Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

sábado, 29 de agosto de 2009

A Onda (Die Welle)

Dia desses eu estava a conversar com uma amiga alemã, quando ela perguntou-me se eu sabia como dizer “olá” na língua dela. Eu, do alto da minha ignorância, respondi que “sim! Não é heil?!”. A hostilidade pairou sobre nós por uns segundos. Então ela explicou-me que o heil era o termo utilizado pelos nazistas para “bater continência” para seu líder, Hitler e que tal termo era malquisto por lá, já que eles (os alemães) não gostam de serem ligados à Segunda Guerra, que é um passado obscuro, que ainda os persegue, apesar dos constantes esforços de mudar tal imagem perante o resto do mundo.

É mais ou menos isso que os personagens de A Onda discutem no início do filme: sobre a revolta que os jovens alemães, que nada têm a ver com o passado do país, nutrem por terem que “pagar” por algo que não fizeram.

Como é semana de exercícios práticos nas escolas, um dos professores, incumbido de dar aulas sobre autocracia, é confrontado pelos alunos, que acham impossível o retorno a uma política ditatorial no país. Diante disso, propõe um desafio: que eles vivam num regime autocrático durante toda aquela semana.

Os alunos não só aceitam a proposta, como (imbuídos de uma ideologia comunista) começam a enxergar no “regime temporário” algumas vantagens. É então que formam a comunidade A Onda (Die Welle, em alemão), começam a andar uniformizados, queimam suas roupas de marca e saem à procura de novos aderentes, além de outras coisas que não contarei, para não estragar o filme.

No início do filme, achei que tratava-se de mais uma dessas histórias do “professor que não desiste dos alunos rebeldes e consegue romper as barreiras da rebeldia”, mas vi que A Onda tem muito mais do que uma simples história a oferecer.

Baseado em fatos reais, que originalmente aconteceram nos EUA (na Califórnia, em 1967) e que já haviam sido explorados num premiado médiametragem de 1981, The Wave, facilmente encontrado no Youtube. Tais fatos foram transpostos para a Alemanha acertadamente, já que lá existe um conteúdo histórico que confere ainda mais densidade às discussões levantadas. A Onda é um filme muito importante e que será exibido muitas vezes nas aulas dos bons professores mundo afora. Além de discutir os métodos de ensino, debate sobre até que ponto os jovens podem ser influenciados, sobre o quanto uma ideologia exarcebada pode isolar as pessoas e gerar conflitos, sobre o quão estúpidos foram os regimes autoritários, sobre o perigo da formação de gangues e sobre mais um monte de coisas. Aproveita-se do filme quem quiser. O leque é amplo.

Como cinema, também alcança muitos êxitos: a fotografia é muito boa, variando bastantes os movimentos de câmera e os planos, com destaque para as cenas aquáticas; a trilha é adequadamente pulsante, principalmente a dos créditos iniciais do filme, também muito bons; o roteiro é bem desenvolvido e conta com um bom diretor para executá-lo.

Talvez o lado mais frágil do filme esteja no das interpretações, que poderiam ser viscerais, mas são apenas ordinárias. Nada que estrague a boa desgustação do espectador.

Vale a pena assistir, principalmente para quem gosta de uma boa discussão/reflexão após a sessão.



Trailer:




A Onda

(Die Welle, Alemanha, 107 minutos, 2008)

Direção: Dennis Gansel
Roteiro: Dennis Gansel
Elenco: Jurgen Vorgel, Frederick Lau, Jennifer Ulrich, Cristina do Rego

Nota 8,0




Saiba se o filme está em cartaz na sua cidade!

2 comentários:

Lia disse...

Meu professor de filosofia me indicou esse filme. Realmente é muito bom mesmo, eu adorei. Uma aula sobre a fragilidade da sociedade em que vivemos.
Indicadíssimo.

Fred Burle disse...

Lia, seu professor tem bom gosto! Muito bom o filme, não?!

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias