Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Crítica: O Lobisomem


Lawrence Talbot (Benicio Del Toro) convive, desde criança, com a imagem da mãe morta nos braços de seu pai, Sir John Talbot (Anthony Hopkins). Após o acontecido, ele deixa a aldeia de Blackmoor por anos, mas é obrigado a retornar, quando recebe uma carta de sua cunhada (Emily Blunt), informando-o de que seu irmão está desaparecido.

Ao chegar, ele descobre que o irmão foi morto por uma criatura que tem amedrontado a região. Trata-se de um licantropo, um homem que transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Lawrence sai à caça do monstro, mas ao ser mordido pelo mesmo, terá que enfrentar os instintos ruins que adquire e a perseguição dos inspetores da Scotland Yard, para encontrar o lobisomem, acabar com a matança da aldeia e proteger a mulher amada.

Baseado no roteiro de Curt Siodmak – roteirista da versão de 1941 do Lobisomem para as telonas, esta nova roupagem do licantropo não segue o perigoso caminho da maioria das refilmagens recentes, sendo fiel e respeitoso ao espírito original dos clássicos sobre o monstro, inclusive mantendo vários dos personagens da antiga versão.

O diretor Joe Johnston (Jumanji, Jurassic Park III, O Céu de Outubro) não demonstra ter intenções de ser lido com facilidade pelo público acostumado a ter histórias simplificadas em prol de muita ação. Ele não tem pressa para contar a trajetória de Lawrence Talbot e talvez tenha sido esta a sua melhor escolha.

Não há, no longa, aparições em excesso do lobisomem, o que permite a criação de uma atmosfera tensa, com o suspense acontecendo num crescente. A maior mudança em relação à versão de 1941 é que o foco maior é dado para a relação entre pai e filho, o que dá mais densidade e gera mais conflitos para os personagens.

Aliado a uma bela e sombria fotografia, ótimos figurinos, cenários grandiosos e detalhistas, efeitos visuais incríveis e atuações muito boas – especialmente de Benício Del Toro – O Lobisomem apresenta-se como um terror genuíno, ou seja, do jeito que tem que ser.

Apesar de ter uma edição de som muito boa, eu não gostei do tratamento dado às vozes do elenco, que ganham tons mais agudos e ficam próximos do som de rádio.

Depois de tantos acertos, em seu último plano, o filme não resiste à mesmice – talvez por exigência do estúdio – e entrega uma imagem piegas, feita para deixar brechas para uma sequência que, caso aconteça, precisará de um roteiro excelente para ficar tão boa quanto este reinício de história.

Fora isso, tudo certo. O Lobisomem é diversão garantida para os nerds de plantão e para os fãs do bom terror.

Crítica em vídeo:

(The Wolfman, EUA, 125 minutos, 2010)
Dir.: Joe Johnston
Com Benicio Del Toro, Anthony Hopkins, Emily Blunt, Hugo Weaving
Nota 8,0

*estreia nesta sexta-feira (12/02)

14 comentários:

Jardel Nunes disse...

Estou muito curioso em relação a esse filme, ainda mais depois de todas as notícias sobre suas refilmagens e remontagens...
Pelo que já ouvi falar e pelos trailers, percebe-se que é um filme de terror genuíno, diferente dos de hoje em dia...
Interessante o fato das vozes... será que não foi um problema na sala de cinema? Me lembro que quando fui assistir Inimigos Públicos o som estava muito baixo e abafado...

Abraços

www.topangablog.blogspot.com

Unknown disse...

Assiti ontem ao filme. Excelente atuaçaão, cenários impecáveis e nota 10 para Benício Del Toro - na minha opinião um dos mais belos do cinema e competentes tambem.
Imperdível!!!!

Fred Burle disse...

Jardel, a questão das vozes é proposital, tanto que os outros sons do filme são excelentes e muito bem mixados. A intenção era a de criar um clima de filme clássico mesmo. Eu é que não curti muito isso...

Thonia, também acho o Benicio um grande ator. Que bom que gostou do filme!

Abraços!

Filipe Duarte disse...

Fred com dois filmes na Era Vitoriana entrando no cinema com tão pouco tempo agora posso comparar a fotografia. Essa fotografia Era Vitoriana sim é maravilhosa, deixou a do Sherlock Holmes no chinelo. Sombria, densa, sem cair no sombrio azulado tão comum atualmente.
Com relação ao filme, eu achei um dos melhores blockbusters desse ano. O Joe Johnston respeitou o filme do horror, fez um filme "old school" e bem gore. A trilha sonora do Danny Elfman também tá demais, sem falar na direção de arte, figurinos, aquela cena do túmulo de pedra da mãe do Talbot ficou linda.
Agora com relação aquela sua sugestão final de continuação, acho que não vai ocorrer. Primeiro porque eu acho que o filme não irá tão bem nas bilheterias, não com o tanto de sangue que ele tem. E segundo porque ela não teria sentido algum, acho que a cena foi apenas pra demonstrar que a maldição do licantropo continua. Só isso.
E por último: elenco sensacional e o Benicio nem de maquiagem precisa pra assustar alguém. :D

Fred Burle disse...

Fiu, viu?! É bom que dá pra entender o que eu quis dizer quando critiquei a fotografia do Sherlock. A de Lobisomem é muito mais adequada!
A sugestão de continuação não é minha, é do filme! rsrs O estúdio tem esta intenção e o filme não foi mal de bilheteria, não. Arrecadou 36 milhões no primeiro fim de semana nos EUA, com média melhor do que de Percy Jackson, por exemplo. Vamos ver como continuará...
E você chamou o Benicio de feio na maior, hein?! hahaha
Abraço!

Filipe Duarte disse...

Não que ele seja feio, mas pô...a expressão dele já dá pra assustar fácil no filme. É eu vi que foi melhor que o Percy na média, mas acho que não continua não. Eu espero para o nosso bem que não façam continuação. Agente Smith de lobisomem, sei não. hehehe

Fred Burle disse...

hahaha
Seria bizarro!
Acho que um filme só está de bom tamanho.

Sophia Lima disse...

Fred, eu não posso dizer que odiei o filme, mas eu não suportei. Eu não sei se por eu ter assistido o filme dublado (coisa que eu não suporto) tenha influenciado.

Amei as atuações de Benicio e de Anthony, claro!

Mas pra mim a história, o suspense todo do filme, foi logo revelado, não deixando aquela sensação gostosa do suspense mesmo pro final. Achei o filme precipitado. Mas é bom.

Fred Burle disse...

Sophia, ver filmes live-action dublado é sofrível. É provável que isso tenha te influenciado. Mas a intenção do diretor não foi a de manter o suspense, afinal, a proposta era ser fiel ao clima dos primeiros filmes sobre Lobisomem e à história original, que é de conhecimento amplo do público. Então, nem cabia fazer suspense com uma história dessas. Que pena que você não gostou. Acontece.

Magno Argolo disse...

O filme é muito bom. Só não foi melhor por que assisti dublado, e não gosto. Tudo isso por que o cinema(único) de minha cidade ainda é pequeno. Mas creio que isso vai mudar. Oremos... Rsrs! Voltando, achei o filme muito bom mesmo. Sou suspeito pra falar por que amo o Hopkins e o Benício. A direção é bem cuidosa. Roteiro bem escrito e direção artítica muito boa. Amei também a fotografia. Algumas cenas são incrivelmente perfeitas. Os efeitos especiais são muito bons também! Enfim, gostei muito do filme. A primeira vez que vi o trailler fiquei doido. Amo esse tipo de filme e ainda mais com o Hopkins, que pra mim é um dos melhores. Valeu Fred... Meus primeiros comentários ainda. Espero postar sempre minhas impressões. Amplexos

Fred Burle disse...

Magno, que tragédia você ter assistido dublado! rsrs Dublagem de filme live-action é muito sofrida no Brasil. Mas tenha fé que muitos cinemas ainda serão inaugurados na sua cidade!
Mas... o que são "amplexos"?
Abraço

Magno Argolo disse...

Fred, Deus te ouça. Precisamos de mais cinemas aqui. Ou pelo menos que aumentem o que já temos. Rsrs! Isso porque quando o shopping foi contruído não acreditavam ainda que um cinema aqui daria lucro. Mas acredito que já deve estar em andamento algum projeto para aumentá-lo. Assim espero. Pois é, esse tipo de filme ainda não é dublado direitinho, de modo que fique legal. Quer dizer, nenhum tipo de dublagem pra mim fica legal, pronto falei. Rsrs! Algumas dublagens ficam até bem feitas, mas nada melhor do que ouvir a voz do ator, sentir a emoção que o ator passa através da voz naquele momento. Dublagem nunca faz com que sintamos a emoção completa. Então, fico com minhas queridas e amadas legendas! Rsrs! Ah, amplexos são "abraços". Mania minha. Sempre mando amplexos ou ósculos, que são "beijos", no final de meus recados ou comentários! Então, amplexos. Hehe...

Fred Burle disse...

Magno, o estudo que fizeram sobre salas de cinema diz que, para cada 200 mil habitantes, uma sala de cinema pode ser construída sem que dê prejuízos. Mas como o circuito exibidor é muito deficiente no Brasil, este parâmetro não é seguido.
Eu também não gosto de dublagens, exceto em pouquíssimos filmes de animação. Mas prefiro sempre ouvir a voz original. Nem dá para julgar certas questões no filme se o mesmo for dublado, já que isso muda as características que os produtores pensaram para fazê-lo, etc.
Todo mundo tem mania. Não vou pegar a sua, porque já tenho muitas.
Então, abraço para você!

Anônimo disse...

o filme faltou o suspense inicial da aparição da fera, que foi imediata. precisava ser mais trabalhada. ter mais suspense e aos poucos ir se revelando em ataques surpresas nas sombras..teve tudo para arrebentar. faltou visão do diretor.

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias