Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Balanço do FIC e seus premiados


Ontem foi o último dia de FIC Brasília, que, para mim, terminou próximo à meia-noite.

Como hoje foi dia de volta à labuta oficial, não tive tempo de escrever sobre o encerramento do festival.

Quero apenas não deixar passar em branco o sentimento que tive com relação ao evento.

Foram doze dias de uma maratona maluca, muito filmes, muita socialização e muito neurônio queimado em prol de uma cobertura decente para vocês, leitores.

Pois eu digo que valeu a pena. O Festival Internacional de Cinema de Brasília tem peculiaridades dificilmente encontradas em outros festivais. O espaço único de exibição dos filmes faz com que todos se misturem: público, produção e convidados. É possível esbarrar com Lírio Ferreira, que convida-te a tomar uma cerveja ou conversar a Miss Simpatia do festival, a atriz francesa Elsa Amiel, que além de linda e bem-humorada, ainda fez questão de aprender textos inteiros para falar com o público em português.

Convidados como Victoria Tate ou Sebastian Hulk, que entraram no clima de festa e foram só sorrisos com o público. Fora os jovens Henrique Larré e Samuel Reginatto, de Os Famosos e os Duendes da Morte.

Num dos momentos mais singelos e inusitados, eu, ao sair de uma das salas, deparei-me com ninguém menos que Ryuichi Hiroki, um dos diretores de maior sucesso de público no Japão, sozinho, escutando atrás da porta da sala que passava o filme dele, ouvindo a reação do público. Isso é o que eu chamo de humildade. Lindo.

Outro ponto positivo neste festival é o público, com uma educação e um respeito pela sétima arte raros de encontrar-se hoje em dia. Fora o clima amistoso. Era só ficar sozinho que logo vnha alguém querendo trocar ideias sobre os filmes. A abordagem é comum no FIC.

Obviamente, nem tudo são flores: as muitas sessões canceladas em cima da hora ou as sessões que acontecerão no Academia Hall (cuja acústica é péssima) irritaram muita gente. A (quase) ausência de pipoca também foi sentida, já que nos anos anteriores a dita cuja era grátis, fazendo a festa dos espectadores. Este ano, voltou a ser paga.

Mas há que se destacar o esforço da produção em trazer para o público brasiliense um evento de qualidade. Fui testemunha ocular do trabalhão que aquele pessoal teve e digo que eles são dignos de todo elogio. Quero, inclusive, agradecer o tratamento que toda a produção dispensou a mim, mostrando o respeito que eles têm para com os blogueiros, sem conceder tratamento diferenciado a qualquer outro veículo de comunicação. Ali, éramos todos apaixonados por cinema, dando o sangue pelo amor à sétima arte.

O FIC evoluiu muito dos anos anteriores para cá, fixando-se como o terceiro maior festival de cinema internacional do país.

Mas, vamos ao que realmente importa: os vencedores.


MOSTRA COMPETITIVA


Melhor filme: Prince of Broadway (EUA, 2009) de Sean Baker

Menção honrosa concedida pelo júri: Tulpan (Cazaquistão, 2008), de Sergei Dvortsevov

Menção honrosa pela atuação: Elsa Amiel (Nulle Part, terre promisse)


PRÊMIO TV BRASIL


Melhor filme: Insolação, de Felipe Hirsch e Daniela Thomas

Menção honrosa concedida pelo júri: Os famosos e os duendes da morte, de Esmir Filho

Menção honrosa para melhor ator: Marcio Vito (No meu lugar)

Menção honrosa para direção: Lucía Puenzo (El niño pez)

Prêmio de excelência técnica: Mauro Pinheiro Júnior (pela fotografia dos filmes Insolação, No meu lugar e Os famosos e os duendes da morte)


Como eu também gosto de palpitar, aqui vai o meu Top do festival, não necessariamente nesta ordem:

  • Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo

  • El Último Verano de la Boyita

  • Tokyo!

  • La Nana

  • O Homem que Engarrafava Nuvens

  • Parque Vía

  • Mother

  • À Procura de Eric

  • À Procura de Elly

  • Tulpan

  • Os Famosos e os Duendes da Morte


É isso, pessoal. Obrigado a todos que fizeram este blog “bombar” nestes doze dias. Ano que vem terá mais!

Ryuichi Hiroki; Elsa Amiel; Samuel Reginatto & Henrique Larré

0 comentários:

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias