Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Crítica: Um Olhar do Paraíso

Peter Jackson não tem medo das histórias difíceis de contar no cinema. É ousado, mas nem sempre acerta. Fez da trilogia O Senhor dos Anéis uma obraprima do cinema recente, mas errou feio ao refilmar King Kong, em 2005.


Um Olhar do Paraíso (péssima tradução para The Lovely Bones, “os restos angelicais” do título original) é baseado no livro de Alice Sebold, Uma Vida Interrompida – Lembranças de um Anjo Assassinado. É ambientado em dezembro de 1973, quando a menina Susie Salmon, de 14 anos, voltava da escola para casa e foi assassinada. Depois de morta, Susie continua a velar por sua família – enquanto seu assassino permanece solto. Presa em um extraordinário, ainda que misterioso, espaço entre a Terra e o Céu a menina descobre que precisa escolher entre a busca por vingança e o desejo de ver seus amados seguirem em frente.


Com um elenco que mescla ótimas atuações (Saoirse Ronan e Stanley Tucci, indicado ao Oscar de coadjuvante) e personagens desconexos (Susan Sarandon e Rachel Weisz, surpreendentemente apagadas), o filme faz poesia em torno da morte, de maneira esteticamente brilhante. Injustamente de fora do Oscar, a direção de arte equilibra uma ótima reconstrução da década de 70, especialmente do interior das casas, com uma variedade incrível de belas imagens do que seria o paraíso para a menina recém-assassinada.


Em sua primeira metade, Um Olhar do Paraíso é uma obra dramática maravilhosa, mas quando entra na questão da investigação do crime, tudo desanda. Ambos os estilos não são bem dosados, deixando o ritmo instável. Até uma sequência engraçadinha, sobre a reabilitação da família é incluída. Desnecessária e sem a menor graça num contexto tão trágico.


Além da falta de sintonia entre as cenas poéticas e da investigação, é jogado, a todo momento, conceitos piegas de vida após a morte, quase um “manual de contraindicações espíritas”: o que fazer (ou não) para deixar o espírito do seu morto descansar em paz?


Com Um Olhar do Paraíso, o diretor Peter Jackson se deixa influenciar pela própria obra, misturando a beleza dos cenários de sua trilogia dos aneis com os enquadramentos e o clima de thriller trash de Fome Animal. O resultado é um descompasso total, um erro infeliz. Dá dó ver uma ideia com tanto potencial ser desperdiçada assim.


Trailer:

(The Lovely Bones, EUA/Inglaterra/Nova Zelândia, 135 minutos, 2009)
Dir.: Peter Jackson
Com Mark Wahlberg, Rachel Weisz, Susan Sarandon, Saoirse Ronan, Stanley Tucci

14 comentários:

Rafael Carvalho disse...

Uma pena que tanta gente tenha reclamado do filme. Espero vê-lo brevemente, mas não tenho mais a grande especatativa de antes.

Fred Burle disse...

Rafael, é melhor ter pouca expectatiova. Pelo menos você poderá ver pontos positivos...

Rodrigo Mendes disse...

Fred,
discordo de você plenamente.

O Peter Jackson é um diretor muito além de épicos sobre anéis..

abs!

Fred Burle disse...

Rodrigo, onde está discórdia?
Eu também acho isso do Peter Jackson...

Fee Alpino disse...

Só vou discordar quando vc fala que a Susan Sarandon estava apagada, p/ mim ela como sempre estava otima, a personagem dela que é completamente descartavel. O maior problema do filme p/ mim foi que é terrivelmente brega no mal sentido e cheio de elementos desnecessarios. Nossa eu queria matar o namoradinho dela e a "chinesa" morta. É pessimo quando o trailer do filme é muito melhor que o proprio!

Fred Burle disse...

Fee, você mesma falou: o personagem de Susan é descartável. Isso faz dela apagada no filme, não que ela seja ruim, longe de mim pensar isso.
E eu também achei o namoradinho e a cinhesinha um porre!

Filipe Duarte disse...

Eu finalmente vi o filme Fred. E graças a promoção aqui no blog senão acho que esperaria o lançamento em DVD. Mas por um lado valeu a pena...o visual do filme é lindo. Drieção de arte, como vc disse, maravilhosa. Até foi injustiçado no Oscar. Agora o modo como as duas histórias ficaram juntas não foi legal. Parecem dois filmes ao mesmo tempo na tela.
E realmente de um lado a grandeza de planos à la Senhor dos Anéis e de outro cenas com câmera na mão.
Gostei das atuações do Stanley e da Saoirse, mas reralmente o rersto do elenco tava bem disconexo.
Agora só teve um alívio. Desta vez ele não fez um filme de 3 horas, se não ninguém aguentaria hehehe.
E valeu pelos ingressos Fred e continue fazendo mais promoções pra gente hehehe

Fred Burle disse...

Fiu, que bom que a sessão não foi de toda ruim. Realmente, se tivesse mais tempo de filme, seria muito arrastado. De nada pelos ingressos! Obrigado você pelas constantes visitas e comentários.

Sophia Lima disse...

Um filme para mim não pode ser 100% ruim nem 100% bom, sempre, ao meu ver, vai existir alguma coisa que não agrade a alguém.

Um Olhar do Paraíso é 98% ruim e os 2% fica 1 para a direção e o outro para a direção de arte, que é muito boa. Esse, para mim, é aquele tipo de filme que quando se assisti o trailer vc fica encanto, querendo logo assistir, vai com muita sede ao copo e se decepciona com o que vê.

Essa é a primeira vez que entro no seu blog, to amando tudo até agora. rs

Fred Burle disse...

Sophia, 98% ruim é maldade, não?! Só a direção e a direção de arte que você citou já merecem uma porcentagem maior! Mas no geral, o filme decepciona mesmo.
Que bom que está gostando do blog. Espero te ver/ler mais por aqui.
Abraço!

Leo disse...

Vi o filme e não gostei nada, fui procurar nas criticas se eu fui o unico a nao gostar. E achei nesta critica oq eu penso extamente sobre o filme, sem tirar sem por...

Tinha tudo pra ser...mais nao foi !

Fred Burle disse...

Leo, que boa a concordância! Agora você já tem um blog pra visitar mais vezes. Olha, que legal! rsrs

Abraço

Robson Souza disse...

Oi Fred. Assisti ontem e achei no geral um bom filme. Depois de Senhor dos Anéis é o melhor filme dele na minha opinião. Eu só não gostei muito da interpretação do Mark Wahlberg e realmente a entrada da chinesa no filme já dizendo para a Susie seguir em frente foi demais! Tem outras pontos que incomodam um pouco no filme. Mas gosto de filmes que prendem a minha atenção do começo ao fim e esse pelo menos cumpriu esse papel.
Abs
Robson
http://www.facebook.com/profile.php?id=1312327496

Fred Burle disse...

Oi, Robson!
Bom, além de O Senhor dos Aneis, ele não tem muita coisa boa, então...

Abs!

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias