familiar dos grandes nomes, mas acho que isso deve ser feito com cuidado e equilibrando a história profissional com a pessoal. Este filme o fez em forma de fofoca melodramática e não fez a ligação entre os dois lados, que seria mostrar como a vida pessoal influenciou a carreira dele. Seria como mostrar o porquê das coisas... Enfim. Você entendeu.
E que bom que isso não influenciou para você gostar do filme.

Abraço

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias