Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

domingo, 26 de julho de 2009

Inimigos Públicos

É um problema quando depositamos uma expectativa muito grande num filme e ele não corresponde. A sensação de frustração é bem maior do que quando vemos algo que não era pra ser nada... e fica mesmo no nada! Decepção é o termo mais correto.


Foi assim que fui assistir Inimigos Públicos: coberto de expectativa. Afinal, trata-se de um filme de Michael Mann (do ótimo Colateral e O Informante), com três atores que gosto muito (Johnny Depp, Christian Bale e Marion Cottilard) e com um argumento que parecia muito bom, mas que não se concretizou num bom roteiro.

Inimigos Públicos é passado na década de 30, nos EUA, quando uma onda de assaltos e roubos a bancos assola o país. As ações dos bandidos dominam as manchetes e a população acompanha as notícias das caçadas a eles como se acompanhassem uma novela. Um dos casos mais famosos é o de John Dillinger (Depp), perseguido pelo agente Purvis (Bale). É basicamente essa caçada que acompanharemos no filme, que abrirá ainda, espaço para um romance (sim, porque filme de ação com romance rende mais bilheteria). O roteiro é baseado no romance homônimo de Brian Burrough.

O que era para ser um filme de ação intricada, desses que prendem a atenção do começo ao fim, com atuações admiráveis e diálogos inteligentes, torna-se uma ode a um dos maiores bandidos da história dos EUA. E olha que teve crítico elogiando o filme justamente por fazer essa ode (sim, exatamente com este termo) ao bandido. Impressionante como os valores se invertem. O pior é que estamos tratando de um retrato de personagens reais. Era para tratar como memória, mas distorce os fatos e somos induzidos a torcer pelo vilão, talvez pela má distribuição de papéis, já que Depp é mais carismático do que Bale e este é retratado como o mau da história, enquanto Depp é quem tem o romance com a mocinha e tem com ela uma historinha de amor. O próprio diretor inicia o filme dizendo (escrevendo) que trata-se do retrato da "época de ouro dos roubos". Parece ver glamour nisso.

Além disto, as interpretações não passam de regulares (à exceção de Billy Crudup, péssimo e inchado), o desenvolvimento é maçante e há um excesso de cenas de tiroteiro, que deixam qualquer um cansado depois de mais de duas horas de barulho. O roteiro é cheio de furos (o que aconteceu com o chefe do FBI (Crudup), que depois de certo tempo some do filme e nunca mais volta?), com personagens mal explicados (os bandidos ligados a John Dillinger, Baby Face Nelson e Pretty Boy Floyd) e diálogos mal elaborados. Cadê a cena de confronto que todos torcemos, entre bandido e policial? Não há A grande cena, com um diálogo de dar medo entre os dois, como geralmente acontece nos filmes de gânsters. Até a personagem de Marion Cottilard (longe da maquiagem pesada de Piaf) é esquecida por um bom tempo, voltando mais perto do final, para o desfecho e as explicações pós-créditos do que aconteceu com os personagens. A grande emoção vem através dela, na última cena do filme, mas ficam faltando muitos "algos" para o filme ser bom.
O melhor do filme está nos quesitos técnicos, com uma ótima trilha sonora, som bem trabalhado, figurinos impecáveis e uma reconstituição de época invejável (que puta direção de arte!). Os cenários são refeitos pensando em tudo: dos carros aos postes de rua, dos cinemas (onde se passam as duas melhores cenas) ao forro de cama, do relógio de bolso ao rádio Zenith. Nestes quatro quesitos não será difícil o filme ser indicado ao Oscar. O som mescla a clareza, obtida com as novas tecnologias, com os agudos acentuados e robotizados, como o dos veículos de comunicação da época.


Um filme com uma equipe técnica invejável, mas que jogou todo o trabalho pelo ralo, em prol de mais ação e consequentemente, dinheiro em caixa. Michael Mann não soube unir o útil ao agradável. Na verdade, não teve (até agora) êxito nem na qualidade e nem nas bilheterias.





Inimigos Públicos
(Public Enemies, EUA, 140 minutos, 2009)
Dir.: Michael Mann
Com Johnny Depp, Christina Bale, Marion Cotillard, Billy Crudup, Stephen Dorff, Lily Taylor
Nota 4,5

Aviso pós post: queridos leitores, desculpem pelos poucos posts nos últimos dias. Meu notebook pifou e perdi tudo que tinha nele, a menos que o pessoal da técnica consiga resgatar as informações. Até que tudo volte ao normal, será difícil eu responder os comentários (assolados por uma praga chamada JS-Kit) e postar com mais frequência, pois é chato ir a Lan Houses para postar, com tempo contado.

Um abraço e obrigado pela compreensão!

5 comentários:

Antonio Vargas disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
altieres bruno machado junior disse...

Olá Fred

Eu estava ansioso, principalmente pelo elenco, pois também gosto muito dos três atores principais. Mas achei estranha a baixa bilheteria nos EUA. Mas pensei: filme bom nem sempre alcança grande bilheteria. Porém, pelos seus comentários a decepção é garantida. Me resta esperar sair em DVD para conferir.

Abraços e até mais.

Pedro Ivo disse...

POxa... E eu doido pra ver.

Rafael Carvalho disse...

Concordo com você, Fred, embora tenha gostado mais do filme. Mas não traz um pingo da inteligência dos trabalhos anteriores do Mann e soa muito repetitivo, a ação é sempre a mesma. Uma história sem grandes atrativos. Mas tenho que confessar que a direção do Mann é incrível, principalmente na forma como ele usa a câmera na mão, tão próxima dos atores, quase como querendo captar cada nuances de emoção. No fim das contas, um filme médio somente.

Fred Burle disse...

Altieres e Pedro - se não tiverem mais nada para ver, assistam ao filme e tirem suas próprias conclusões. Mas se o dinheiro não estiver sobrando, prefiram mesmo ver em dvd ou nem ver.

Rafael - o filme tem coisas aproveitáveis, mas eu esperava muito mais dele. O excesso de cenas de tiroteio e a falta de inteligência tornaram-no num filme maçante à beça. Para mim, é médio de medíocre.

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias