Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

domingo, 13 de setembro de 2009

Gigante

Estou (finalmente) pegando gosto por 2009. Os filmes mais interessantes têm vindo dos lugares mais improváveis e isso é ótimo. Dá um respiro extra ao cinema.


Desta vez, a surpresa vem do Uruguai.



Gigante conta a história de um vigia de supermercado, roqueiro, que apaixona-se por uma das faxineiras do local, mesmo nunca tendo interagido com ela. Constrói o amor platônico através das câmeras de onde faz a vigilância. Sua obsessão pela menina extrapola o ambiente de trabalho e ele começa a seguí-la por todos os lugares, mas sem a intenção psicótica que muitos possam pensar. Vira uma espécie de “anjo da guarda” dela.



Vencedor do Urso de Prata em Berlim (perdendo apenas para A Teta Assustada), além de outros prêmios por lá e mais 3 kikitos em Gramado (crítica, ator e roteiro), o filme não trás muita inovação, mas ganha o espectador na simplicidade do roteiro e na sua brilhante condução, ambas funções assinadas pelo argentino radicado no Uruguai, Adrián Biniez. O diretor declarou que o que mais lhe interessava era o voyeurismo em si e não a ética de tal prática; escolha acertada, pois o filme não foi feito para discutir questões sérias, apenas contar uma história divertida e muito cativante.



Outro forte alicerce do longa está na sensível interpretação de Horacio Camadule, um sujeito tímido no filme e na vida real, onde é ainda professor de escola primária e faz teatro underground. O grandalhão interpreta um cara super sério e até triste, mas o seu jeitão encanta e suas ações corriqueiras são muito engraçadas, responsáveis pela maioria das risadas do público.



A cena do cinema é ótima, composta apenas pela sonoplastia do filme em cartaz (uma ficção científica auditivamente tosca) e a câmera fixa no público, o tempo todo. Dá para reparar nos vários tipos de espectador e no próprio vigia, o tipo irritante de espectador.



Tudo é muito bem dosado, inclusive a duração do longa. Os 85 minutos passam voando e nem dá tempo de enjoar da história. O curioso é que os dois (vigia e faxineira) não se encontram durante todo o filme, mas temos a certeza de que ela é o amor da vida dele e torcemos para que dê certo. Eu torci para isso e torço para que o filme dê certo em sua bilheteria também. Se depender das caras felizes que vi ao sair do cinema, o boca-a-boca está garantido!

Trailer (sem legendas e enganativo):



Gigante

(idem, Uruguai/Argentina/Alemanha/Espanha, 85 minutos, 2009)

Dir.: Adrián Biniez

Com Horacio Camadule, Leonor Svarcas

Nota 7,8




Saiba se o filme está em cartaz na sua cidade!

2 comentários:

Anônimo disse...

Achei esse filme muito cansativo e arrastado. O filme caberia mesmo num curta de quinze minutos. Nota 6,4

Fred Burle disse...

Que pena, anônimo.
Parece até que vimos filmes completamente diferentes.
O filme é tão dinâmico... Mas gosto não se discute.
Da próxima, identifique-se! É mais legal, porque assim eu passo a conhecer-te também.
Abraço!

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias