Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Kabluey

Faz tempo que não posto nenhum filme com torrent por aqui, então resolvi reassistir este filme, cuja estreia no Brasil provavelmente nunca acontecerá e as chances de chegar em dvd são igualmente remotas, já que trata-se de uma produção independente, pouco divulgada e que praticamente não saiu do país de origem, os EUA.

O título (Kabluey) não tem um sentido claro, é apenas uma onomatopeia, já denunciada na miniabertura, como um dos efeitos sonoros dos seriados antigos do Batman. Pela interpretação que fiz da abertura, seria como o barulho de um “abortinho da natureza”, que surge repentinamente, no meio do nada e que serve para... nada! É como o seu protagonista é tachado no início do longa.

Salman é um sujeito (aparentemente) bobão, que não consegue emprego em lugar algum. Sem dinheiro, aceita o convite da cunhada Leslie para ajudar a cuidar dos filhos dela, já que o irmão dele foi convocado a servir na Guerra do Iraque e ela não pode deixar o trabalho para ficar com os filhos. O problema é que os sobrinhos de Salman são dois garotinhos insuportáveis, desses que aprontam todas e que na frente da mãe são uns santinhos (fala sério, todo mundo tem, já teve ou terá algum exemplo desses na família). Obviamente, Salman não consegue domar os pestinhas birrentos e Leslie decide que não quer deixá-los mais sob os cuidados dele. Como Salman não tem dinheiro nem para comprar a passagem de volta para sua cidade, Leslie consegue-lhe um emprego. Reparem no emprego: a vaga era destinada a deficientes mentais (!), que deveriam fantasiar-se do boneco cabeçudo e azul, símbolo da BluNeXion (uma empresa à beira da falência, que aluga escritórios), para distribuir os panfletos de divulgação da empresa. Já no encontro com o primeiro cliente, descobrimos, através de uma ex-cliente com muito ódio no coração, o porquê da BlueNeXion estar falindo.

O filme apresenta-se como uma comédia de estereótipos, mas, aos poucos transforma-se em uma dramédia de situações bem delicadas, quando os segredos da amargurada Leslie vêm à tona e a sociedade mostra-se muito mais hipócrita e mesquinha do que imaginávamos. É o momento exato para para o bobão revelar suas outras camadas, que escondem um cara valente e sensível. Sem pieguices.

É interessante que as situações mais engraçadas surjam do momentos silenciosos, principalmente quando Salman está trabalhando, debaixo do bonecão deprimente (de contornos parecidos com os do robô do Guia do Mochileiro das Galáxias). O timing da edição e os ângulos escolhidos também têm sua parte na graça. A contraposição de imagens “diz mais que mil palavras”.

O roteiro é bem simples e redondinho, mas que deu brecha a um furo que vou contar (não é spoiler): afinal, com quem ficaram as crianças, depois que Salman e Leslie passaram a trabalhar, já que a mãe não tinha dinheiro para pagar uma babá, motivo pelo qual ela convidou o cunhado a fazer a tarefa? Fora isso, tudo bem no país dos benbens.

Eu poderia citar “n” situações que explicam a delicadeza do filme, mas talvez isso diminuísse o prazer de assistí-lo. Mas acreditem! Por trás (ou dentro) do bonecão azul e das esquetes de sitcom patetas existe mais humanidade do que em muitos dramas sociais que vemos por aí.

Completando o pacote, Kabluey ainda conta uma descolada trilha sonora, com muito pop indie e um bônus pós-créditos com um clipe do Of Montreal, feito com uma animação muito legal do boneco Kabluey parodiando vários outros filmes e seriados conhecidos, como Os Simpsons e o 007.

Então, seguindo a política de democratização do acesso à informação, aí vai o torrent, extraído da magnífica comunidade MakingOff. Espero que gostem!

Trailer:



Kabluey

(Kabluey, EUA, 86 minutos, 2007)

Dir.: Scott Prendergast

Com Scott Prendergast, Lisa Kudrow, Christine Taylor

Nota 8,0

3 comentários:

Anônimo disse...

Excelente filme!! entrou com certeza para a minha lista de filmes bons de verdade, para assistir a qualquer hora , tem uma leveza e um conteúdo incrivel. Acaba tendo um humor natural mesmo tratando de assuntos cotidianos e delicados.
Ass: Larissa Rousseau

Fred Burle disse...

Que bom que você também achou isso, Larissa!
Gosto muito deste filme.
Abraço!

Anônimo disse...

Excelente mensagem e metáfora possui este filme, é uma HONRA difundi-lo!...Em termos de comparação, é uma passo a frente da mensagem de AVATAR no entanto com PRATICAMENTE R$ 0,00 de orçamento. Parabéns aos realizadores, aplausos de pé!

PS.: As cenas finais são antológicas!!!...

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias