Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Up - Altas Aventuras

Estou bem decepcionado com o que acabo de ver no cinema. Não que a nova animação da Pixar seja ruim, longe disso. Mas é que criou-se um alvoroço em cima do filme e a expectativa estava nas alturas. Daí foi como se o balão tivesse murchado.

Primeiramente, deixo aqui o meu protesto. Os estúdios Disney/Pixar acostumaram-nos com seus curtas, mimos que sempre precederam suas produções e que dessa vez... ué, cadê? Tiraram o doce da criança. Paciência.

Começa então o filme. Somos apresentados a Carl Fredricksen, garoto bicho-grilo, todo desengonçado, que conhece Ellie, uma menina superativa e bem extrovertida. Eis que surge uma paixão de criança, que continua na adolescência e de repente, lá estão os dois casados. Em uma única sequência, sem falas, apenas acompanhada de uma adequada trilha sonora, o roteiro consegue condensar uma linda história de amor, até a chegada da velhice e da triste separação do casal pela morte. Ellie sempre teve um sonho: o de ir para a América do Sul, conhecer as florestas de lá. Como Carl sofre sério risco de ser mandado para um asilo, resolve realizar o sonho da esposa e para isso, leva consigo a casa onde os dois moravam. Ele só não esperava ter companhia nesta aventura.

Os roteiros da Disney sempre me pareceram meio iranianos em sua essência. Os temas são comuns e cheios de lições. As histórias são ainda mais simples, podendo ser resumidas em uma frase: o peixe que vai atrás do filho perdido, o carro que tem baixa estima, a família de heróis em crise, os brinquedos e/ou monstros que tomam vida, o ratinho que sonha em ser chef de cozinha. E por aí vai. Talvez Wall-E seja o mais rebuscado de todos, com roteiro bem mais elaborado. O que eleva o padrão de qualidade desses filmes é que eles pegam um fio de história e desenvolvem-na com maestria. É por isso que fazem sucesso: temas de imediata identificação desenvolvidos com muita criatividade, não esquecendo nunca as doses cavalares de bom humor.

Dessa vez, o tema central é um tema que toca lá no fundo, aperta o coração e (se o tiro for certeiro) faz dele picadinho: a saudade. É nesse ponto que o filme me ganhou. O amor de Carl pela esposa é tão grande que emociona... e muito! Em determinado momento, Carl descobre algo que Ellie fez durante a vida que é de chorar baldes, dependendo do grau de sensibilidade que o espectador tiver. Eu, por exemplo, fiquei com vergonha, mas quando olhei para os lados, vi que não era o único se debulhando em lágrimas. Numa cena de dois minutos, Up consegue transbordar todo o sentimento que P.S. Eu Te Amo tentou passar em 120 minutos e não conseguiu.

A “licença para surrealidades” dada aos desenhos é muito usada aqui, mas algumas coisas me incomodam e talvez por isso eu não tenha venerado por completo o filme. Não me agrada quando, em filme de gente, animais começam a conversar com os humanos, a menos que a história se passe em um mundo paralelo, o que não é o caso. Mesmo que isso seja (mau) justificado, não era necessário usar de tal (péssimo) artifício para conquistar o público e a Pixar nunca precisou usá-los. Gosto de filmes de bichos/seres inanimados falantes e gosto de desenhos com humanos, mas misturá-los, na minha opinião, soa apelativo. Isso é coisa para filmes medíocres, sem criatividade.

Outra coisa que não entendi foi a presença de uma criança na história, já que a relação dela com o velhinho não é bem desenvolvida, ficando em segundo plano. Na verdade, nem tem razão de existir, já que o tema central não é esse. A impressão que tive é que a criança foi inserida na história, bem como os animais falantes, apenas para não haver rejeição ao filme por parte do público infantil. Faltou ousadia do estúdio, de assumir o idoso como protagonista e confiar no carisma que ele tem. São decisões executivas, que até entendo, mas não me conformo.

Fora isso, os bons elementos estão todos lá: cenas engraçadas, bela trilha sonora (assinada por Michael Giacchino), muita cor, ação e boas lições de moral, constituindo um programa de primeiríssima qualidade para “crianças” de todas as idades.

Quem tiver a chance de assistir a versão 3D, vá sem medo. Os efeitos, ao contrário de A Era do Gelo 3, são muito bons e justificados, aguçando ainda mais os sentidos dos espectadores, com cenas de bastante profundidade e sequências vertiginosas que só poderão ser aproveitadas se vistas com as três dimensões.

No frigir dos ovos, o saldo foi positivo, mas ficou o desejo de que chegue logo outra obra-prima da Pixar, já que desta vez não aconteceu.

Trailer em HD (legendado):


Up – Altas Aventuras

(Up, EUA, 105 minutos, 2009)

Dir.: Pete docter

Roteiro: Pete Docter e Bob Peterson

Produção executiva: John Lasseter

Vozes originais: Edward Asner, Christopher Plummer

Vozes brasileiras: Chico Anysio, Nizo Neto

Nota 7,2

Saiba se o filme está em cartaz na sua cidade!

9 comentários:

Roberto Simões disse...

1º Aniversário do CINEROAD!
O seu blogue recebeu uma menção especial!

Obrigado pelas visitas,
Roberto Simões
CINEROAD - A Estrada do Cinema

Kadu disse...

Salve Fred!
Ainda dá tempo para quem gosta de cinama alternativo assistir gratuitamente a V Ibero Brasil Cine Festival, que termina hoje, no Planetário do Rio, Gávea.

Luís disse...

Por mais que falem que a animação seja boa, eu sempre me sinto tentando a não vê-la. Acho que os atores deveriam ser aproveitados de uma maneira melhor em vez de ser substituídos por bonequinhos criados por computador.
Desse jeito, haverá o dia em que os cinco filmes que concorrem à categoria Melhor Filme do Oscar serão animações e os melhores atores e atrizes serão computadorizados...
Falando em atores computadorizados, me deu vontade de assistir S1m0ne. Já assistiu?
:)

Rafael Carvalho disse...

Fred, pois tive essa mesma sensação que você descreve aí. Se bem que a primeira parte do filme é sensacional, depois vai ficando um tanto convencional, as piadas vão enfraquecendo, mas o ritmo de aventura continua firme. Devo escrever algo sobre ele no blog.

E uma coisa, aqui na minha cidade passou, sim, um curta antes de Up. Trata-se de Partly Clouds, bastante simpático e "fofinho". E possui uma visão bastante madura da necessidade de aceitarmos o diferente. Muito bom.

Fred Burle disse...

Roberto, muito obrigado pela citação!

Kadu, não moro no Rio...

Luís, não existe isso de animações substituírem atores de verdade. Cada qual tem seu espaço e sempre terá. A animação é apenas mais uma opção de expandir a imaginação e poder contar histórias que não seriam possíveis de contar só com live action. E não vi S1mone. Esse sim, parece ser um filme muito ruim. Não li nada decente sobre ele...

Rafael, que inveja de você por ter visto o Party Clouds e que raiva do cinema daqui, que não o exibiu. Humpf...

Grande abraço para todos!

Biula disse...

Eu simplesmente amei o filme! A história pode ter até ser meio um clichê, mas o filme... Nussa é mara! Foi um susto eu não esperava que ela morresse, e eu chorei horrores foi muito emocionante... Uhuhuhuhu, a busca pela narceja foi ilária, e final foi lindo! Não tenho nada do que reclamar deste filme. ;D

Fred Burle disse...

Biula, eu também chorei um monte por isso, mas depois me decepcionei com os caminhos tomados pelo filme. Mas é um bom filme, ainda assim.
Beijo!

Sophia Lima disse...

Amei esse filme. Simplesmente amei. Chorei muito na cena em que ele pega o livro dela e lê tudo aquilo e logo depois ele começa atirar as coisas da casa. Essa cena é perfeita.
Realmente senti falta de um curta no começo do filme.

bjo

Fred Burle disse...

Sophia, havia um curta no início do filme. O cinema que assisti - e pelo visto o seu também - é que nos privou deste prazer. Um absurdo, mas fazer o quê... E eu também chorei muito nesta cena. Pena que depois o filme foi pro mal caminho...
Bjo!

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias