Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Cartola - Música Para os Olhos

Tenho os dois pés atrás com a produtora Globo Filmes, mas vez por outra eles acertam, pelo menos na intenção. Com este filme já acertaram de cara, ao decidir fazer um documentário sobre o grande sambista da Mangueira, ao invés de filmar roteirinhos de toque de caixa para colocá-lo como herói fictício e vender ingresso fácil, como já fizeram com várias personalidades anteriormente.

Cartola se apoia em imagens de arquivo e depoimentos atuais para contar não somente a trajetória do sambista, como também do próprio samba, já que o cantor/compositor permeia toda essa história, compondo inclusive o que teoricamente seria o primeiro dos sambas.

O diretor Lírio Ferreira (do ótimo Árido Movie) teve um vasto material de arquivo e depoimentos em mãos, para compilá-los harmonicamente em cerca de 90 minutos de película.

Com os depoimentos atuais ele foi muito infeliz, pois estão ali falas de pessoas por vezes até importantes para a história do samba, mas que em nada acrescentam ao documentário, ocupando espaço de muita coisa que poderia fazer deste um filme ainda melhor. Por mim, nenhum deles seria colocado na edição final, ainda mais com medonhas legendas de apresentação das personalidades, que mais parecem emprestadas de algum quadro de “entretenimento para bobos” do Fantástico, subestimando a inteligência e o bom gosto do espectador.

Já o material de arquivo, esse sim eleva o nível do filme ao alto patamar do artista em questão.O trabalho dos profissionais de cinemateca para resgatar as imagens foi excepcional. O filme contém cenas preciosas de Cartola conversando e/ou cantando entre amigos, cenas raras de aparição dele na mídia e momentos mais familiares também.

O esquema utilizado é o mesmo de Vinicius, só que desta vez a mistura de cenas fictícias com depoimentos atuais e imagens de arquivo não foi tão harmônica e conveniente como no “docudrama” dirigido por Miguel Faria Jr.

Mas não interessa: qualquer defeito é perdoável diante da oportunidade que nos é proporcionada de conhecer melhor a história do samba e do (talvez) maior sambista de todos os tempos e ainda sermos brindados com o próprio, cantando suas músicas cheias de poesia e critério.

Uma ótima pedida para quem quer ver um filminho em casa.


Cartola – Música Para os Olhos

(Brasil, 90 minutos, 2006)

Dir.: Lírio Ferreira

Nota 7,5

11 comentários:

Luís disse...

É um domcumentário?
Ou algo semelhante a Milk, que mistura aqueles tapes reais com as cenas fictícias mostradas?

Amanda disse...

Quando vc fala que é semelhante a Vinícius, mas não funciona tão bem, chego a ficar com medo, hehe, pois achei que Vinícius tem uns momentos meio esquisitos. Mas, Cartola merece todas as homenagens, vou ver.
bjs

Cristiano Contreiras disse...

Uma ótima dica, eu preciso saborear este filme - Já que Cartola faz parte de meu crescimento. Depois comento contigo o que achei e senti, certo?

Ótimo universo aqui, volto pra acompanhar, mas já te sigo de perto, de perto, Fred...

Fred Burle disse...

Luís, é um documentário. Tem apenas umas inserções ficcionais, mas só a título de ilustração.

Amanda, concordo que Vinícius tem umas "coisas estranhas", mas eu até que gostei das declamações, apesar de achá-las bregas! rsrs

Cristiano, volte mesmo e diga o que achou do filme. Obrigado por acompanhar o blog!

Abraços a todos os três!

Cristiano Contreiras disse...

Fred, vou te linkar ao meu Apimentário.

Bom, agora estou aqui ouvindo canções do Cartola, pode? é bom e me define. abs

Caique Gonçalves disse...

Um dos mais belos documentários biográficos brasileiros. Cartola por si só já rende muita coisa interessante. As imagens de arquivo, são realmente deliciosas. O clímax é o reecontro dele com o pai. Ali tudo se mistura - drama, comédia, sensibilidade e muita emoção. Pena que "Noel - O Poeta da Vila" tenha sido uma lástima, em que só a trilha sonora mereça ser mencionada. Dois ícones do nosso samba, dois poetas, duas instituições da nossa músicas, mas que foram homenageados de formas bem distintas inifelizmente.

@JayWaider disse...

Fred,
Adorei o blog. Enfim um blog pra resolver um grande dilema na hora de escolher um filme ou documentário.
Com certeza voltarei aqui mais vezes.
Sucesso.

Elizabeth Maia disse...

FRedzinho, este eu tinha que comentar. Estou me coçando de curiosidade para ver este filme. Dizer que o Cartola compôs, teoricamente, o primeiro dos sambas é ignorar muita pesquisa histórica séria. De onde você tirou isso? O filme diz isso? Dizer ainda que o Cartola é (talvez) o maior sambista de todos os tempos é desmerecer tantos outros sambistas maravilhosos que o país já teve e ainda tem. Basta procurar com um pouco mais de critério. Sua última declaração sobre porcarias e bundas dentro do samba atual... meu querido, vamos respeitar. Com certeza isso que vc tem escutado não é o samba atual. É qualquer outro tipo de música que permite esse tipo de exposição, mas não o samba. Basta pesquisar como vai o samba e saber que ele não está na grande mídia (e o que de bom está?), mas vai bem, obrigada, e tem excelentes representantes fazxendo uma música genuína, brasileira. O único samba que exibe bundas é o samba-enredo, no carnaval. E sobre este, é assunto pra outro post. :D Bjins

Fred Burle disse...

Que bom que despertou essa vontade em você, Cristiano. Obrigado pelo link!

Caíque, eu bem que pensei em citar o "Noel - o Poeta da Vila" como exemplo ruim, mas acabei não fazendo. Acho que o Brasil ainda não aprendeu a fazer boas ficções baseadas em suas personalidades, mas os documentários biográficos têm dado show por aqui. Tomara que continue assim!

Jay e Alê, muito obrigado pelo elogio! Tomara que vocês se identifiquem cada vez mais com as críticas e que lhes sejam úteis!

Beth, essa história de que o Cartola compôs o primeiro samba é contada no filme. Você percebeu bem quando eu disse que ele foi TALVEZ o maior sambista. Pus o "talvez" justamente por não me sentir seguro de radicalizar e dar um título a ele que pode ser dividido com tantos outros brilhantes nomes do samba. Quanto à parte das bundas e porcarias, foi bom você ter dito. Essa crítica eu escrevi há mais de dois anos e eu devia estar aborrecido com alguma coisa na época. Concordo plenamente que "o samba não está nas paradas", como diz a música, mas que vai muito bem e tem revelado grandes talentos, com músicas ótimas. Portanto, peço desculpas pela afronta e estou corrigindo agora mesmo o post.
Um beijo e obrigado por comentar!

Elizabeth Maia disse...

"SE EU FOSSE A RAINHA DO RÁDIO BOTAVA O DANADO EM PRIMEEEEIIIIIRO LUGAR" hehehehehe Bjins

Fred Burle disse...

"O samba me persegue e eu não vou negar!"
Que delícia!

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias