Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

sábado, 21 de novembro de 2009

Explicações, notícias e críticas sobre o 42º Festival de Brasília


Acho que devo explicações sobre o meu sumiço. Muitos perguntaram-me porque eu resolvi não cobrir o 42º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Aconteceu que, ao término da cobertura do FIC Brasília, tive que pôr a vida nos eixos novamente. Contas a pagar, casa para cuidar, trabalho a ser reposto, além dos compromissos com a universidade, na qual estou prestes a me formar. Para aumentar a correria, estou às vésperas de filmar mais um curta-metragem, no qual assino a produção executiva.

Tudo isso, unido ao fato de que a organização do Festival de Brasília recusou-me a credencial, fez com que eu decidisse não cobrir o festival.

Infelizmente, isso deixou-me um pouco por fora do que tem acontecido nos bastidores do evento. Inclusive, só hoje fui avisado de que um dos curtas que produzi, o 32 Mastigadas: 16 N e 16 S, passou ontem no Hotel Nacional, dentro da programação do Seminário Imagens e Imaginários de Brasília, realizado pela professora doutora Tânia Montoro, através do Festival. Fiquei feliz em saber que o curta foi super bem recebido pelo público presente, mas triste pela falta de organização do festival, que sequer avisou aos realizadores do filme sobre a sua exibição.

Apesar de todos esses probleminhas, consegui ir, na quinta-feira, assistir a um dos dois longas que realmente interessaram-me na Mostra Competitiva: o documentário Filhos de João – Admirável Mundo Novo Baiano.

Nunca havia experimentado assistir um filme deste festival num dos locais alternativos ao Cine Brasília. Assistir aos dois curtas e ao longa no Centro Cultural Banco do Brasil foi bem interessante. Lá, não há a usual aglomeração absurda de pessoas e a disputa enlouquecida por um lugar, como acontece no tradicional Cine Brasília, todas as noites.

A reação do público, durante a exibição, também é mais contida. Talvez por ser uma sala bem menor, onde todos podem identificar de onde vêm as reações. Isso intimidou, mas não impediu os espectadores de baterem algumas palmas comedidas ou darem boa risadas com os filmes.

Primeiramente, assistimos ao curta carioca O Homem-Bomba, sobre a relação de dois pequenos amigos num dos morros do Rio de Janeiro. Particularmente, não gostei do curta. Tem uma fotografia azulada que intenciona deixar o clima constantemente nublado, inclusive camuflando o sol nas cenas diurnas. Um tom sombrio que julgo ser desnecessário. Além disso, o fato de as duas crianças terem sido selecionadas do Nós do Morro – grupo de teatro de Guti Fraga, que revela grandes artistas do morro constantemente – implicitava que elas seriam boas ou que seria melhor ensaiadas, o que não aconteceu. O Homem-Bomba é um curta bem irregular, sem grandes atrativos. É o chamado filme “whatever”.

Em seguida, iniciou-se o curta gaúcho Amigos Bizarros de Ricardinho, sobre a história de Ricardinho, um sujeito tipicamente palerma, mas cheio de histórias bizarras para contar, sobre seus amigos. Ricardinho vai em busca do seu sonho: ser um arte-finalista numa empresa de publicidade, assim como foi o seu pai.

O diretor Augusto Canani é escancaradamente influenciado por uma penca de gente, especialmente por outro gaúcho, o cineasta Jorge Furtado. A semelhança de edição e narrativa com o curta Ilha das Flores é evidente. Além desta, percebi outras claras influências, como a forma de mostrar os amigos bizarros, bem parecida com a forma utilizada por Tim Burton em Peixe Grande. O personagem central tem suas semelhanças com a empregada (não sei o nome dela) de Pato Branco do seriado Toma Lá Dá Cá e até os papéis de parede que servem como cartelas introdutórias às sequências do curta são quase idênticas às utilizadas em O Cheiro do Ralo. Um caldeirão de influências que impede o diretor de se mostrar como inovador, mas que pode garantir-lhe um caminho parecido com o de Jorge Furtado, podendo dirigir comédias na Globo ou filmes de apelo popular. Não que eu ache isso negativo, só acho que não demonstra nada de novo.

Apesar disso, o curta é bem divertido e arrancou boas gargalhadas do público. Dois destaques: o protagonista Ricardo Lilja (cujas histórias reais serviram de base para o roteiro) e a ótima trilha sonora. Um mérito da produção: o filme foi rodado em abril deste ano. Há que se parabenizar a equipe pela organização de cronograma, que conseguiu finalizá-lo em 35mm há tempo de inscrevê-lo no festival, algo difícil de acontecer, já que o processo de finalização nesta bitola é demorado, pela quantidade absurda de etapas burocráticas pelas quais o filme passa na pós-produção.

Como o post ficou enorme, publicarei a crítica do Filhos de João mais tarde, num post único.

Abraços a todos!

4 comentários:

Elizabeth Maia disse...

O nome da empregada é Bozena, vivida pela atriz Alessandra Maestrini (e eu acho que ela é a melhor do seriado). Bjo, querido!

fiuduarte disse...

Pois é tava sumido mesmo hein Fred! xD
mas vc chegou a ver o longa sobre o presidente Lula? Se vi, é bom?

Fred Burle disse...

Thank you, Beth!

Fiu, não vi o filme do Lula. A preferência de distribuição dos convites foi para os lobistas do presidente. Quem não era de veículo importante ou não tinha filme na mostra principal do festival, ficou sem convite.
Uma vergonha...

Amanda Aouad disse...

Maus, mas, pelo menos vc não teve que ficar no meio do aperto que foi a sessão. E cadê a sua crítica sobre Os Filhos de João? Estou curiosa, afinal é baiano e conheço o diretor, quero muito saber como está o filme...

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias