Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Petition


Petition é um documentário sobre um fenômeno social que ocorre na China atualmente, que são os agrupamentos de pessoas em Pequim, vindas de todos os cantos do país, para darem entrada em petições contra as suas autoridades locais. Estas pessoas são chamadas de peticionários, cada qual com um tipo diferente de injustiça sofrida. São violações dos direitos humanos, frutos do regime ditatorial que é camuflado pela ascensão de uma falsa democracia na China.

O diretor Zhao Liang acompanhou, desde 1996, alguns desses peticionários e compilou tudo isso no filme de 120 minutos.

No seu primeiro terço, o filme limita-se a mostrar pessoas lamentando-se das petições nunca atendidas. Fica chato ouví-las, porque até então não sabemos direito o que as levaram a protestar e fica tudo no ar, em meio às dezenas de pessoas falando a mesma coisa. Os 120 minutos poderiam, sem prejuízo à história, virar 100 minutos.

Depois disso, o filme fica mais interessante, com o diretor mostrando mais o que acontece. É como um ciclo: eles protestam, apanham da polícia (que eles chamam de “Caçadores”), são presos ou forjadamente declarados como doentes mentais, sendo internados em manicômio. E fica tudo por isso mesmo, quando muito, porque às vezes coisas até piores acontecem. Tudo muito bem abafado pela censura do país.

Mas reparem, não estamos falando de um tempo distante. Estamos falando do cenário de um país às vesperas de cediar uma Olimpíada, mostrando-se para o mundo como eles se abriram para a democracia. Vocês verão que a China não passava por mil maravilhas quando os jogos aconteceram.

É um absurdo acontecer lá, em pleno século XXI, o que não acontece por aqui (pelo menos com tanta voracidade) há quase trinta anos.

Só senti uma certa dificuldade em filtrar o que o diretor dizia – sim, porque em documentários, há que se desconfiar de tudo –, já que retratar o assunto com uma visão unilateral das coisas era a única forma de ele levar os acontecimentos para o mundo. Se fosse mostrar o outro lado, questionando autoridades, certamente seria perseguido, teria o mesmo destino dos peticionários e seu filme nunca ficaria pronto.

Mesmo sendo parcial ao extremo, é de se louvar a coragem do diretor. Como disse um dos peticionários: “...a democracia precisa de tolerância, senão não é democracia.”

Para quem quer expandir horizontes e usar o cinema também como fonte de informação e reflexão, saindo um pouco do puro entretenimento, Petition (selecionado para a Mostra Competitiva de Cannes) é uma boa pedida.

É bom dizer que o filme está com legendagem ao vivo no FIC Brasília, ou seja, não tem distribuição garantida por aqui. Provavelmente nunca chegará ao Brasil. Oportunidade única para vê-lo. Não desperdicem!


Petition

(idem, China, 120 minutos, 2009)

Dir.: Zhao Liang

Nota 7,4

Saiba os horários do filme no FIC Brasília, aqui.

1 comentários:

Anônimo disse...

Have you got any idea when I might find subtitles forthis movie?

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias