Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

sábado, 18 de julho de 2009

Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Com a Pottermania dominando o mundo desde 0:01 de quarta-feira, fiquei esperando o momento certo para ver o filme. Aquelas filas infindáveis para comprar os ingressos (fora ter que chegar uma hora antes, para não ficar sem o bilhete), depois outra para a pipoca, mais outra para entrar no cinema, a guerra para conseguir um bom lugar e ainda ter que aguentar os bandos de adolescentes histéricos, maníacos e mal educados em matéria de respeito ao próximo no cinema, todos vestidos de aluninhos de Hogwarts, alguns com chapéus pontudos, senhoras sem noção com varinhas mágicas (acreditem, minha amiga viu uma!) e mais crianças e mais crianças e mais adolescentes e mais adolescentes... Afff! Que fobia! Não quis isso para minha vida, só para dizer que vi o filme antes e postar enlouquecidamente em busca de visitas e comentários fervorosos.

E como foi bom ter esperado! Como é bom ir ao cinema em sessões quase matutinas nos fins de semana! Além de serem mais baratas, não tem fila para nada e o cinema ainda estava bem tranquilo, com menos de um terço de sua lotação esgotada e com um público composto de gente civilizada, já que as pestes que assolariam as salas nos horários mais tarde deviam estar, em sua maioria, nos almoços de família naquele momento.

Enfim, escolha acertada, assisti ao novo Harry Potter. Posto mais para registrar que assisti ao filme, porque algumas pessoas já quiseram saber minha opinião sobre o dito “evento”. Não quero fazer parte desta loucura toda em cima da série do garotinho bruxo. Gostei dos outros filmes, foram boas diversões, li os três primeiros livros e pronto. Potter para mim não é uma religião.

No sexto ano de Hogwarts, Harry será incumbido pelo professor Dumbledore de fazer amizade com o novo professor, o sr. Slughorn (Jim Broadbent), a fim de arrancar dele um segredo que lhes interessaria. Ao mesmo tempo, seu inimigo Draco Malfoy junta-se ao vilões definitivamente, para “dominar” Hogwarts. Em meio a isso, romances desenvolvem-se na história, na forma de dois triângulos: Harry/Gina Weasley/Dino Thomas e Hermione/Rony/Lilá Brown. De história, é basicamente isso. Pelo menos foi isso que escolheram contar do livro, já que é impossível transpor para 150 minutos as centenas de páginas do livro (sem esta de comparar livro com filme, que essa discussão não tem sentido).

O fato é que gostei muito do filme e pode ser que pela primeira vez, eu coloque um Harry Potter na minha lista de melhores do ano. Até então, o que eu mais gostava era o terceiro, por ser o mais divertido, com mais ação e até então o mais sombrio. De Harry Potter e o Enigma do Príncipe eu gostei por motivos diferentes: é o filme mais denso de todos, o que mais deixa espaço para o desenvolvimento dos personagens e o que tem mais calma em construir uma atmosfera sombria, sem pressa de envolver o público já nas primeiras sequências de maneira escapista. Para isso, nem foi preciso deixar de lado os efeitos visuais arrebatadores que criaram os outros filmes.

David Yates conseguiu amadurecer a série (finalmente) e acrescentar às aventuras outras questões antes superficiais, como o fortalecimento das amizades e as lições de aprendizagem obtidas principalmente pelo protagonista. A questão dos romances não é ressaltada só para tê-los na história, mas para demonstrar essa transição na vida dos personagens, acompanhando o crescimentos dos fãs da série também. É a primeira vez que toda uma geração de jovens pôde acompanhar uma saga e crescer junto com seus personagens e isso é uma das coisas mais geniais da série de filmes de Harry Potter.

O que me incomodou já era esperado: Daniel Radcliffe é fraquinho (Emma Watson e Rupert Grint brilham muito mais que ele quando estão em cena) e não me acostumo com a escolha de Helena Boham-Carter para o papel da bruxa Bellatrix. Como ela sempre faz papéis desse tipo (não que faça mal) fica difícil não trazer referência dela de outros filmes e isso não é bem vindo. Parece que enfiaram na saga dos bruxinhos qualquer um dos personagens de Tim Burton. Ainda bem que isso não estraga o filme.

...Enigma do Príncipe funciona como uma transição, muito bem realizada, de uma etapa mais ingênua e aventureira para a etapa mais sombria e resolutiva que está por vir. Um êxito tão grande que se aproxima do status de produção espetacular alcançado por uma certa saga do anel.

Numa temporada fraca de arrasaquarteirões, é um alívio e uma satisfação assistir a algo tão bom quanto esse filme. Agora é aguardar com boas expectativas, mas sem histeria, as partes finais da história.


Harry Potter e o Enigma do Príncipe

(H P & The Half-Blood Prince, 155 minutos, EUA/Inglaterra, 2009)

Dir.: David Yates

Com Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Helena Boham-Carter, Michael Gambon, Jim Broadbent, Maggie Smith, Alan Rickman


Nota 8,4

16 comentários:

kinha disse...

Estou aqui para fazer-lhe uma proposta, que eu considero interessante.Também sou TOP 100 e estou concorrendo na categoria "VARIEDADES" e estou na campanha "UM VOTO POR UM VOTO".O legal disso tudo é essa interação,eu conheço seu blog e vc, o meu.Já votei no seu e sei que também que receberei seu voto.
Estou te seguindo e se quiseres me seguir, ficarei honrada.Dia 19/07 o blog AMIGA DA MODA estará estará comemorando sua 100º postagem.Venha apanhar um brinde, com assinatura de um design.Sua presença é muito importante para nós.
Obrigada

altieres bruno machado junior disse...

Olá Fred

Discordo de você. Eu acho que não tem como separar livro de filme. Concordo que não tem como transformar mais de 500 páginas em um filme de 2 horas e meia. O que me incomodou nesse filme foi que fatos importantíssimos para o desfecho da história foram cortados ou esquecidos. QUEM LEU O LIVRO SABE DO QUE EU ESTOU FALANDO. Apesar dessas falhas graves eu gostei do filme, mas fico com receio por quem não leu o livro, pois não entenderá muita coisa dos últimos dois filmes.

Abraços e até mais.

Fred Burle disse...

Altieres, livro é uma coisa e filme é outra.
Se eles mudaram algo do livro, é porque acharam que seria ideal assim e com certeza, mudarão também coisas dos últimos filmes, para que quem não leu os livros saia prejudicado pelos fatores que você citou. Mas nada impede que você pense dessa forma.
Só pra você ter uma ideia de cálculo: cada página de roteiro corresponde, em média a um minuto de filme, que depois tem também acrescido o tempo das músicas ou cenas sem diálogos.
Imagine transpor fielmente todo o livro para as telonas. Teríamos um novo "...E o Vento Levou", só que, provavelmente, mais chato.

Abraço!

Matheus disse...

O filme vai estar em várias categorias técnicas dos meus melhores do ano, mas não creio que ele consiga estar entre os meus filmes favoritos - não gostei do roteiro e da falta de ritmo dele.

Fred Burle disse...

Ele estará na minha lista de melhores simplesmente porque minha lista costuma ter entre 30 e 40 filmes! Mas não entraria se fosse um top 10.
Não senti falta de ritmo. Pelo menos foi o primeiro Potter que não me deu sono...

Rafael Carvalho disse...

Bem, não gosto muito dos filmes anteriores da série, para mim o 3º foi o melhor de todos eles. E olha que sou super fã dos livros, tenho e já li todos. Esse filme aqui tava indo muito bem, história bem contada, divertido quando precisava, denso em outros momentos, mas não é um filme que acrescenta muita coisa ao desenvolvimento da narrativa. Mas o problema é que esse ritmo cai muito no final do filme, a partir do momento que Harry sai com Dumbledore para buscar a Horcrux. Tudo parece muito mal contado e aí acabou que o filme perdeu a força. Mas preciso dizer uma coisa: às vezes, é muito difícil ignorar que se trata de uma adaptação de uma obra literária. Claro que é preciso separar as coisas porque as linguagens são muito diferentes, mas não acho que ter consciência de que não é possível transpor centenas de páginas em 150 minutos de filme seja desculpa para eu aceitar um filme cuja história é atropelada e mal desenvolvida pela falta de tempo. Algumas coisas acontecem muito rapidamente e outras são bem mal contadas, como o final, por exemplo. As experiência de ver Harry Potter no cinema geralmente são frustrantes.

Fred Burle disse...

Rafael, não posso entrar nessa questão se o filme contou mal ou bem ou se deixou alguma coisa de fora ou se o final não foi bem contado, pois não li o sexto livro.
Como espectador simples, ou seja, não fã, digo que gostei muito do filme, achei a história bem desenvolvida e com calma, sem atropelos. Achei que estava enxuta, sem muita informação, o que facilita para quem não leu o livro e deixa só o que realmente importa para o que eles devem estar fazendo com as duas últimas partes.
Talvez por isso eu não queira ler o último livro também. Os dois primeiros livros eu li antes do filme e não gostei muito do filme. Daí o terceiro eu li depois e gostei mais.
Então decidi não ler mais, pois assim, os filmes têm sido mais divertidos para mim.
É a opinião de quem leu e de quem não leu, então não questiono a sua.

Abraço!

Biula disse...

Uhuhuhuhuhu... Que coisa Fred, eu sou uma das pottermaníacas que chega lá 3h antes pra comprar o ingresso(se não comprar antecipado), que chega uma hora antes na fila antes de pegar uma bom lugar e que fica histérica quando o filme começa... huhuhuhhuhu... e que ainda de quebra usam um chapeuzinho de bruxa! kkkkkkkkk... O Chapéu é brincadeira.
Bem agora falando do filme eu achei super! Até então o meu preferido era o terceiro tb (e continua sendo ele), mas o 6º veio com tudo quase empatando com o Prisioneiro de Azkaban. Adorei cada filme, foi ficando mais divertido, e o Harry foi crescendo junto com a gente que acompanha desde o começo. Agora eu estou super ansiosa pela estréia da primeira parte do ultimo filme. Vai ser muito legal! ;D

Fred Burle disse...

Biula, você é uma doida! Eu não teria paciência para chegar com tanta antecedência e pegar filas, tumultos e pessoas histéricas para ver um filme.
Enfim, o filme é bem legal e espero que isso se mantenha nos dois últimos.
Beijo!

Heber Marques disse...

Caramba, provavelmente ninguém verá meu comentário. Acabei de descobrir o blog. rsrs

Heber Marques disse...

Certo, provavelmente ninguém verá esse comentário. Acabei de conhecer o site e fui direto no filme da série que mais gosto.
Para mim, O Prisioneiro de Azkaban era o melhor da série. Tanto no quesito da adaptação, direção e efeitos especiais.
Sou muito fã da saga. Li 5 dos 7 livros, e claro, assisti aos 6 filmes.
O livro do Enigma do Príncipe para mim só perde para Relíquias da Morte. (vale a pena ler os 2 Fred. muitas páginas, mas vale a pena.)
Fiquei muito decepcionado por terem cortado várias partes super importantes. Como os tios do Harry, outras várias aulas sobre as lembranças do Voldemort, a guerra dos comensais da morte, o funerau do Dumbledore, etc.
Como infelizmente um filme adaptado nunca fica igual, Harry Potter e o Enigma do Príncipe para mim foi o melhor! Apesar dos pesares.
O filme ficou muito escuro, e com isso mais adulto. Os efeitos ficaram show, a fotografia linda, e a atuação do trio melhorou bastante. Mesmo o Daniel Radcliffe falhando, ele consegue levar o personagem até o final do filme.
O Michael Gambon, meu Deus, ele ficou perfeito de Dumbledore. Eu olhava para ele e conseguia ver o Dumbledore dos livros. Me lembrou bastante o Gandalf de O Senhor dos Anéis. E para mim foi um dos destaques. Tom Felton também estava perfeito de Draco Malfoy.
Enfim... para mim como fã, foi o melhor de todos. E tenho certeza que as duas ultimas partes serão melhor ainda. Já que disseram que o que faltou em O Enigma do Príncipe, terá em Relíquias da Morte, e muito melhor. E ainda por cima em 3D e IMAX.

Parabéns pelo blog, e pelas críticas. Abraço.

Anônimo disse...

E espero você fazendo uma crítica em vídeo hein. haha

Fred Burle disse...

Heber, eu também tenho O Prisioneiro de Azkaban e este Enigma do Príncipe como meus favoritos da série. Não há como colocar no filme tudo que é descrito no livro. São linguagens, artes e espaços diferentes.

E obrigado pelos elogios!

Só não vai rolar de fazer crítica em vídeo deste filme. Quem sabe do próximo...

Heber Marques disse...

Desculpe, eu quis dizer de Relíquias da Morte - Parte 1. Até porque fazer desse nem rola mais. rsrs

Abraço.

Unknown disse...

KKKKK, ri muito com o inicio do post...Imagino como deve parecer loucura pra quem ta fora. Mas também como explicar esse, hm, vicio ? Enfim, eu concordo total com voce, quando disse que o HP e o Prisioneiro de Azkaban(3º) foi o melhor. Foi de longe, o mais fiel. E sim, eu sei que não precisa ser exactamente como os livros mas, parece que o que eles acham essencial pra por no filme, é totalmente diferente do essencial para se "entender" o filme. Porque serio, isso é uma franquia tu tem que entender um pra entender o outro e ali vai. Sinceramente eu não gostei muito desse, mas chorei muito quando o Dumbledore morreu, que pra mim foi o pont alto do filme. Jeesh, ja falei muito. Mas adorei a sua critica, e pelas outras poucas que eu ja li, axo k agora sou regular por aqui... kkk.
Beijoxxx
Crhystal

Fred Burle disse...

Crystal, apesar das inúmeras reclamações dos fãs, acho esta série uma das mais fiéis aos livros que se baseia. Acho que só vamos entender direito o que quiseram fazer com esta parte, quando estrearem os últimos filmes. Me parece ter sido algo pensado.
Obrigado pelos elogios e vou aguardar o seu retorno, hein?!
Beijo.

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias