Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Salve Geral está fora da disputa pelo Oscar



Que "Salve Geral" não seria escolhido para disputar a estatueta de melhor filme estrangeiro no Oscar 2010, todos já desconfiavam. O próprio diretor do filme, Sérgio Rezende, não nutria muita esperança de que isto acontecesse, como pode ser conferido na entrevista exclusiva que ele me deu, na época do lançamento no Brasil. 

A confiança era tão baixa que o filme nem teve, nos EUA, uma campanha digna de grandes concorrentes, nem para o Globo de Ouro e nem para o Oscar. A expectativa foi apenas confirmada, com a divulgação dos pré-selecionados na categoria de filmes estrangeiros, cujos nomes  e seus respectivos países produtores podem ser conferidos na lista abaixo:


Argentina : "El Secreto de Sus Ojos", de Juan Jose Campanella.
Austrália: "Samson & Delilah", de Warwick Thornton.
Bulgária: "The World Is Big and Salvation Lurks around the Corner", do diretor Stephan Komandarev.
França: "Un Prophète", de Jacques Audiard.
Alemanha: "The White Ribbon" (A Fita Branca), dirigido por Michael Haneke (leia a crítica).

Israel: "Ajami", de Scandar Copti and Yaron Shani
Cazaquistão: "Kelin", de Ermek Tursunov
Holanda: "Winter in Wartime", de Martin Koolhoven
Peru: "A Teta Assustada" (The Milk of Sorrow), de Claudia Llosar (leia a crítica aqui).




Dos nove pré-concorrentes, "A Fita Branca", de Michael Haneke, é considerado o grande favorito, tendo ganho, no último dia 17, o Globo de Ouro da categoria. O filme foi exibido em Brasília na abertura do FIC Brasília, tendo recebido muitos elogios da crítica local.

A lista com os cinco concorrentes definitivos em cada categoria da premiação será divulgada no dia 02 de fevereiro.

A crítica do filme Salve Geral pode ser conferida aqui.

8 comentários:

Anônimo disse...

Isso é óbvio, a qualidade dos filmes nacionais está longe de poder competir com filmes estrangeiros, isso porque o cinema nacional so conhece dois tipos de generos: Comédia romântica e filmes sobre o tráfico. (Ponto)
Desse jeito não vai pra frente é nunca...
Olha o nipe do filme digno de sessão da tarde que foi lançado recentemente: "Se eu fosse você 2"
Xuxa e o mistério de feiurinha.
Aqui pra conseguir um patrocínio o roteiro tem que ter uma tarja com a frase: "Incrívelmente estúpido e sem noção" caso contrário vira filme B, feito com baixo orçamento e com uma produção no mínimo Trash.
E tenho dito!

jeffcelophane disse...

Concordo com o Comentário acima, os filmes Brasileiros estão muitos anos luz de ter qualidade para competir com os de outros paises. Os nossos melhores diretores estão pulando fora e indo pra hollywood pra fazer cinema realmente e não estas porcarias babacas ditadas pela Globo Filmes, monopolizadora agora do cinema Nacional como já não bastasse o Monopólio da imbecil televisão nacional.
Não estou generalizando, mas o que tem prestado ultimamente são os Documentários muito bem conduzidos.
É uma pena pois somos um povo com muita criatividade muito boas produções teatrais, muito bons atores, eu disse "ATORES e não modelos, e poderíamos estar sendo conhecidos por belas produções.
fica aqui minha crítica e que ganhe "A Fita Branca" que é lindo.

UM abraço cinéfilos

Socially Awkward Guy disse...

Grande coisa...
"Foi a maneira que Rezende encontrou de mostrar as mulheres por trás do Comando e os motivos que as levam a perder a integridade."
O dia que os produtores brasileiros pararem de onda com filmes com fim social, ou cunho moralista nós vamos pro Oscar!

Socially Awkward Guy disse...

Cliquei em publicar sem querer... n terminei... ^^
A prova do que eu falei ta no post abaixo:
"Se Eu Fosse Você 2 – 6,11 milhões"
O povo quer entretenimento na tela... mostrar problema da vida real não precisa... todos nós vivemos esses problemas... O cinema não pode continuar sendo utilizado como corte social no brasil... Devemos olhar como uma distração, algo que nos faça sentir bem...
Ninguem se sente bem aprendendo sobre "as mulheres por trás do Comando..."
É isso desabafei ^^
t+ fred

Fred Burle disse...

Anônimo e Jefcelophane - não podemos generalizar. O Brasil tem produzido filmes excelentes e com condições plenas de concorrer com outros países, vide Estômago e À Deriva. O problema é que esses filmes não têm a divulgação necessária, nem no Brasil e nem no exterior. O domínio Globo Filmes só é saudável para a bilheteria nacional, mas a qualidade duvidosa de boa parte dos seus filmes nos prejudica. Salve Geral não é um filme ruim, mas era óbvio que não deveria ter sido escolhido. Eis o nosso grande problema: a comissão que escolhe nossos representantes no Oscar. De qualquer forma, abram seus olhares para o cinema alternativo brasileiro e verão que temos obras brilhantes sendo produzidas e passando despercebidas.

José, há espaço para tudo no cinema. Da mesma forma que muita gente já enjoou de ver filmes de cunho social no Brasil, muita gente está enjoada da onda de comédias descartáveis que assola nosso cinema. É preciso que haja um equilíbrio. Até existe, mas a parte boa do nosso cinema quase ninguém assiste. É como na política, em que só os corruptos têm divulgação. Quem faz coisa boa não é vangloriado e nem divulgado.

Entendem a questão?

Abraços e boas escolhas de filmes nacionais para vocês!

Socially Awkward Guy disse...

entender eu tentendi, mas n falo só de comédia, isso foi só um exemplo.. porque não achei outro brasileiro... por exemplo: você já assistiu código de conduta? é ação, muito inteligente, sem cunho social apesar de ter uma moral, e não é comédia... e é um excelente filme, agora os filmes brasileiros que não são comédia, são na maioria esmagadora de cunho social, acho que não é preciso mecher em feridas para alcançar ninguém e ainda ter um impacto moralista isso está bem claro nesse filme código de conduta... entendeu melhor o que eu quis dizer?

jeffcelophane disse...

Caro Fred
Concordo que "Estomago" e "A Deriva" sejam "bons" filmes... mas acho que já cansou bastante esta temática Social, cadeia/bandido/sexo/politica/politicagem... as comédias romanticas nem falo nada um verdadeiro horror, um lixo que teve um aumento de público absurdo neste ano passado. O que gostaria de ver no cinema nacional que eu acho que é verdadeiramente Brasileiro são as maravilhosas histórias que temos seja na literatura popular... Por exemplo:
A rede Globo colocou duas miniséries simpelsmente maravilhosas: "Um dia de Maria" e "a Pedra Do Rei" de Suassuna que poderiam ter sido feitas com linguagem cinematográfica ampliando muito mais este universo Fantástico de nossa cultura com exelentes atores, com uma cenografia absurdamente competente - com imagens do imaginário popular de tirar o folego - o Cinema Nacional precisa pular fora da realidade e viajar na Fantasia, que temos de sobra pra dar e vender.
Bem é minha opinião.

Fred Burle disse...

José, em sua maioria, os "filmes de cunho social" ou moralistas são da Globo Filmes. Assista Estômago, À Deriva, Chega de Saudade, Jogo de Cena, Santiago e/ou Simonal. Daí me diga sua opinião sobre eles.

Jeff, essas obras têm muito valor, mas são pouco reconhecidas pelo público. Tanto que essas duas minisséries foram um fracasso de audiência, assim como Capitu. Mas há muitas obras excelentes no cinema nacional. Acho que os filmes não estão chegando a vocês.

É tudo uma questão de saber separar o joio do trigo.

O cinema norteamericano chega a todo mundo e vocês hão de convir que está cheio de porcarias. Já o cinema nacional... se não for apelativo ao público, não chega. Uma pena.

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias