Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

sábado, 3 de outubro de 2009

Tá Chovendo Hambúrguer

Quando vi pela primeira vez o cartaz do filme, pensei: “Putz, que filminho idiota será esse...” Ledo engano, caro Burle.

Tá Chovendo Hambúrguer, mesmo com esse título bizarro, consumista e aparentemente panfletário (já tem tanta criança com este tipo de sonho absurdo que tudo que ninguém precisava é que viesse alguém para estimulá-lo) é um filminho superdivertido e cheio de temas urgentes a serem tratados, inclusive com crianças.

É sobre um garoto, Flint, que mora numa ilha no meio do oceano Atlântico. Ele sonha em ser inventor e desde criança põe em prática suas ideias. Até que um dia ele cria uma máquina que transforma água em comida. Mas um acidente acontece, a máquina vai parar no céu e passa a converter a chuva em comida. Bombardeada por todo tipo de comida, a pequena cidade vira notícia no mundo inteiro, mas como todos sabem, enfrentar as leis da natureza tem suas consequências e a “simples” engenhoca de Flint pode pôr a vida de todos em risco.

A Sony/Columbia apresenta um filme simples e clichê assim, mas eles adicionaram nesta animação elementos que dão a ela um diferencial em relação à enxurrada de desenhos que têm estreado. O filme começa calmamente, seguindo a lição de casa e apresentando o protagonista, desde sua infância até a juventude. Algo como Up fez com o velhinho Friedricksen, só que bem mais simplório e menos emotivo.

À medida que a história se desenvolve, vamos sendo tomados por uma crescente adrenalina, por muitas (e põe muitas nisso) gargalhadas e doses ultracavalares de surrealismo, tudo num ritmo acelerado. A peteca não cai em nenhum momento. Talvez alguns até achem que o filme precisasse de um respiro lá pelas tantas, mas eu não senti falta.

Os personagens secundários são os maiores responsáveis pela diversão, mas é uma pena que na versão dublada muitas piadas tenham se perdido. Mas a quantidade de situações engraçadas continua grande. Ri tanto que fiquei exausto no fim da sessão e minhas bochechas pediam descanso.

Mas nem só de humor apoia-se o filme. Há questões importantes, tratadas de maneira sutil, na medida certa para atingir crianças e adultos. Temas como obesidade, preservação do meioambiente, compreensão entre pais e filhos e até um retrato sarcástico dos imigrantes permeiam a história. Nada de novo, mas muito bem vindo e adequado à produção.

Tá Chovendo Hambúrguer é baseado no livro Cloudy With a Chance of Meatballs (mesmo nome do título original do filme), de Judi e Ron Barret. Trata-se de uma fábula inteligente, transformada no filme numa crônica social cheia de conteúdo.

Ouvi alguns adultos dizendo, ao final da sessão, que era um filme bem bobo, mas engraçado. Eles é que não foram espertos o suficiente para extrair, em meio a tanta diversão, algo em que se pensar.

Trailer (dublado):




Tá Chovendo Hambúrguer

(Cloudy With a Chance of Meatballs, EUA, 90 minutos, 2009)

Dir.: Chris Lord, Phil Miller

Nota 8,2

Saiba se o filme está em cartaz na sua cidade!

2 comentários:

Amanda disse...

Interessante, também achei que seria um filme besta, seus comentários me convenceram, foi conferir.

bjs

Caique Gonçalves disse...

Tenho lido algumas críticas negativas. Seu texto me dá esperança de que não vou conferir algo tão bobo quanto o título nos faz parecer

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias