Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

domingo, 25 de outubro de 2009

9 - A Salvação

Longametragem produzido por Tim Burton (Sweeney Todd, Peixe Grande e Edward Mãos de Tesoura) e Timur Bekmambetov (Guardiões da Noite e Procurado), 9 está em cartaz há duas semanas, mas tem passado despercebido pelo público, infelizmente.

A história passa-se num mundo pós-apocalíptico, onde bonecos feitos de remendos vivem às escondidas, tentando sobreviver em meios a grandes perigos. A descoberta da existência de um nono boneco trás a eles a esperança da tal “salvação”. O filme foi desenvolvido a partir de um curtametragem homônimo, de 2005.

Com uma construção perfeita de um mundo paralelo, o diretor estreante Shane Acker fez milagre com o orçamento modesto (U$ 30 milhões) colocado em suas mãos. A riqueza de detalhes da animação é impressionante. São poucos os momentos em que dá para perceber o baixo orçamento, uns com baixa resolução e outros com aparência de videogame. Mas a pouca grana fez bem ao filme, já que o diretor viu-se obrigado a realizar um filme enxuto, preservando a atmosfera de curtametragem. Os 79 minutos voam.

Com referências e influências em clássicos de diversas épocas (Tempos Modernos, Matrix, O Mágico de Oz), o filme tece ótimas metáforas sobre o Homem Versus a Máquina.

Seus personagens são sombrios, mas é difícil não se encantar, como acontece com tudo que Tim Burton põe as mãos. Gosto muito do design retalhado de filmes como este, que fazem-nos simpatizar com os personagens pela sua beleza interior, mesmo sendo bichinhos bem feios.

O som de 9 é excelente: a dublagem, os efeitos sonoros e a trilha sonora, cheia de tambores e bumbos no meio da orquestra.

9 é um filme ousado em sua concepção e arte, mas ainda imaturo no desenvolvimento da história, que baseia-se no clássico modelo da Jornada do Herói, fazendo, inclusive, referência ao principal exemplar desse modelo, O Mágico de Oz, numa cena em que os bonecos estão num momento de “reflexão” da jornada e entra em cena a famosa música do filme de 1939, “Over the Rainbow”, utilizada aqui pela enésima vez num filme. Mesmo sem muita ousadia no roteiro, este desenvolve muito bem os seus clichês e referências.

O encontro entre Criador e Criatura é precedido pela frase que anuncia a metáfora explícita: “...e Deus criou o Homem à sua imagem e semelhança...”. Religiões à parte, a cena é linda.

Não marca uma revolução na linguagem cinematográfica, mas surpreende na riqueza de detalhes e cumpre com louvor o quesito principal a que se propõe: diversão. Se fosse em 3D, seria melhor ainda.

Shane Acker ainda não tem a coragem de Tim Burton (que faria um filme bem mais profundo), mas demonstra ser um bom discípulo e está no caminho certo. Burton soube em quem investir.


Trailer:

9 - A Salvação
(9, EUA, 79 minutos, 2009)
Dir.: Shane Acker
Com vozes de Elijah Wood, Christopher Plummer, Jennifer Connelly, John C Reilly
Nota 7,6



Saiba se o filme está em cartaz na sua cidade!

5 comentários:

altieres bruno machado junior disse...

Olá Fred

Realmente este filmes esta passando despercebido pelo público. Tanto é que esta semana eu estava afim de conferir, no entanto já saiu de cartaz nos cinemas aqui da minha cidade. Uma pena, já que o filme só ficou uma semana em cartaz por aqui. Me resta aguardar o lançamento em DVD.

Abraço e até mais.

Amanda Aouad disse...

É, eu quase não ia, achei que era mais do mesmo, mas me surpreendi, é muito bem feito e como você falou, passa que a gente nem percebe. Os detalhes da animação são o ponto forte, além da construção da personalidade dos nov bonequinhos.
bjs

Fred Burle disse...

Oi, Altieres!
Tá vendo? Que pena que já saiu de cartaz na sua cidade, mas não deixe de ver quando chegar nas locadoras.

Amanda, a personalidade dos bonecos é mesmo um ponto forte. Cada qual com suas características bem distintas uns dos outros. Ainda bem que você foi assistir!

Um abraço e um beijo pra vocês!

Anônimo disse...

Pra um filme do Burton, extremamente fraco. Desculpe.

Fred Burle disse...

Não é um filme do Tim Burton. É produzido por ele, mas dirigido pelo Shane Acker.

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias